Música na era do streaming: o justo pagamento de direitos autorais como forma de manutenção de uma comunidade criativa sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26840 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou investigar a melhor maneira de utilizar as plataformas de streaming para consolidar uma comunidade artística sustentável. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido levou em conta a enorme importância de, reconhecendo o papel fundamental da música e, principalmente, dos indivíduos envolvidos na sua produção, unir conhecimentos do campo da música, do empreendedorismo e do direito para alcançar uma forma de consumir música que seja saudável para toda a sociedade: acessível e conveniente ao público, lucrativa para as empresas envolvidas e justa no pagamento de direitos autorais àqueles que são a fonte de todo esse conteúdo artístico de valor inestimável. Buscou-se compreender as políticas de funcionamento das principais plataformas de streaming, colocando na balança seu funcionamento diante dos fundamentos internacionais de finalidade social da rede, tomando por base dispositivos na área da Propriedade Imaterial que tratam das novas tecnologias de distribuição e consumo da música. |
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Música na era do streaming: o justo pagamento de direitos autorais como forma de manutenção de uma comunidade criativa sustentávelMúsicaPlataformas digitaisStreamingDireitos AutoraisGestão coletivaTecnologia streaming (Telecomunicação)Direito autoralMúsicaMusicDigital platformsStreamingCopyrightCollective managementA presente pesquisa objetivou investigar a melhor maneira de utilizar as plataformas de streaming para consolidar uma comunidade artística sustentável. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido levou em conta a enorme importância de, reconhecendo o papel fundamental da música e, principalmente, dos indivíduos envolvidos na sua produção, unir conhecimentos do campo da música, do empreendedorismo e do direito para alcançar uma forma de consumir música que seja saudável para toda a sociedade: acessível e conveniente ao público, lucrativa para as empresas envolvidas e justa no pagamento de direitos autorais àqueles que são a fonte de todo esse conteúdo artístico de valor inestimável. Buscou-se compreender as políticas de funcionamento das principais plataformas de streaming, colocando na balança seu funcionamento diante dos fundamentos internacionais de finalidade social da rede, tomando por base dispositivos na área da Propriedade Imaterial que tratam das novas tecnologias de distribuição e consumo da música.This research aimed to investigate the best way to use streaming platforms in order to consolidate a healthy artistic community. In this context, the research took into account how important it is to, recognizing the major role played by music and, more importantly, the individuals involved in its making, explore the knowledge from the fields of music, empreteneurship and law to find a way to consume music that is healthy to the whole society: accesible and convenient to the public, profitable for the companies involved and fair when it comes to paying royalties to those who are the source of this inexorable artistic value. The goal was to understand the policies of the main streaming platforms, balancing their dynamics with the international fundaments of network social purpose, in the light of the current copyright legislation regarding new technologies of distribution and fruition of music.53 p.Jorge, Clarisse Stephan Farhathttp://lattes.cnpq.br/9846684449164904Vasconcellos, Igor Peçanha Frotahttp://lattes.cnpq.br/2044161073265234Siqueira, Camila Pereira de Castrohttp://lattes.cnpq.br/5098182665046958Dechelette, Ismael Andres Stevensonhttp://lattes.cnpq.br/1678621946380715Negreiros, Alexandre Hees dehttp://lattes.cnpq.br/4682165876671078Barreto, Daniel de Azevedo Gonçalves2022-11-07T18:48:37Z2022-11-07T18:48:37Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARRETO, Daniel de Azevedo Gonçalves. Música na era do streaming: o justo pagamento de direitos autorais como forma de manutenção de uma comunidade criativa sustentável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26840CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-07T18:48:41Zoai:app.uff.br:1/26840Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:32.044273Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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