Brincadeiras populares como metodologia para o ensino e consolidação da educação em e para os direitos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Maria Domenique Lourenço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26519
Resumo: A partir de uma ótica crítica sobre o contexto histórico-social atual, carregado por um intenso debate entre o reconhecimento, a valorização e o direito à diferença (seja ela de orientação sexual, gênero, ou de cunho religioso, social, econômico, entre outros), há uma iminente preocupação em estender tal discussão para a principal base formadora de sujeitos de qualquer nação: a escola. Sendo o Brasil uma nação multicultural, onde predomina a presença de diversas etnias interrelacionando-se, é comum a divergência entre elas ao colocar em foco seus pontos de vistas sobre determinados temas. Entende-se que o debate é fundamental para a construção e fomentação crítica que englobem esses temas, entretanto o que vemos hoje é um cenário de total intolerância, no que tange a individualidade exacerbada do locutor, e um estranhamento quase que geral no que diz respeito ao “ser diferente”; sem falar da desvalorização dos Direitos Humanos enquanto peça fundamental na edificação de uma sociedade plenamente diversificada onde se reconheça que todos somos iguais em diferença, mas possuímos, enquanto seres humanos, direitos iguais.
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