PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adolfo, Matheus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540
Resumo: O funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil.
id UFF-2_5c8f7e12c89dea2af733d7375d80d1d3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28540
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médioFunk; Educação decolonial; Escola; Cultura; PeriferiaFunk; Decolonial education; School; Culture; PeripheryO funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil.The autonomous rhythm named Funk, that in their music expresses a large part of the peripheral experience, has been the target of prejudice and discrimination. This research aims to contribute to the discussion about multicultural and decolonial education, especially an anti-racist education, by seeking to identify whether funk is present in schools, and beyond that, if funk appears in the curriculum of traditional basic schools. From a bibliographical and documentary research, we sought to understand the political and social role and the importance of using music as a pedagogical tool. It was possible to conclude that funk is little present in school, and still in a repressed form, and absent from the school curriculum from Rio de Janeiro state, although the themes of funk songs can be part of the sociology curriculum, since funk is a cultural manifestation of the colonized peoples of Brazil.38Neves, Eloiza DiasRosa, Ronney MunizBraga, Solange Naegele SilvaDeolindo, Jacqueline da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3185355993455315Adolfo, Matheus2023-04-13T17:50:28Z2023-04-13T17:50:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfADOLFO, Matheus. Pancadão Carioca: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-13T17:50:32Zoai:app.uff.br:1/28540Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-13T17:50:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
title PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
spellingShingle PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
Adolfo, Matheus
Funk; Educação decolonial; Escola; Cultura; Periferia
Funk; Decolonial education; School; Culture; Periphery
title_short PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
title_full PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
title_fullStr PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
title_full_unstemmed PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
title_sort PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
author Adolfo, Matheus
author_facet Adolfo, Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Eloiza Dias
Rosa, Ronney Muniz
Braga, Solange Naegele Silva
Deolindo, Jacqueline da Silva
http://lattes.cnpq.br/3185355993455315
dc.contributor.author.fl_str_mv Adolfo, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Funk; Educação decolonial; Escola; Cultura; Periferia
Funk; Decolonial education; School; Culture; Periphery
topic Funk; Educação decolonial; Escola; Cultura; Periferia
Funk; Decolonial education; School; Culture; Periphery
description O funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13T17:50:28Z
2023-04-13T17:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ADOLFO, Matheus. Pancadão Carioca: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540
identifier_str_mv ADOLFO, Matheus. Pancadão Carioca: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135434957946880