Cartografia dos dispositivos de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033
Resumo: O presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica.
id UFF-2_445ffcc8bed431a215253c35a541f5ba
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28033
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cartografia dos dispositivos de siDispositivoCinemaEducaçãoAlfabetização visualSala de aulaCaderno do InventarAlfabetização visualEducação básicaDispositivo audiovisualCinemaCaderno do InventarSala de aulaDeviceMovie theaterEducationVisual LiteracyClassroomInventory NotebookO presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica.The present work seeks to weave possible paths between cinema and education in Brazilian basic education through the Inventar Notebook, a compilation of didactic devices created in 2016 by Kuma Laboratory (UFF) encouraged by the Secretariat of Human Rights of the Presidency of the Republic during the government of Dilma Rousseff, result of the Project "Inventing with Difference" started in 2014. From this didactic material, I will go through the concept of visual literacy and the need for its incorporation in basic education. It is fundamental to understand the importance of including new playful methodologies in the common curriculum, capable of serving as a tool for social inclusion and empowerment in all regions of the country. A tool that encompasses all cultures and regular subjects, not only Geography. Audiovisual and photography are languages that should be explored in a democratic, dynamic, free and horizontal way by students and teachers in order for this practice to contribute to the formation of more critical and aware citizens about the power of images in the contemporary world, in a strategic way.50 f.Giordani, Ana Claudia CarvalhoFerreira, Débora SchardosinSantana, Fábio Tadeu de MacedoRibeiro, Maria Carolina Castro de Menezes2023-03-03T18:02:17Z2023-03-03T18:02:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-03T18:02:21Zoai:app.uff.br:1/28033Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-03T18:02:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia dos dispositivos de si
title Cartografia dos dispositivos de si
spellingShingle Cartografia dos dispositivos de si
Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes
Dispositivo
Cinema
Educação
Alfabetização visual
Sala de aula
Caderno do Inventar
Alfabetização visual
Educação básica
Dispositivo audiovisual
Cinema
Caderno do Inventar
Sala de aula
Device
Movie theater
Education
Visual Literacy
Classroom
Inventory Notebook
title_short Cartografia dos dispositivos de si
title_full Cartografia dos dispositivos de si
title_fullStr Cartografia dos dispositivos de si
title_full_unstemmed Cartografia dos dispositivos de si
title_sort Cartografia dos dispositivos de si
author Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes
author_facet Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giordani, Ana Claudia Carvalho
Ferreira, Débora Schardosin
Santana, Fábio Tadeu de Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivo
Cinema
Educação
Alfabetização visual
Sala de aula
Caderno do Inventar
Alfabetização visual
Educação básica
Dispositivo audiovisual
Cinema
Caderno do Inventar
Sala de aula
Device
Movie theater
Education
Visual Literacy
Classroom
Inventory Notebook
topic Dispositivo
Cinema
Educação
Alfabetização visual
Sala de aula
Caderno do Inventar
Alfabetização visual
Educação básica
Dispositivo audiovisual
Cinema
Caderno do Inventar
Sala de aula
Device
Movie theater
Education
Visual Literacy
Classroom
Inventory Notebook
description O presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03T18:02:17Z
2023-03-03T18:02:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033
identifier_str_mv RIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838824862056448