PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540 |
Resumo: | O funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil. |
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PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médioFunk; Educação decolonial; Escola; Cultura; PeriferiaFunk; Decolonial education; School; Culture; PeripheryO funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil.The autonomous rhythm named Funk, that in their music expresses a large part of the peripheral experience, has been the target of prejudice and discrimination. This research aims to contribute to the discussion about multicultural and decolonial education, especially an anti-racist education, by seeking to identify whether funk is present in schools, and beyond that, if funk appears in the curriculum of traditional basic schools. From a bibliographical and documentary research, we sought to understand the political and social role and the importance of using music as a pedagogical tool. It was possible to conclude that funk is little present in school, and still in a repressed form, and absent from the school curriculum from Rio de Janeiro state, although the themes of funk songs can be part of the sociology curriculum, since funk is a cultural manifestation of the colonized peoples of Brazil.38Neves, Eloiza DiasRosa, Ronney MunizBraga, Solange Naegele SilvaDeolindo, Jacqueline da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3185355993455315Adolfo, Matheus2023-04-13T17:50:28Z2023-04-13T17:50:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfADOLFO, Matheus. Pancadão Carioca: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-13T17:50:32Zoai:app.uff.br:1/28540Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:45.361035Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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