A importância do funk na aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sombra, Isis Braga da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041
Resumo: O funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço.
id UFF-2_5870a15f27c12a74f0403162b0af4bf6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31041
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância do funk na aprendizagem das criançasFunkEscolaRacismoSala de aulaEducadorO funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço.63 P.Requião, Luciana Pires de SáLima, Augusto César GonçalvesRibeiro, William de GoesSombra, Isis Braga da Silva2023-11-01T15:56:46Z2023-11-01T15:56:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSombra, Isis Braga da Silva. A importância do funk na aprendizagem das crianças. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-01T15:56:49Zoai:app.uff.br:1/31041Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-01T15:56:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do funk na aprendizagem das crianças
title A importância do funk na aprendizagem das crianças
spellingShingle A importância do funk na aprendizagem das crianças
Sombra, Isis Braga da Silva
Funk
Escola
Racismo
Sala de aula
Educador
title_short A importância do funk na aprendizagem das crianças
title_full A importância do funk na aprendizagem das crianças
title_fullStr A importância do funk na aprendizagem das crianças
title_full_unstemmed A importância do funk na aprendizagem das crianças
title_sort A importância do funk na aprendizagem das crianças
author Sombra, Isis Braga da Silva
author_facet Sombra, Isis Braga da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Requião, Luciana Pires de Sá
Lima, Augusto César Gonçalves
Ribeiro, William de Goes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sombra, Isis Braga da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Funk
Escola
Racismo
Sala de aula
Educador
topic Funk
Escola
Racismo
Sala de aula
Educador
description O funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01T15:56:46Z
2023-11-01T15:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Sombra, Isis Braga da Silva. A importância do funk na aprendizagem das crianças. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041
identifier_str_mv Sombra, Isis Braga da Silva. A importância do funk na aprendizagem das crianças. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838906177028096