Escritores consagrados, ilustradores renomados, palavra e imagem entrelaçadas : ingredientes de contratos de comunicação literários renovados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Margareth Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3650
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo e interdisciplinar vinculada à área de Estudos de Linguagem tem como principal objetivo investigar os modos de renovação de diferentes contratos de comunicação literários correspondentes às edições mais recentes de três textos, dois do gênero conto – Conto de escola de Machado de Assis e De cima para baixo de Artur Azevedo – e um do gênero crônica – Será o Benedito! de Mário de Andrade –, produzidos entre o último quartel do século XIX e a primeira metade do século XX. Nessas edições mais recentes, os textos exclusivamente verbais de autores-escritores brasileiros canônicos transformam-se em textos híbridos verbo-visuais pelo trabalho dos autoresilustradores Nelson Cruz, Marcelo Ribeiro e Odilon Moraes, e pela iniciativa dos editores. Com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, eixo teórico-metodológico desta pesquisa, e, subsidiariamente, nos estudos dos paratextos editoriais, na Semiótica da imagem visual, bem como nos estudos da interação palavraimagem no livro ilustrado e no livro com ilustração, pretende-se demonstrar como esses textos, reeditados na primeira década do século XXI, com ilustrações de autoresilustradores brasileiros consagrados, integram contratos de comunicação literários que se renovam. A hipótese é a de que a ocorrência de tal processo de renovação deve-se, principalmente, à transformação dos textos verbais em textos híbridos verbo-visuais; à redefinição dos parceiros iniciadores do processo de produção da encenação narrativa com a inclusão dos autores-ilustradores; à redefinição dos parceiros do processo de interpretação da encenação narrativa com a inclusão do leitor criança, em virtude de sua inscrição nos textos híbridos como leitor destinatário, inscrição essa não prevista nos contratos anteriores; à intensificação dos efeitos de sentido visados a partir tanto da conformação dos paratextos editoriais, que constituem a mise-en-scène material e discursiva dos livros correspondentes aos contratos de comunicação renovados, quanto da interação entre as partes verbal e visual dos textos. Com isso, os livros correspondentes aos contratos de comunicação literários renovados estariam identificados com a literatura de potencial destinação infantil
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Nessas edições mais recentes, os textos exclusivamente verbais de autores-escritores brasileiros canônicos transformam-se em textos híbridos verbo-visuais pelo trabalho dos autoresilustradores Nelson Cruz, Marcelo Ribeiro e Odilon Moraes, e pela iniciativa dos editores. Com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, eixo teórico-metodológico desta pesquisa, e, subsidiariamente, nos estudos dos paratextos editoriais, na Semiótica da imagem visual, bem como nos estudos da interação palavraimagem no livro ilustrado e no livro com ilustração, pretende-se demonstrar como esses textos, reeditados na primeira década do século XXI, com ilustrações de autoresilustradores brasileiros consagrados, integram contratos de comunicação literários que se renovam. A hipótese é a de que a ocorrência de tal processo de renovação deve-se, principalmente, à transformação dos textos verbais em textos híbridos verbo-visuais; à redefinição dos parceiros iniciadores do processo de produção da encenação narrativa com a inclusão dos autores-ilustradores; à redefinição dos parceiros do processo de interpretação da encenação narrativa com a inclusão do leitor criança, em virtude de sua inscrição nos textos híbridos como leitor destinatário, inscrição essa não prevista nos contratos anteriores; à intensificação dos efeitos de sentido visados a partir tanto da conformação dos paratextos editoriais, que constituem a mise-en-scène material e discursiva dos livros correspondentes aos contratos de comunicação renovados, quanto da interação entre as partes verbal e visual dos textos. Com isso, os livros correspondentes aos contratos de comunicação literários renovados estariam identificados com a literatura de potencial destinação infantilThis paper of qualitative and interdisciplinary nature linked to the area of Language Studies has as its main objective the investigation of the renewal ways of different literary contracts of communication corresponding to the most recent editions of three texts, two short stories – Conto de escola by Machado de Assis and De cima para baixo by Artur Azevedo – and one chronicle – Será o Benedito! by Mário de Andrade –, written between the last quarter of the 19th century and the first half of the 20th century. In these most recent editions, the exclusively verbal texts of canonical Brazilian writer-authors are transformed into verbal-visual hybrid texts by the work of illustrator-authors such as Nelson Cruz, Marcelo Ribeiro and Odilon Moraes, and by the editors’ initiative. Based on the assumptions of the Semiolinguistic Theory of Discourse Analysis, which is the theoretical-methodological framework of this investigation, and also based, in a subsidiary way, on the studies of the editorial paratexts, on the Semiotics of the visual image, as well as on the studies of the word-image interaction in picturebooks and in the book with illustration, this paper intends to demonstrate how these texts, reprinted in the first decade of the twenty-first century, with illustrations by acclaimed Brazilian illustrator-authors, integrate literary contracts of communication that are renewed. The hypothesis is that the occurrence of this renewal process is mainly due to the transformation of the verbal texts into hybrid verbal-visual texts; the redefinition of the initiating partners of the production process of the narrative staging by including the illustrator-authors; the redefinition of the partners of the process of interpretation of the narrative mise-en-scène by including children readers, because of their integration in the hybrid texts as target readers, a hypothesis which was not incorporated in the previous contracts; the intensification of meaning effects aimed at both the conformation of the editorial paratexts, which constitute the material and discursive mise-en-scène of the books corresponding to the renewed contracts of communication, and the interaction between the verbal and visual parts of the texts. Thus, the books corresponding to the renewed literary contracts of communication would be identified as literature potentially targeted for children readersFeres, Beatriz dos SantosRamos, Ana Margarida Corujo Ferreira LimaRibeiro, Marcelo GonçalvesSantos, Claudete Daflon dosMonnerat, Rosane Santos MauroMattos, Margareth Silva de2017-05-17T20:47:41Z2017-05-17T20:47:41Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3650CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T20:09:57Zoai:app.uff.br:1/3650Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:43.954865Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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