Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875 |
Resumo: | Este trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos |
id |
UFF-2_45b4ad13fe0def63c6ae0fc599649c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15875 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)Educação de Jovens e Adultos (EJA)ItineráriosNarrativasEmancipaçãoLiberdadeEducação de adultosEmancipaçãoLiberdadeEste trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamosXavier, Gelta Terezinha RamosCollet, Célia Letícia GouvêaOliveira, Valéria Eduardo Alves de2020-11-11T14:23:08Z2020-11-11T14:23:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15875http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T13:08:27Zoai:app.uff.br:1/15875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:43.305733Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
spellingShingle |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Oliveira, Valéria Eduardo Alves de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Itinerários Narrativas Emancipação Liberdade Educação de adultos Emancipação Liberdade |
title_short |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_fullStr |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_full_unstemmed |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_sort |
Lutas e conquistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
author |
Oliveira, Valéria Eduardo Alves de |
author_facet |
Oliveira, Valéria Eduardo Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xavier, Gelta Terezinha Ramos Collet, Célia Letícia Gouvêa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Valéria Eduardo Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Itinerários Narrativas Emancipação Liberdade Educação de adultos Emancipação Liberdade |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Itinerários Narrativas Emancipação Liberdade Educação de adultos Emancipação Liberdade |
description |
Este trabalho objetiva contribuir com as discussões sobre as políticas educacionais que referem ao retorno de indivíduos jovens e adultos à escola, buscando ampliar seus conhecimentos, uma promoção para inserção no mundo do trabalho e na sociedade. Constatamos que a busca por melhores condições de vida e os avanços da tecnologia têm contribuído para o aumento da procura por parte desses indivíduos que chegam à EJA. Foi feita uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Elisiário Matta, Maricá, RJ, no curso de ensino médio da EJA, a fim de averiguar o perfil desses educandos da EJA. Além da observação de práticas pedagógicas, do acompanhamento do projeto educativo da escola, foram entrevistados oito alunos com idade entre 20 e 50 anos. Um roteiro, como base metodológica da investigação, foi utilizado na forma de um questionário. Para o referencial teórico foram trazidos autores que promovem fundamentos para pensarmos as políticas de educação e a classe trabalhadora, como Paulo Freire (“Pedagogia do oprimido”) e Miguel Arroyo (“Passageiros da noite”). As análises acentuam, como consequências do desânimo e cansaço de muitos estudantes, no itinerário da escola para o trabalho o quanto é difícil para a maioria, realizar rotineiramente esse percurso e alcançar sucesso. Os resultados obtidos revelam dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos. A ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola é a principal crítica que ressaltamos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-11-11T14:23:08Z 2020-11-11T14:23:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823625260498944 |