Seleção de pessoas para o setor público brasileiro: competências, legislações e visão estratégica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3965 |
Resumo: | Este estudo partiu do seguinte objetivo: analisar, nas Instituições Federais de Ensino Superior, se havia (ou não) conexão objetiva entre as ferramentas avaliativas oficialmente empregadas nos concursos públicos e as competências e/ou atribuições dos cargos que elas se propunham a selecionar. Para tanto, foram analisadas dezenas de editais de concursos e legislações pertinentes. Foram definidas cinco categorias equivalentes às ferramentas da amostra: provas objetivas, discursivas, de títulos, práticas e exigência de experiência. Delimitou-se a amostra aos cargos de Auxiliar em Administração e Médico. Quanto à temporalidade, foram escolhidos os editais divulgados ao longo do ano de 2016 (de 01 de janeiro a 16 de outubro, em cumprimento ao cronograma de pesquisa). Os dados foram tratados à luz de análises de frequência apoiadas por análises de conteúdo (quantitativas e qualitativas). Os resultados alcançados demonstraram que o modelo de seleção de pessoas para o setor público brasileiro é, em sua ampla maioria, disfuncional, tendo em vista que as ferramentas dominantemente empregadas são, por sua própria natureza, desconectadas das competências e/ou atribuições dos cargos. O modelo atual de concurso público, vigente sem grandes variações há mais de meio século, padece de baixa atuação estratégica e elevada disfuncionalidade |
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Seleção de pessoas para o setor público brasileiro: competências, legislações e visão estratégicaSeleção de pessoasAdministração públicaConcursos públicosCompetênciasLegislaçõesSeleção de pessoalCompetênciaConcurso públicoAdministração públicaBrasilSelection of peoplePublic administrationPublic tendersSkillsLawsEste estudo partiu do seguinte objetivo: analisar, nas Instituições Federais de Ensino Superior, se havia (ou não) conexão objetiva entre as ferramentas avaliativas oficialmente empregadas nos concursos públicos e as competências e/ou atribuições dos cargos que elas se propunham a selecionar. Para tanto, foram analisadas dezenas de editais de concursos e legislações pertinentes. Foram definidas cinco categorias equivalentes às ferramentas da amostra: provas objetivas, discursivas, de títulos, práticas e exigência de experiência. Delimitou-se a amostra aos cargos de Auxiliar em Administração e Médico. Quanto à temporalidade, foram escolhidos os editais divulgados ao longo do ano de 2016 (de 01 de janeiro a 16 de outubro, em cumprimento ao cronograma de pesquisa). Os dados foram tratados à luz de análises de frequência apoiadas por análises de conteúdo (quantitativas e qualitativas). Os resultados alcançados demonstraram que o modelo de seleção de pessoas para o setor público brasileiro é, em sua ampla maioria, disfuncional, tendo em vista que as ferramentas dominantemente empregadas são, por sua própria natureza, desconectadas das competências e/ou atribuições dos cargos. O modelo atual de concurso público, vigente sem grandes variações há mais de meio século, padece de baixa atuação estratégica e elevada disfuncionalidadeThe purpose of this study was to analyze in the Federal Institutions of Higher Education whether there was (or not) an objective connection between the evaluation tools officially employed in public examinations and the competencies or duties of the positions they were planning to select. For that, dozens of calls for tenders and relevant legislation were analyzed. Five categories equivalent to the tools of the sample were defined: objective, discursive, title, practice, and experience requirements. The sample was delimited to the positions of Auxiliary in Administration and Medical. Regarding temporality, the notices published during the year 2016 (from January 1 to October 16, in compliance with the research schedule) were chosen. The data were treated in the light of frequency analyses supported by content analyses (quantitative and qualitative). The results obtained showed that the model of selection of people for the Brazilian public sector is, in its large majority, dysfunctional, considering that the dominant tools are, by their very nature, disconnected from the competencies or assignment of the positions. The current model of public tender, in force without major variations for over half a century, suffers from low strategic performance and high dysfunctionalityCastro Junior, Joel de Lima PereiraSalles, Denise Medeiros RibeiroOliveira, Lucia Barbosa deOliveira, Antonio Batista da Silva2017-07-06T18:44:17Z2017-07-06T18:44:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3965Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-15T02:45:46Zoai:app.uff.br:1/3965Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:22.191800Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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