A Interculturalidade na Educação Básica: fomentando um olhar crítico sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa em turmas do Ensino Médio regular noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Matias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22845
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em discutir o papel do ensino de língua inglesa de viés intercultural (SIQUEIRA, 2008a) no processo de implementação de atividades de compreensão oral da coleção Learn and Share in English: língua estrangeira moderna – inglês – Ensino Médioe de atividades pedagógicas adicionais de viés intercultural. Deve-se também ressaltar que a análise do processo intercultural de ensino-aprendizagem de língua inglesa foi desenvolvida em turmas do Ensino Médio – Regular noturno de uma escola estadual localizada no município de São Gonçalo - RJ. Em linhas gerais, a pesquisa focalizou sua análise nas percepções dos alunos participantes sobre questões relacionadas à pluralidade linguística e cultural. Este estudo, que é de cunho qualitativo, também apresenta como abordagem metodológica a Autoetnografia (BORTONI-RICARDO, 2008; BLOMMAERT e DONG, 2010;PARDO, 2019, PFAFF, 2013, STAKE, 2011).Quanto à análise de dados, ela esteve embasada em pressupostos teóricos de viés crítico, tais como o ensino de inglês como língua franca (JENKINS, 2006; JORDÃO, 2011; SEIDLHOFER, 2011; SIQUEIRA, 2008a, 2008b, 2010, 2011a, 2011b) e o letramento crítico (DUBOC. 2014, JORDÃO, 2013, 2014a, 2015; LANKSHEAR e McLAREN, 1993; TÍLIO, 2012, 2015). Além disso, devido ao cenário educacional apresentado neste estudo, o conceito de gambiarra (WINDLE et al, 2017) serviu de base teórica para o fomento da discussão acerca das desigualdades sociais no contexto educacional brasileiro. É importante sublinhar que esta pesquisa também busca explanar as propostas para o ensino de viés intercultural do principal documento organizador e norteador da educação brasileira vigente, a saber, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a discutir sua relevância e efetividade para o fomento de práticas que preconizem a pluralidade cultural e linguística no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.Além de fundamentar as propostas e objetivos desta pesquisa, os pressupostos teóricos apresentados nortearam as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. No que tange aos resultados da análise de dados, eles mostraram que grande parte dos alunos concebem o ensino de língua inglesa integrado ao de cultura como algo importante para o seu aprendizado de língua; contudo, a partir da análise de suas visões e percepções acerca da língua, crenças calcadas em uma “colonização cultural e linguística” (MOITA LOPES, 1996) ainda emergem fortemente. Muitos ainda apresentam uma forte predileção pelo aprendizado de inglês com base somente em modelos hegemônicos e nativizados. Sendo assim, para que o desenvolvimento de uma conscientização sobre a pluralidade e heterogeneidade da língua inglesa seja implementado, faz-se necessário que o professor exerça o papel de mediador intercultural (SIQUEIRA & BARROS, 2013) e, por conseguinte, fomente uma perspectiva intercultural em sala de aula por meio da utilização crítica do livro didático, bem como do desenvolvimento de atividades pedagógicas adicionais, que se proponham a suprir as lacunas apresentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem
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Em linhas gerais, a pesquisa focalizou sua análise nas percepções dos alunos participantes sobre questões relacionadas à pluralidade linguística e cultural. Este estudo, que é de cunho qualitativo, também apresenta como abordagem metodológica a Autoetnografia (BORTONI-RICARDO, 2008; BLOMMAERT e DONG, 2010;PARDO, 2019, PFAFF, 2013, STAKE, 2011).Quanto à análise de dados, ela esteve embasada em pressupostos teóricos de viés crítico, tais como o ensino de inglês como língua franca (JENKINS, 2006; JORDÃO, 2011; SEIDLHOFER, 2011; SIQUEIRA, 2008a, 2008b, 2010, 2011a, 2011b) e o letramento crítico (DUBOC. 2014, JORDÃO, 2013, 2014a, 2015; LANKSHEAR e McLAREN, 1993; TÍLIO, 2012, 2015). Além disso, devido ao cenário educacional apresentado neste estudo, o conceito de gambiarra (WINDLE et al, 2017) serviu de base teórica para o fomento da discussão acerca das desigualdades sociais no contexto educacional brasileiro. É importante sublinhar que esta pesquisa também busca explanar as propostas para o ensino de viés intercultural do principal documento organizador e norteador da educação brasileira vigente, a saber, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a discutir sua relevância e efetividade para o fomento de práticas que preconizem a pluralidade cultural e linguística no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa.Além de fundamentar as propostas e objetivos desta pesquisa, os pressupostos teóricos apresentados nortearam as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. No que tange aos resultados da análise de dados, eles mostraram que grande parte dos alunos concebem o ensino de língua inglesa integrado ao de cultura como algo importante para o seu aprendizado de língua; contudo, a partir da análise de suas visões e percepções acerca da língua, crenças calcadas em uma “colonização cultural e linguística” (MOITA LOPES, 1996) ainda emergem fortemente. Muitos ainda apresentam uma forte predileção pelo aprendizado de inglês com base somente em modelos hegemônicos e nativizados. Sendo assim, para que o desenvolvimento de uma conscientização sobre a pluralidade e heterogeneidade da língua inglesa seja implementado, faz-se necessário que o professor exerça o papel de mediador intercultural (SIQUEIRA & BARROS, 2013) e, por conseguinte, fomente uma perspectiva intercultural em sala de aula por meio da utilização crítica do livro didático, bem como do desenvolvimento de atividades pedagógicas adicionais, que se proponham a suprir as lacunas apresentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagemThe purpose of this study is to discuss the role of intercultural English language teaching (SIQUEIRA, 2008a) during the process of implementation of listening activities from the book collection Learn and Share in English: lingua estrangeira moderna – inglês – Ensino Médio as well as additional intercultural pedagogical activities. Also, it is important to emphasize that the analysis of the intercultural teaching-learning process was developed with High School students who study at night. Also, the state school they study at is located in the municipality of São Gonçalo - RJ. In general terms, the research focused its analysis on the perceptions of the students on issues related to linguistic and cultural plurality. This study which presents a qualitative nature also presents Autoetnography as a methodological approach (BORTONI-RICARDO, 2008; BLOMMAERT; DONG, 2010; PARDO, 2019, PFAFF, 2013, STAKE, 2011). As far as the data analysis is concerned, critical theoretical assumptions, such as teaching English as a lingua franca (JENKINS, 2006; JORDÃO, 2011; SEIDLHOFER, 2011; SIQUEIRA, 2008a, 2008b, 2010, 2011a, 2011b) and critical literacy (DUBOC, 2014, JORDÃO, 2013, 2014a, 2015; LANKSHEAR; McLAREN, 1993; TÍLIO, 2012, 2015) are present in this study. Furthermore, due to the educational scenario presented, the concept of gambiarra (WINDLE et al, 2017) serves as a theoretical basis to foster the discussion on social inequalities in the Brazilian educational context. It is noteworthy that the proposals of the main guidelines for the teaching of EFL in the Brazilian education so far, namely the National Curricular Common Base (henceforth BNCC) also have been analysed in order to discuss its relevance and effectiveness to the promotion of practices that advocate cultural and linguistic plurality in the English language teaching learning processes. Besides supporting the proposals and aim of this research, the theoretical assumptions presented in this study guided the pedagogical practices developed in the classroom as well. Regarding the results of the data analysis, they revealed that most of the students conceive of the integration of English language teaching and culture as something important for language learning; however, when analysing their views and perceptions about language, beliefs based on "cultural and linguistic colonization" (MOITA LOPES, 1996) still emerge strongly. Many still have a strong preference for learning English based only on hegemonic and nativized models. Therefore, in order to enhance plurality and heterogeneity awareness in English language teaching, the teacher needs to play the role of an intercultural mediator (SIQUEIRA & BARROS, 2013) and, therefore, to foster an intercultural perspective in the classroom through the critical use of the textbook, as well as the development of additional pedagogical activities, which aim to fill the gaps presented throughout the teaching-learning process229fWindle, Joel AustinJordão, Clarissa MenezesSiqueira, Domingos Sávio PimentelFreitas, Luciana Maria Almeida dePereira, Telma Cristina de Almeida Silva Pereira Telma Cristina de Almeida SilvaSilva, Flávia Matias2021-08-06T17:41:21Z2021-08-06T17:41:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Flávia Matias. A Interculturalidade na Educação Básica: fomentando um olhar crítico sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa em turmas do Ensino Médio regular noturno. 2021. 229f. 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