A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mirna Almeida Motta
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15831
Resumo: Esta dissertação busca analisar as políticas públicas brasileiras atuais referentes à leitura e à escrita com base na teoria histórico-cultural, e apresentar contribuições para o debate sobre a centralidade da criança em seu processo de aprendizagem. Entre as políticas públicas abordadas, destacam-se: o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, iniciado aos seis anos de idade (2006); o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); a educação básica obrigatória a partir dos quatro anos de idade, oferecida em pré-escola (2013); o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (2013); o Plano Nacional de Educação (2014-2024); e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para a consecução deste trabalho faz-se uma crítica à escola, em sua tentativa de controle externo da aprendizagem, bem como às políticas públicas que desconsideram o caráter único dos processos de desenvolvimento humano. Para tanto, investiga-se alguns conceitos basilares de Vygotsky, que se destacaram ao longo da história até a atualidade, como: a fala oral e a fala escrita. Discute-se também, à luz da teoria: a idade cronológica e idade pedológica; a relação entre instrução escolar e desenvolvimento infantil; e a brincadeira de faz de conta e a escrita da criança. Outras questões importantes são abordadas, fornecendo instrumentos claros para a crítica do texto que ora é apresentado, como a utilização das traduções incompletas ou deturpadas das obras de Vygotsky em documentos oficiais do Ministério da Educação. Por fim, deve-se destacar que a teoria histórico-cultural perpassa todo o trabalho, a fim de evidenciar a corrente teórica defendida pela autora
id UFF-2_6144dfceb5cbc90e1ce4af5cd3a952da
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15831
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-culturalLeitura e escritaTeoria histórico-culturalInfânciaLeituraEscritaPolítica educacionalReading and writingHistorical-cultural theoryChildhoodEsta dissertação busca analisar as políticas públicas brasileiras atuais referentes à leitura e à escrita com base na teoria histórico-cultural, e apresentar contribuições para o debate sobre a centralidade da criança em seu processo de aprendizagem. Entre as políticas públicas abordadas, destacam-se: o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, iniciado aos seis anos de idade (2006); o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); a educação básica obrigatória a partir dos quatro anos de idade, oferecida em pré-escola (2013); o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (2013); o Plano Nacional de Educação (2014-2024); e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para a consecução deste trabalho faz-se uma crítica à escola, em sua tentativa de controle externo da aprendizagem, bem como às políticas públicas que desconsideram o caráter único dos processos de desenvolvimento humano. Para tanto, investiga-se alguns conceitos basilares de Vygotsky, que se destacaram ao longo da história até a atualidade, como: a fala oral e a fala escrita. Discute-se também, à luz da teoria: a idade cronológica e idade pedológica; a relação entre instrução escolar e desenvolvimento infantil; e a brincadeira de faz de conta e a escrita da criança. Outras questões importantes são abordadas, fornecendo instrumentos claros para a crítica do texto que ora é apresentado, como a utilização das traduções incompletas ou deturpadas das obras de Vygotsky em documentos oficiais do Ministério da Educação. Por fim, deve-se destacar que a teoria histórico-cultural perpassa todo o trabalho, a fim de evidenciar a corrente teórica defendida pela autoraThis dissertation aims to analyze current Brazilian public policies regarding reading and writing based on historical-cultural theory and to present contributions to the debate about the centrality of children in their learning process. Among the public policies addressed, the following stand out: compulsory primary education, which lasts nine years and starts at the age of six (2006); the National Pact for Literacy in the Right Age (2012); compulsory basic education from the age of four offered in pre-school (2013); the Project Reading and Writing in Early Childhood Education (2013); the National Education Plan (2014/2024); the National Curricular Common Base (2017). In order to achieve this work, it is made a critique of the school in its attempt to control external learning, as well as public policies that disregard the unique character of human development processes. Therefore, we investigate some basic concepts of Vygotsky, which have stood out throughout history to the present day, such as: oral and written speech. It is also discussed in the light of the theory, the chronological age and pedological age; the relationship between school instruction and child development; the make-believe game and the child’s writing. Other important issues are addressed, which provides clear instruments for the criticism of the text presented here, such as the use of incomplete or misrepresented translations of Vygotsky's works in official documents of the Ministry of Education. Finally, it should be noted that the historical-cultural theory permeates all work, in order to highlight the theoretical current defended by the author106 f.Prestes, ZoiaChaves, MartaSantiago, Mylene Cristinahttp://lattes.cnpq.br/2031390027346484http://lattes.cnpq.br/1927800358488148http://lattes.cnpq.br/1927800358488148http://lattes.cnpq.br/3623759765067532http://lattes.cnpq.br/0803555578064293Soares, Mirna Almeida Motta2020-11-09T17:53:37Z2020-11-09T17:53:37Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Mirna Almeida Motta. A leitura e a escrita na infância : as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15831http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T14:50:07Zoai:app.uff.br:1/15831Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-16T14:50:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
title A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
spellingShingle A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
Soares, Mirna Almeida Motta
Leitura e escrita
Teoria histórico-cultural
Infância
Leitura
Escrita
Política educacional
Reading and writing
Historical-cultural theory
Childhood
title_short A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
title_full A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
title_fullStr A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
title_sort A leitura e a escrita na infância: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural
author Soares, Mirna Almeida Motta
author_facet Soares, Mirna Almeida Motta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prestes, Zoia
Chaves, Marta
Santiago, Mylene Cristina
http://lattes.cnpq.br/2031390027346484
http://lattes.cnpq.br/1927800358488148
http://lattes.cnpq.br/1927800358488148
http://lattes.cnpq.br/3623759765067532
http://lattes.cnpq.br/0803555578064293
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mirna Almeida Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Teoria histórico-cultural
Infância
Leitura
Escrita
Política educacional
Reading and writing
Historical-cultural theory
Childhood
topic Leitura e escrita
Teoria histórico-cultural
Infância
Leitura
Escrita
Política educacional
Reading and writing
Historical-cultural theory
Childhood
description Esta dissertação busca analisar as políticas públicas brasileiras atuais referentes à leitura e à escrita com base na teoria histórico-cultural, e apresentar contribuições para o debate sobre a centralidade da criança em seu processo de aprendizagem. Entre as políticas públicas abordadas, destacam-se: o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, iniciado aos seis anos de idade (2006); o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012); a educação básica obrigatória a partir dos quatro anos de idade, oferecida em pré-escola (2013); o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (2013); o Plano Nacional de Educação (2014-2024); e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Para a consecução deste trabalho faz-se uma crítica à escola, em sua tentativa de controle externo da aprendizagem, bem como às políticas públicas que desconsideram o caráter único dos processos de desenvolvimento humano. Para tanto, investiga-se alguns conceitos basilares de Vygotsky, que se destacaram ao longo da história até a atualidade, como: a fala oral e a fala escrita. Discute-se também, à luz da teoria: a idade cronológica e idade pedológica; a relação entre instrução escolar e desenvolvimento infantil; e a brincadeira de faz de conta e a escrita da criança. Outras questões importantes são abordadas, fornecendo instrumentos claros para a crítica do texto que ora é apresentado, como a utilização das traduções incompletas ou deturpadas das obras de Vygotsky em documentos oficiais do Ministério da Educação. Por fim, deve-se destacar que a teoria histórico-cultural perpassa todo o trabalho, a fim de evidenciar a corrente teórica defendida pela autora
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-09T17:53:37Z
2020-11-09T17:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Mirna Almeida Motta. A leitura e a escrita na infância : as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15831
identifier_str_mv SOARES, Mirna Almeida Motta. A leitura e a escrita na infância : as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural: as políticas públicas no Brasil e a teoria histórico-cultural. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135369029779456