O ensino de programação de computadores no novo ensino médio e os cursos de graduação em computação
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30528 |
Resumo: | A presente pesquisa monográfica trata de uma análise relacionando o ensino de programação de computadores no Novo Ensino Médio e os cursos de graduação em computação, enaltecendo as vantagens do contato do jovem com os estudos tecnológicos, por meio do levantamento de experiências bem-sucedidas. Junto a isso, é levada em consideração a polêmica da implantação do Novo Ensino Médio (NEM), com os empecilhos encontrados pelas instituições para incluir os itinerários formativos nas grades curriculares em virtude da falta de investimento em infraestrutura escolar e descaso com a capacitação do profissional adequado para lecionar nesse novo modelo. Além disso, é feito um levantamento dos Referenciais de Formação dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Licenciatura em Computação propostos pela Sociedade Brasileira de Computação, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que servem de parâmetro para a elaboração do Plano Pedagógico de Curso dentro do campo, com o intuito de verificar se esses cursos satisfazem os requisitos mínimos exigidos para um profissional ensinar programação nas escolas. Abordar o ensino de programação de computadores no Novo Ensino Médio e os cursos de graduação em computação justifica-se pela necessidade de apresentar os detalhes das grades curriculares de computação em paralelo com os motivos de insucesso do NEM, onde são aplicados ideais de reformulação geral do ensino no país frente à uma sociedade desigual que não permite que sejam feitas equiparações entre os alunos sem considerar suas realidades individuais. Por meio deste trabalho, conclui-se que para uma reforma estrutural com integração de disciplinas de computação, é necessário que o governo dê prioridade à educação básica antes de propor um modelo de ensino mais “atrativo” ao jovem. São necessárias discussões pedagógicas, relação permanente com outras políticas sociais, uma realocação de capital no Brasil e implantação de políticas de incentivo para estimular a formação de mais professores na área da Licenciatura para que, assim, estejam aptos para ensinar programação nas escolas |
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O ensino de programação de computadores no novo ensino médio e os cursos de graduação em computaçãoProgramaçãoNovo ensino médioReferenciais de formaçãoItinerário formativoProgramação (Computação)Ensino superiorEnsino médioProgrammingNew high schoolTraining referencesFormative itineraryA presente pesquisa monográfica trata de uma análise relacionando o ensino de programação de computadores no Novo Ensino Médio e os cursos de graduação em computação, enaltecendo as vantagens do contato do jovem com os estudos tecnológicos, por meio do levantamento de experiências bem-sucedidas. Junto a isso, é levada em consideração a polêmica da implantação do Novo Ensino Médio (NEM), com os empecilhos encontrados pelas instituições para incluir os itinerários formativos nas grades curriculares em virtude da falta de investimento em infraestrutura escolar e descaso com a capacitação do profissional adequado para lecionar nesse novo modelo. Além disso, é feito um levantamento dos Referenciais de Formação dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Licenciatura em Computação propostos pela Sociedade Brasileira de Computação, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que servem de parâmetro para a elaboração do Plano Pedagógico de Curso dentro do campo, com o intuito de verificar se esses cursos satisfazem os requisitos mínimos exigidos para um profissional ensinar programação nas escolas. Abordar o ensino de programação de computadores no Novo Ensino Médio e os cursos de graduação em computação justifica-se pela necessidade de apresentar os detalhes das grades curriculares de computação em paralelo com os motivos de insucesso do NEM, onde são aplicados ideais de reformulação geral do ensino no país frente à uma sociedade desigual que não permite que sejam feitas equiparações entre os alunos sem considerar suas realidades individuais. Por meio deste trabalho, conclui-se que para uma reforma estrutural com integração de disciplinas de computação, é necessário que o governo dê prioridade à educação básica antes de propor um modelo de ensino mais “atrativo” ao jovem. São necessárias discussões pedagógicas, relação permanente com outras políticas sociais, uma realocação de capital no Brasil e implantação de políticas de incentivo para estimular a formação de mais professores na área da Licenciatura para que, assim, estejam aptos para ensinar programação nas escolasThis monographic research deals with an analysis relating the teaching of computer programming in New High School and undergraduate courses in computing, praising the advantages of contacting young people with technological studies, through a survey of successful experiences. Along with this, it is taken into account the controversy of the implementation of the New High School (NEM), with the obstacles encountered by the institutions to include training itineraries in the curriculum grids due to the lack of investment in school infrastructure and neglect with professional training suitable for teaching in this new model. In addition, a survey is carried out of the Training References of the Information Systems, Computer Science and Degree in Computing courses proposed by the Brazilian Computing Society, based on the National Curriculum Guidelines, which serve as a parameter for the elaboration of the Pedagogical Course Plan within the field, in order to verify whether these courses meet the minimum requirements required for a professional to teach programming in schools. Addressing the teaching of computer programming in New High School and undergraduate courses in computing is justified by the need to present the details of the computing curriculum in parallel with the reasons for failure of the NEM, where ideals of general reformulation of education in the country are applied in the face of a unequal society that does not allow equalization between students without considering their individual realities. And, through this work, it is concluded that for a structural reform with integration of computing disciplines, it is necessary that the government gives priority to basic education before proposing a more “attractive” teaching model for young people. We need pedagogical discussions, a permanent relationship with other social policies, a reallocation of capital in Brazil and implantation of incentive policies to encourage the training of more teachers in the Licentiate area so that they are able to teach programming in schools65 p.Cafezeiro, Isabel LeiteCosta, Leonardo Cruz daGargano, LeonardoCunha, João Pedro Silva daRocha, Matheos Montalvão2023-09-22T14:32:21Z2023-09-22T14:32:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCUNHA, João Pedro Silva da; ROCHA, Matheos Montalvão. O ensino de programação de computadores no novo ensino médio e os cursos de graduação em computação. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30528CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-22T14:32:25Zoai:app.uff.br:1/30528Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:22.143794Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente pesquisa monográfica trata de uma análise relacionando o ensino de programação de computadores no Novo Ensino Médio e os cursos de graduação em computação, enaltecendo as vantagens do contato do jovem com os estudos tecnológicos, por meio do levantamento de experiências bem-sucedidas. Junto a isso, é levada em consideração a polêmica da implantação do Novo Ensino Médio (NEM), com os empecilhos encontrados pelas instituições para incluir os itinerários formativos nas grades curriculares em virtude da falta de investimento em infraestrutura escolar e descaso com a capacitação do profissional adequado para lecionar nesse novo modelo. Além disso, é feito um levantamento dos Referenciais de Formação dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Licenciatura em Computação propostos pela Sociedade Brasileira de Computação, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais, que servem de parâmetro para a elaboração do Plano Pedagógico de Curso dentro do campo, com o intuito de verificar se esses cursos satisfazem os requisitos mínimos exigidos para um profissional ensinar programação nas escolas. Abordar o ensino de programação de computadores no Novo Ensino Médio e os cursos de graduação em computação justifica-se pela necessidade de apresentar os detalhes das grades curriculares de computação em paralelo com os motivos de insucesso do NEM, onde são aplicados ideais de reformulação geral do ensino no país frente à uma sociedade desigual que não permite que sejam feitas equiparações entre os alunos sem considerar suas realidades individuais. Por meio deste trabalho, conclui-se que para uma reforma estrutural com integração de disciplinas de computação, é necessário que o governo dê prioridade à educação básica antes de propor um modelo de ensino mais “atrativo” ao jovem. São necessárias discussões pedagógicas, relação permanente com outras políticas sociais, uma realocação de capital no Brasil e implantação de políticas de incentivo para estimular a formação de mais professores na área da Licenciatura para que, assim, estejam aptos para ensinar programação nas escolas |
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