Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15466 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo trazer a discussão a respeito do fracasso escolar, as desigualdades sociais e os preconceitos existentes na sociedade. Debate-se o papel da escola dentro da sociedade capitalista, de reprodução e propagação das ideologias da classe dominante que podem ajudar na produção do fracasso escolar e na manutenção da desigualdade social e dos preconceitos. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), que trazem contribuições importantíssimas a respeito do fracasso escolar, desigualdade social, ideologias e currículo. A investigação nos possibilita entender que a escola vem sendo historicamente utilizada pelo Estado, que é controlado pela burguesia, ou seja, a classe dominante, para manter seus privilégios e seu poder. Durante os estudos e desenvolvimento deste trabalho, percebemos a relevância de se trabalhar ainda hoje com o tema do fracasso escolar e o currículo e, principalmente, desvendar as ideologias que estão encobertas na educação escolar, pois percebemos que mesmo com os avanços conquistados pelas lutas e movimentos sociais para a escola pública, ela, ainda hoje, é uma forte ferramenta ideológica de controle das massas, mesmo que nem todas as escolas e professores cumpram esse papel. No entanto, tal realidade pode e deve ser modificada |
id |
UFF-2_4ec2baf7ff80cb3c693ca661eff31673 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15466 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalistaFracasso escolarClasse socialCurrículoEducaçãoFracasso escolarClasse socialCurrículo escolarSchool failureSocial classCurriculumEsta monografia tem como objetivo trazer a discussão a respeito do fracasso escolar, as desigualdades sociais e os preconceitos existentes na sociedade. Debate-se o papel da escola dentro da sociedade capitalista, de reprodução e propagação das ideologias da classe dominante que podem ajudar na produção do fracasso escolar e na manutenção da desigualdade social e dos preconceitos. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), que trazem contribuições importantíssimas a respeito do fracasso escolar, desigualdade social, ideologias e currículo. A investigação nos possibilita entender que a escola vem sendo historicamente utilizada pelo Estado, que é controlado pela burguesia, ou seja, a classe dominante, para manter seus privilégios e seu poder. Durante os estudos e desenvolvimento deste trabalho, percebemos a relevância de se trabalhar ainda hoje com o tema do fracasso escolar e o currículo e, principalmente, desvendar as ideologias que estão encobertas na educação escolar, pois percebemos que mesmo com os avanços conquistados pelas lutas e movimentos sociais para a escola pública, ela, ainda hoje, é uma forte ferramenta ideológica de controle das massas, mesmo que nem todas as escolas e professores cumpram esse papel. No entanto, tal realidade pode e deve ser modificadaThis monograph aims to discuss about school failure, social differences and society's prejudices. It discusses the school function in the capitalist society, ruling class reproduction and the dissemination that can help school failure and social differences maintenance and the prejudice. Therefore, it was made a bibliographic survey based on Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), that contribute with very important things about school failure, social differences, ideologies and curriculum. This survey makes possible for us to understand that school has been historically used by State, controlled by bourgeoisie, in other words, ruling class, to keep its privileges and power. During this work studies and development, we realize the importance of working with these topics nowadays: school failure and curriculum, and especially unravel covered ideologies in the scholarship education, because we realize that even with obtained advances by social struggle and movements to the public school, it is a strong crowd control ideologic tool, even though not all schools and teachers comply this role. However, it can and must be changedDias, ReginaMarendino, RosaneFurtado, Estefânia Bandeira2020-10-25T22:38:00Z2020-10-25T22:38:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15466http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T12:37:04Zoai:app.uff.br:1/15466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-18T12:37:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
title |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
spellingShingle |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista Furtado, Estefânia Bandeira Fracasso escolar Classe social Currículo Educação Fracasso escolar Classe social Currículo escolar School failure Social class Curriculum |
title_short |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
title_full |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
title_fullStr |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
title_sort |
Fracasso escolar, currículo e ideologia dominante: a escola utilizada como uma ferramenta de manutenção das desigualdades sociais e dos preconceitos da sociedade capitalista |
author |
Furtado, Estefânia Bandeira |
author_facet |
Furtado, Estefânia Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Regina Marendino, Rosane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado, Estefânia Bandeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Classe social Currículo Educação Fracasso escolar Classe social Currículo escolar School failure Social class Curriculum |
topic |
Fracasso escolar Classe social Currículo Educação Fracasso escolar Classe social Currículo escolar School failure Social class Curriculum |
description |
Esta monografia tem como objetivo trazer a discussão a respeito do fracasso escolar, as desigualdades sociais e os preconceitos existentes na sociedade. Debate-se o papel da escola dentro da sociedade capitalista, de reprodução e propagação das ideologias da classe dominante que podem ajudar na produção do fracasso escolar e na manutenção da desigualdade social e dos preconceitos. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como Bourdieu (2002), Altusser (1985), Silva (2009 e 2015), Apple (2015) e Sacristán (2000), que trazem contribuições importantíssimas a respeito do fracasso escolar, desigualdade social, ideologias e currículo. A investigação nos possibilita entender que a escola vem sendo historicamente utilizada pelo Estado, que é controlado pela burguesia, ou seja, a classe dominante, para manter seus privilégios e seu poder. Durante os estudos e desenvolvimento deste trabalho, percebemos a relevância de se trabalhar ainda hoje com o tema do fracasso escolar e o currículo e, principalmente, desvendar as ideologias que estão encobertas na educação escolar, pois percebemos que mesmo com os avanços conquistados pelas lutas e movimentos sociais para a escola pública, ela, ainda hoje, é uma forte ferramenta ideológica de controle das massas, mesmo que nem todas as escolas e professores cumpram esse papel. No entanto, tal realidade pode e deve ser modificada |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-25T22:38:00Z 2020-10-25T22:38:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15466 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838837660975104 |