Textos complementares nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental: mobilização, possibilidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ramirez Alvarenga de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29180
Resumo: A presente pesquisa faz parte do projeto Espaço, escola e conhecimento: reflexões sobre políticas educacionais, currículo e formação de professores, o qual está vinculado à linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação (CCE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Propomo-nos a analisar textos complementares presentes em livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. Consideramos como textos complementares escritos que não foram elaborados originalmente para serem utilizados em livros didáticos, mas que em algumas circunstâncias são inseridos ao longo dos volumes das coleções com a intenção de apoiar o processo de ensino-aprendizagem nesse material. Traçamos, então, como objetivo geral compreender as possibilidades, os limites e as mobilizações na utilização desses textos de natureza não didática incorporados aos didáticos, no âmbito da Geografia escolar, no contexto da formação para a cidadania. Para tal, foram feitas algumas considerações sobre as políticas públicas em relação aos livros didáticos no Brasil e aos processos de implementação das políticas educacionais atuais do nosso país para compreendermos os contextos de produção e de circulação dos livros didáticos em escala nacional. A partir desse quadro, buscamos: contextualizar a relação entre a Geografia escolar e a formação cidadã; identificar conteúdos e elementos textuais que caracterizam os textos complementares investigados; analisar esses escritos em sua materialidade no livro didático, considerando suas mobilizações, possibilidades e limites para a Geografia escolar. As análises foram organizadas a partir de premissas teóricas associadas ao papel do ensino de Geografia para a formação cidadã, assim como a importância da espacialidade dos saberes geográficos para a Geografia escolar, o reconhecimento do espaço vivido e sua relação com outros lugares e em outras escalas de análise. A partir dessas premissas foram estabelecidos três eixos de análise: a espacialidade como o eixo mais amplo, pois é a partir dela que se materializam para os estudantes os fenômenos e processos ligados à Geografia; o lugar como o eixo relacionado a uma escala mais restrita, ligada ao espaço cotidiano de alunos e alunas, ou seja, o espaço conhecido na prática das relações que se dão com e no espaço; e, por último, o eixo da relação global-local, a partir da qual podemos enxergar a associação entre fenômenos e processos em diferentes lugares, assim como as relações entre processos globais e os fenômenos locais, extrapolando a escala local, possibilitando uma análise de conjuntura, mas não deixando de considerar o resultado e a influência mútua dos lugares nesse processo. Ao final desses movimentos, concluímos que o trabalho com os textos complementares guarda em si grande potencialidade e uma gama de possibilidades que podem colaborar para a construção de indivíduos críticos de suas realidades, colaborando para a formação cidadã. Em contrapartida também concluímos que em um âmbito geral as mobilizações propostas para o trabalho com esses escritos nas coleções analisadas apresentam limitações, pois não constituem de maneira clara uma posição crítica à lógica de reprodução social do capitalismo. A pesquisa também evidenciou o papel dos livros didáticos como ferramentas de implementação das políticas públicas para educação, sendo um importante veículo de manutenção do discurso, na perspectiva de conter as possibilidades de transformação da configuração de sociedade que estamos inseridos.
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Traçamos, então, como objetivo geral compreender as possibilidades, os limites e as mobilizações na utilização desses textos de natureza não didática incorporados aos didáticos, no âmbito da Geografia escolar, no contexto da formação para a cidadania. Para tal, foram feitas algumas considerações sobre as políticas públicas em relação aos livros didáticos no Brasil e aos processos de implementação das políticas educacionais atuais do nosso país para compreendermos os contextos de produção e de circulação dos livros didáticos em escala nacional. A partir desse quadro, buscamos: contextualizar a relação entre a Geografia escolar e a formação cidadã; identificar conteúdos e elementos textuais que caracterizam os textos complementares investigados; analisar esses escritos em sua materialidade no livro didático, considerando suas mobilizações, possibilidades e limites para a Geografia escolar. As análises foram organizadas a partir de premissas teóricas associadas ao papel do ensino de Geografia para a formação cidadã, assim como a importância da espacialidade dos saberes geográficos para a Geografia escolar, o reconhecimento do espaço vivido e sua relação com outros lugares e em outras escalas de análise. A partir dessas premissas foram estabelecidos três eixos de análise: a espacialidade como o eixo mais amplo, pois é a partir dela que se materializam para os estudantes os fenômenos e processos ligados à Geografia; o lugar como o eixo relacionado a uma escala mais restrita, ligada ao espaço cotidiano de alunos e alunas, ou seja, o espaço conhecido na prática das relações que se dão com e no espaço; e, por último, o eixo da relação global-local, a partir da qual podemos enxergar a associação entre fenômenos e processos em diferentes lugares, assim como as relações entre processos globais e os fenômenos locais, extrapolando a escala local, possibilitando uma análise de conjuntura, mas não deixando de considerar o resultado e a influência mútua dos lugares nesse processo. Ao final desses movimentos, concluímos que o trabalho com os textos complementares guarda em si grande potencialidade e uma gama de possibilidades que podem colaborar para a construção de indivíduos críticos de suas realidades, colaborando para a formação cidadã. Em contrapartida também concluímos que em um âmbito geral as mobilizações propostas para o trabalho com esses escritos nas coleções analisadas apresentam limitações, pois não constituem de maneira clara uma posição crítica à lógica de reprodução social do capitalismo. A pesquisa também evidenciou o papel dos livros didáticos como ferramentas de implementação das políticas públicas para educação, sendo um importante veículo de manutenção do discurso, na perspectiva de conter as possibilidades de transformação da configuração de sociedade que estamos inseridos.This research is part of the Espace, school and knowledge: reflections on Educational Policies, Curriculum and Teacher Training project, which is linked to the Science, Culture and Education research line of the Graduate Program in Education at the Fluminense Federal University. In it, we propose to analyze complementary texts present in Geography textbooks for the final years of elementary school. We consider here as complementary texts written that were not originally prepared to be used in textbooks, but that in some circumstances are inserted throughout the volumes of the collections, with the intention of supporting the teaching-learning process in this material. We then set out to understand the possibilities, limits and mobilizations in the use of these texts of other non-didactic natures incorporated into the didactic ones, within the scope of school geography, in the context of training for citizenship. To this end, some considerations were made about public policies regarding textbooks in Brazil and the implementation processes of current educational policies in our country, in order to understand the contexts of production and circulation of textbooks on a national scale. Based on this framework, we seek to: contextualize the relationship between school geography and citizenship education; identify content and textual elements that characterize the complementary texts investigated; and to analyze these writings in their materiality in the textbook, considering their mobilizations, possibilities and limits for school geography. The analyses were organized based on theoretical assumptions associated with the role of teaching Geography for citizenship education, as well as the importance of the spatiality of geographic knowledge for school Geography, the recognition of lived space and its relationship with other places and on other scales of analysis. Based on these assumptions, three axes of analysis were established: spatiality as the broadest axis, as it is from there that phenomena and processes linked to Geography materialize for students; the place as the axis related to a more restricted scale, linked to the daily space of male and female students, that is, the space known in the practice of relationships that occur with and in space; and finally the axis of the global-local relationship, from which we can see the association between phenomena and processes in different places, as well as the relationships between global processes and local phenomena, extrapolating the local scale, enabling an analysis of the conjuncture, but not forgetting to consider the result and the mutual influence of the places in this process. At the end of these movements, we concluded that the work with complementary texts holds in itself great potential and a range of possibilities that can collaborate for the construction of individuals who are critical of their realities, collaborating for the formation citizenship. On the other hand, we also concluded that, in a general scope, the proposed mobilizations for working with these writings in the analyzed collections have limitations, as they do not clearly constitute a critical position towards the logic of social reproduction of capitalism. The research also showed the role of textbooks as tools for implementing public policies for education, being an important vehicle for maintaining discourse, with a view to containing the possibilities of transforming the configuration of society in which we are inserted.158 p.Pereira, Diego CarlosDassie, Bruno AlvesFreitas, Luciana Maria Almeida deOliveira, Aldo Gonçalves deOliveira, Ramirez Alvarenga de Oliveira2023-06-21T15:32:18Z2023-06-21T15:32:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ramirez Alvarenga de Oliveira. Textos complementares nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental: mobilização, possibilidades e limites. 2023. 158f. 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