O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Creudimar da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2210
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é compreender o cotidiano do professor surdo, sua didática, suas relações interpessoais e o próprio protagonismo, dentro do contexto educacional. Como objetivos específicos a pesquisa se propõe a: aprofundar na legislação específica para a formação e trabalho do professor surdo, gerando reflexão sobre o preconceito em relação ao professor surdo; valorizar a formação de professores surdos como valoroso na atuação docente e discutir sobre Direitos Humanos – acesso universal à educação (LBI, PNE) e Políticas Públicas de inclusão, as quais regulamentam a educação do aluno surdo e da importância da inclusão de professores surdos. O Decreto n° 5.626 de 2005 também será analisado devido a sua importância para a autonomia do professor surdo no âmbito da educação, assim como a Lei de cotas e presença do professor surdo no ensino público federal. Nesta pesquisa busca-se analisar o preconceito contra a pessoa surda no âmbito da educação e a empatia dos alunos em relação ao professor surdo, assim como as especialidades da formação de professores surdos. A construção de uma cultura da paz é fundamental para ampliarmos o multiculturalismo e a tolerância com as diferenças individuais. (AU)
id METODISTA_702ea480f79e23a8431303bcc18fce67
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2210
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidadesThe Deaf Teacher and the Academic Training of Students in Higher Education Challenges and PossibilitiesInclusão; professor surdo; Ensino superior; LibrasInclusion; deaf teacher; Higher education; LibrasCIENCIAS HUMANASO objetivo da presente pesquisa é compreender o cotidiano do professor surdo, sua didática, suas relações interpessoais e o próprio protagonismo, dentro do contexto educacional. Como objetivos específicos a pesquisa se propõe a: aprofundar na legislação específica para a formação e trabalho do professor surdo, gerando reflexão sobre o preconceito em relação ao professor surdo; valorizar a formação de professores surdos como valoroso na atuação docente e discutir sobre Direitos Humanos – acesso universal à educação (LBI, PNE) e Políticas Públicas de inclusão, as quais regulamentam a educação do aluno surdo e da importância da inclusão de professores surdos. O Decreto n° 5.626 de 2005 também será analisado devido a sua importância para a autonomia do professor surdo no âmbito da educação, assim como a Lei de cotas e presença do professor surdo no ensino público federal. Nesta pesquisa busca-se analisar o preconceito contra a pessoa surda no âmbito da educação e a empatia dos alunos em relação ao professor surdo, assim como as especialidades da formação de professores surdos. A construção de uma cultura da paz é fundamental para ampliarmos o multiculturalismo e a tolerância com as diferenças individuais. (AU)The objective of the present research is to understand the daily life of the deaf teacher, their didactics, their interpersonal relationships and their own protagonism, within the educational context. As specific objectives, the research proposes to: deepen the specific legislation for the training and work of the deaf teacher to reflect on the prejudice against the deaf teacher; to value the training of deaf teachers as important in teaching and to discuss Human Rights - universal access to education (LBI, PNE) and Public Inclusion Policies, which regulate the education of deaf students and the importance of including deaf teachers. Decree No. 5,626 of 2005 will also be analyzed due to its importance for the autonomy of the deaf teacher in the context of education, as well as the Law of quotas and the presence of the deaf teacher in federal public education. This research seeks to analyze the prejudice against the deaf person in the context of education and the empathy of students in relation to the deaf teacher, as well as the specificities of the training of deaf teachers. Building a culture of peace is essential for expanding multiculturalism and tolerance for individual differences. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoHashizume, Cristina MiyukiFurlin , MarceloHollosi , MarcioMorais, Creudimar da Silva2022-06-20T18:58:14Z2022-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMorais, Creudimar da Silva. O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades. 2022. 70 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-06-20T18:58:14Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2210Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-06-20T18:58:14Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
The Deaf Teacher and the Academic Training of Students in Higher Education Challenges and Possibilities
title O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
spellingShingle O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
Morais, Creudimar da Silva
Inclusão; professor surdo; Ensino superior; Libras
Inclusion; deaf teacher; Higher education; Libras
CIENCIAS HUMANAS
title_short O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
title_full O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
title_fullStr O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
title_sort O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades
author Morais, Creudimar da Silva
author_facet Morais, Creudimar da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hashizume, Cristina Miyuki
Furlin , Marcelo
Hollosi , Marcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Creudimar da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; professor surdo; Ensino superior; Libras
Inclusion; deaf teacher; Higher education; Libras
CIENCIAS HUMANAS
topic Inclusão; professor surdo; Ensino superior; Libras
Inclusion; deaf teacher; Higher education; Libras
CIENCIAS HUMANAS
description O objetivo da presente pesquisa é compreender o cotidiano do professor surdo, sua didática, suas relações interpessoais e o próprio protagonismo, dentro do contexto educacional. Como objetivos específicos a pesquisa se propõe a: aprofundar na legislação específica para a formação e trabalho do professor surdo, gerando reflexão sobre o preconceito em relação ao professor surdo; valorizar a formação de professores surdos como valoroso na atuação docente e discutir sobre Direitos Humanos – acesso universal à educação (LBI, PNE) e Políticas Públicas de inclusão, as quais regulamentam a educação do aluno surdo e da importância da inclusão de professores surdos. O Decreto n° 5.626 de 2005 também será analisado devido a sua importância para a autonomia do professor surdo no âmbito da educação, assim como a Lei de cotas e presença do professor surdo no ensino público federal. Nesta pesquisa busca-se analisar o preconceito contra a pessoa surda no âmbito da educação e a empatia dos alunos em relação ao professor surdo, assim como as especialidades da formação de professores surdos. A construção de uma cultura da paz é fundamental para ampliarmos o multiculturalismo e a tolerância com as diferenças individuais. (AU)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20T18:58:14Z
2022-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Morais, Creudimar da Silva. O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades. 2022. 70 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2210
identifier_str_mv Morais, Creudimar da Silva. O professor surdo e a formação acadêmica de alunos no ensino superior: desafios e possibilidades. 2022. 70 folhas. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2022.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006652715008