Cartografia dos dispositivos de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033 |
Resumo: | O presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica. |
id |
UFF-2_445ffcc8bed431a215253c35a541f5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28033 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Cartografia dos dispositivos de siDispositivoCinemaEducaçãoAlfabetização visualSala de aulaCaderno do InventarAlfabetização visualEducação básicaDispositivo audiovisualCinemaCaderno do InventarSala de aulaDeviceMovie theaterEducationVisual LiteracyClassroomInventory NotebookO presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica.The present work seeks to weave possible paths between cinema and education in Brazilian basic education through the Inventar Notebook, a compilation of didactic devices created in 2016 by Kuma Laboratory (UFF) encouraged by the Secretariat of Human Rights of the Presidency of the Republic during the government of Dilma Rousseff, result of the Project "Inventing with Difference" started in 2014. From this didactic material, I will go through the concept of visual literacy and the need for its incorporation in basic education. It is fundamental to understand the importance of including new playful methodologies in the common curriculum, capable of serving as a tool for social inclusion and empowerment in all regions of the country. A tool that encompasses all cultures and regular subjects, not only Geography. Audiovisual and photography are languages that should be explored in a democratic, dynamic, free and horizontal way by students and teachers in order for this practice to contribute to the formation of more critical and aware citizens about the power of images in the contemporary world, in a strategic way.50 f.Giordani, Ana Claudia CarvalhoFerreira, Débora SchardosinSantana, Fábio Tadeu de MacedoRibeiro, Maria Carolina Castro de Menezes2023-03-03T18:02:17Z2023-03-03T18:02:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-03T18:02:21Zoai:app.uff.br:1/28033Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-03T18:02:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia dos dispositivos de si |
title |
Cartografia dos dispositivos de si |
spellingShingle |
Cartografia dos dispositivos de si Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes Dispositivo Cinema Educação Alfabetização visual Sala de aula Caderno do Inventar Alfabetização visual Educação básica Dispositivo audiovisual Cinema Caderno do Inventar Sala de aula Device Movie theater Education Visual Literacy Classroom Inventory Notebook |
title_short |
Cartografia dos dispositivos de si |
title_full |
Cartografia dos dispositivos de si |
title_fullStr |
Cartografia dos dispositivos de si |
title_full_unstemmed |
Cartografia dos dispositivos de si |
title_sort |
Cartografia dos dispositivos de si |
author |
Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes |
author_facet |
Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giordani, Ana Claudia Carvalho Ferreira, Débora Schardosin Santana, Fábio Tadeu de Macedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Carolina Castro de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivo Cinema Educação Alfabetização visual Sala de aula Caderno do Inventar Alfabetização visual Educação básica Dispositivo audiovisual Cinema Caderno do Inventar Sala de aula Device Movie theater Education Visual Literacy Classroom Inventory Notebook |
topic |
Dispositivo Cinema Educação Alfabetização visual Sala de aula Caderno do Inventar Alfabetização visual Educação básica Dispositivo audiovisual Cinema Caderno do Inventar Sala de aula Device Movie theater Education Visual Literacy Classroom Inventory Notebook |
description |
O presente trabalho busca tecer caminhos possíveis entre o cinema e a educação no ensino básico brasileiro através do Caderno do Inventar, compilado de dispositivos didáticos criado em 2016 pelo Laboratório Kuma (UFF) incentivado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante o Governo de Dilma Rousseff, resultado do Projeto “Inventar com a Diferença” iniciado em 2014. A partir deste material didático, irei atravessar o conceito de alfabetização visual e a necessidade de sua incorporação ao ensino básico. É fundamental, que seja compreendido a importância da inclusão de novas práticas de ensino lúdicas no currículo comum, capazes de servir como ferramenta de inclusão social e empoderamento em todas as regiões do país. Ferramenta esta, que abarca todas as culturas e disciplinas regulares, não só a Geografia. O audiovisual e a fotografia são linguagens que devem ser exploradas de forma democrática, dinâmica, livre e horizontal por alunos e professores com intuito de que essa prática contribua para formação de cidadãos mais críticos e conscientes sobre o poder das imagens no mundo contemporâneo, de forma estratégica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-03T18:02:17Z 2023-03-03T18:02:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Maria Carolina Castro de Menezes. Cartografia dos dispositivos de si. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838824862056448 |