Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Maria Domenique Lourenço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26519
Resumo: A partir de uma ótica crítica sobre o contexto histórico-social atual, carregado por um intenso debate entre o reconhecimento, a valorização e o direito à diferença (seja ela de orientação sexual, gênero, ou de cunho religioso, social, econômico, entre outros), há uma iminente preocupação em estender tal discussão para a principal base formadora de sujeitos de qualquer nação: a escola. Sendo o Brasil uma nação multicultural, onde predomina a presença de diversas etnias interrelacionando-se, é comum a divergência entre elas ao colocar em foco seus pontos de vistas sobre determinados temas. Entende-se que o debate é fundamental para a construção e fomentação crítica que englobem esses temas, entretanto o que vemos hoje é um cenário de total intolerância, no que tange a individualidade exacerbada do locutor, e um estranhamento quase que geral no que diz respeito ao “ser diferente”; sem falar da desvalorização dos Direitos Humanos enquanto peça fundamental na edificação de uma sociedade plenamente diversificada onde se reconheça que todos somos iguais em diferença, mas possuímos, enquanto seres humanos, direitos iguais.
id UFF-2_613f9e14b43da6e9b5fcae8b43b1f72a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26519
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanosEducaçãoEducação BásicaDireitos HumanosEducação em Direitos HumanosDemocraciaJogos e Brincadeiras PopularesPedagogiaEducationBasic EducationHuman RightsHuman Rigths EducationDemocracyPopular GamesA partir de uma ótica crítica sobre o contexto histórico-social atual, carregado por um intenso debate entre o reconhecimento, a valorização e o direito à diferença (seja ela de orientação sexual, gênero, ou de cunho religioso, social, econômico, entre outros), há uma iminente preocupação em estender tal discussão para a principal base formadora de sujeitos de qualquer nação: a escola. Sendo o Brasil uma nação multicultural, onde predomina a presença de diversas etnias interrelacionando-se, é comum a divergência entre elas ao colocar em foco seus pontos de vistas sobre determinados temas. Entende-se que o debate é fundamental para a construção e fomentação crítica que englobem esses temas, entretanto o que vemos hoje é um cenário de total intolerância, no que tange a individualidade exacerbada do locutor, e um estranhamento quase que geral no que diz respeito ao “ser diferente”; sem falar da desvalorização dos Direitos Humanos enquanto peça fundamental na edificação de uma sociedade plenamente diversificada onde se reconheça que todos somos iguais em diferença, mas possuímos, enquanto seres humanos, direitos iguais.“From a critical perspective on the current historical-social context, loaded by an intense debate between recognition, (whether sexual orientation, gender or religious, social, economic, among others issues), there is an imminent concern to extend such discussion to the main training base of subjects of any nation: the school. Since Brazil is a multicultural nation, where the presence of diverse ethnic groups is interrelated, it is common the divergence between them when focusing on their points of view on certain themes. It is understood that the debate is fundamental for the construction and critical fomentation that encompasses these themes. However what we see today is a scenario of total intolerance, as far as the speaker's exacerbated individuality, and an almost general strangeness with respect to "being different"; not only to speak of the devaluation of Human Rights as a fundamental element in the construction of a fully diversified society where we recognize that we are all equal in difference, but also we have equal rights as human beings."Pereira, Júlio César MedeirosFortes, Maria Domenique Lourenço2022-10-19T15:28:22Z2022-10-19T15:28:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26519CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T15:28:26Zoai:app.uff.br:1/26519Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-19T15:28:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
title Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
spellingShingle Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
Fortes, Maria Domenique Lourenço
Educação
Educação Básica
Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos
Democracia
Jogos e Brincadeiras Populares
Pedagogia
Education
Basic Education
Human Rights
Human Rigths Education
Democracy
Popular Games
title_short Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
title_full Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
title_fullStr Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
title_full_unstemmed Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
title_sort Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos
author Fortes, Maria Domenique Lourenço
author_facet Fortes, Maria Domenique Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Júlio César Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Maria Domenique Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Básica
Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos
Democracia
Jogos e Brincadeiras Populares
Pedagogia
Education
Basic Education
Human Rights
Human Rigths Education
Democracy
Popular Games
topic Educação
Educação Básica
Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos
Democracia
Jogos e Brincadeiras Populares
Pedagogia
Education
Basic Education
Human Rights
Human Rigths Education
Democracy
Popular Games
description A partir de uma ótica crítica sobre o contexto histórico-social atual, carregado por um intenso debate entre o reconhecimento, a valorização e o direito à diferença (seja ela de orientação sexual, gênero, ou de cunho religioso, social, econômico, entre outros), há uma iminente preocupação em estender tal discussão para a principal base formadora de sujeitos de qualquer nação: a escola. Sendo o Brasil uma nação multicultural, onde predomina a presença de diversas etnias interrelacionando-se, é comum a divergência entre elas ao colocar em foco seus pontos de vistas sobre determinados temas. Entende-se que o debate é fundamental para a construção e fomentação crítica que englobem esses temas, entretanto o que vemos hoje é um cenário de total intolerância, no que tange a individualidade exacerbada do locutor, e um estranhamento quase que geral no que diz respeito ao “ser diferente”; sem falar da desvalorização dos Direitos Humanos enquanto peça fundamental na edificação de uma sociedade plenamente diversificada onde se reconheça que todos somos iguais em diferença, mas possuímos, enquanto seres humanos, direitos iguais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T15:28:22Z
2022-10-19T15:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26519
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838824183627776