A importância do funk na aprendizagem das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041 |
Resumo: | O funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço. |
id |
UFF-2_5870a15f27c12a74f0403162b0af4bf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31041 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância do funk na aprendizagem das criançasFunkEscolaRacismoSala de aulaEducadorO funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço.63 P.Requião, Luciana Pires de SáLima, Augusto César GonçalvesRibeiro, William de GoesSombra, Isis Braga da Silva2023-11-01T15:56:46Z2023-11-01T15:56:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSombra, Isis Braga da Silva. A importância do funk na aprendizagem das crianças. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-01T15:56:49Zoai:app.uff.br:1/31041Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-01T15:56:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
title |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
spellingShingle |
A importância do funk na aprendizagem das crianças Sombra, Isis Braga da Silva Funk Escola Racismo Sala de aula Educador |
title_short |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
title_full |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
title_fullStr |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
title_full_unstemmed |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
title_sort |
A importância do funk na aprendizagem das crianças |
author |
Sombra, Isis Braga da Silva |
author_facet |
Sombra, Isis Braga da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Requião, Luciana Pires de Sá Lima, Augusto César Gonçalves Ribeiro, William de Goes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sombra, Isis Braga da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funk Escola Racismo Sala de aula Educador |
topic |
Funk Escola Racismo Sala de aula Educador |
description |
O funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-01T15:56:46Z 2023-11-01T15:56:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Sombra, Isis Braga da Silva. A importância do funk na aprendizagem das crianças. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041 |
identifier_str_mv |
Sombra, Isis Braga da Silva. A importância do funk na aprendizagem das crianças. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838906177028096 |