Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473 |
Resumo: | Este trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípios |
id |
UFF-2_604eb608041f028a11a9925cb2665a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25473 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em PortugalCurrículoFunção exponencialFunção logarítmicaLivros didáticosPrograma de Licenciaturas InternacionaisLivro didáticoCurrículo escolarEnsino de matemáticaResumeExponential functionLogarithmic functionDidactic booksInternational Degree ProgramEste trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípiosInstituto de Matemática e EstatísticaThis work was motivated by the "sandwich" undergraduate experience that the author had, provided by the Brazil-Portugal / CAPES International Degree Program at the University of Coimbra, from August 2018 to July 2019. While attending the Infinitesimal Analysis course at the Portuguese university it becomes evident some discrepancy between Brazilian and Portuguese secondary education students. Based on this evidence, this paper is carried out with the objective of making a comparative analysis of the curricular proposals for secondary education in both countries. To fulfill this analysis, Portuguese and Brazilian official documents were taken as reference, bringing a deeper understanding regarding on how the teaching of exponential and logarithmic functions is approached inside both curricular proposals. To substantiate this analysis, three books were chosen, one Portuguese105 f.Rezende, Wanderley MouraPesco, Dirce UesuAntunes, Gladson OctavianoGallera, Gabriella Tonhoque2022-06-30T13:42:35Z2022-06-30T13:42:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALLERA, Gabriella Tonhoque. Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:18:35Zoai:app.uff.br:1/25473Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:44:56.769759Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
title |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
spellingShingle |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal Gallera, Gabriella Tonhoque Currículo Função exponencial Função logarítmica Livros didáticos Programa de Licenciaturas Internacionais Livro didático Currículo escolar Ensino de matemática Resume Exponential function Logarithmic function Didactic books International Degree Program |
title_short |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
title_full |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
title_fullStr |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
title_full_unstemmed |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
title_sort |
Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal |
author |
Gallera, Gabriella Tonhoque |
author_facet |
Gallera, Gabriella Tonhoque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rezende, Wanderley Moura Pesco, Dirce Uesu Antunes, Gladson Octaviano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallera, Gabriella Tonhoque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Função exponencial Função logarítmica Livros didáticos Programa de Licenciaturas Internacionais Livro didático Currículo escolar Ensino de matemática Resume Exponential function Logarithmic function Didactic books International Degree Program |
topic |
Currículo Função exponencial Função logarítmica Livros didáticos Programa de Licenciaturas Internacionais Livro didático Currículo escolar Ensino de matemática Resume Exponential function Logarithmic function Didactic books International Degree Program |
description |
Este trabalho tem como motivação a experiência de graduação sanduíche que a autora teve, oportunizada pelo Programa de Licenciaturas Internacionais Brasil- Portugal / CAPES, na Universidade de Coimbra, no período de agosto de 2018 a julho de 2019. Ao cursar a disciplina de Análise Infinitesimal I na universidade portuguesa, percebe-se alguma discrepância entre a formação dos alunos brasileiros e portugueses no ensino secundário. A partir desse indício, este trabalho desenvolve-se com o objetivo de fazer uma análise comparada das propostas curriculares para o ensino secundário em ambos os países. Para realizar essa análise, tomou-se como referência documentos oficiais portugueses e brasileiros, trazendo, para efeito de aprofundamento, um estudo de caso sobre como é abordado o ensino de funções exponenciais e logarítmicas nas duas propostas curriculares. Para consubstanciar essa análise foram escolhidos três livros, um português e dois brasileiros. Como conclusão observa-se que os livros estão alinhados, em geral, com a proposta curricular de cada país, que são bem diferentes em suas ideias e seus princípios |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-06-30T13:42:35Z 2022-06-30T13:42:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALLERA, Gabriella Tonhoque. Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GALLERA, Gabriella Tonhoque. Uma análise comparada de três propostas didáticas para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas no ensino secundário no Brasil e em Portugal. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823557799313408 |