Educação de pessoas surdas e ensino superior: por um projeto de acesso, permanência e pertencimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Valmici Musquine de Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27644
Resumo: As discussões sobre a garantia do acesso de pessoas que historicamente foram excluídas de todos os campos sociais, sobretudo da educação que, indiscutivelmente, potencializa nossa participação como sujeito histórico, ganha força a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996) e, com isso, crescem políticas e projetos – impulsionados também por movimentos sociais - que têm por objetivo garantir o acesso e a permanência desses grupos marginalizados nos níveis de escolarização. Afinal, as barreiras que os limitam também são históricas e sempre advindas do meio social. Esta dissertação se ocupa com o acesso, a permanência e o sentimento de pertença de pessoas surdas no Ensino Superior, especialmente no âmbito do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus em Santo Antônio de Pádua da Universidade Federal Fluminense. O objetivo foi pensar fundamentos teóricos para a criação de um projeto educacional para o ensino superior que atenda às referidas necessidades de acesso, permanência e pertencimento das pessoas surdas. Para pensarmos a construção deste projeto, utilizamos as contribuições de Saviani, que desenvolveu um modelo educacional que, antes de tudo, valoriza a relação dos sujeitos com o conhecimento, como forma de potencializar a humanização e Newton Duarte, crítico da pedagogia do “aprender a aprender”. Também em Débora Diniz para situar a discussão no plano do modelo social de deficiência.
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