Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Rodrigo de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24559
Resumo: A pandemia da covid-19 acelerou o debate sobre o uso das tecnologias atuais no processo educacional. Através do ensino remoto emergencial, foi constado a dificuldade dos professores e alunos na utilização das Tecnologias da informação e comunicação (TIC), para realizar as aulas, além disso, descortinou a falta de estrutura e suporte, como, por exemplo, uma internet de qualidade, material de orientação adequado, entre outras coisas. Pensando nessas questões, o presente trabalho buscou entender, através da pesquisa bibliográfica o porquê do Brasil estar atrasado nas discussões, quanto nos projetos acerca da união entre tecnologias digitais e educação, trazendo a perspectiva histórica da criação dessas tecnologias perante o cenário mundial, contextualizando com a entrada delas no país e como o Estado tentou através de várias políticas públicas integrar as TIC no processo educativo, apresentando também a visão política desse tema, buscando entender à educação na perspectiva dos setores neoliberais e progressistas. Como interlocutores, trago Nelson Pretto para debater sobre as tecnologias no campo da educação, Paulo Freire e Antonio Nóvoa com o tema educação e profissão docente, trago também Pierre Lévy e seu conceito de cibercultura, dando base teórica para adentrar nas discussões na busca para refletir sob esses aspectos a luz de duas perguntas: Como podemos utilizar as tecnologias digitais como potência para as práticas educacionais e como ela pode contribuir significativamente para a reconfiguração educacional?
id UFF-2_637ec753793c599eccd59641aabb6305
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24559
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativasTICEducaçãoEnsino remoto emergencialPolíticas públicasPolítica públicaPandemiaTecnologia da informaçãoEducaçãoTICEducaciónEnseñanza a distancia de emergênciaPolíticas públicasA pandemia da covid-19 acelerou o debate sobre o uso das tecnologias atuais no processo educacional. Através do ensino remoto emergencial, foi constado a dificuldade dos professores e alunos na utilização das Tecnologias da informação e comunicação (TIC), para realizar as aulas, além disso, descortinou a falta de estrutura e suporte, como, por exemplo, uma internet de qualidade, material de orientação adequado, entre outras coisas. Pensando nessas questões, o presente trabalho buscou entender, através da pesquisa bibliográfica o porquê do Brasil estar atrasado nas discussões, quanto nos projetos acerca da união entre tecnologias digitais e educação, trazendo a perspectiva histórica da criação dessas tecnologias perante o cenário mundial, contextualizando com a entrada delas no país e como o Estado tentou através de várias políticas públicas integrar as TIC no processo educativo, apresentando também a visão política desse tema, buscando entender à educação na perspectiva dos setores neoliberais e progressistas. Como interlocutores, trago Nelson Pretto para debater sobre as tecnologias no campo da educação, Paulo Freire e Antonio Nóvoa com o tema educação e profissão docente, trago também Pierre Lévy e seu conceito de cibercultura, dando base teórica para adentrar nas discussões na busca para refletir sob esses aspectos a luz de duas perguntas: Como podemos utilizar as tecnologias digitais como potência para as práticas educacionais e como ela pode contribuir significativamente para a reconfiguração educacional?La pandemia del covid-19 aceleró el debate sobre el uso de las tecnologías actuales en el proceso educativo. Mediante de la teledocencia de emergencia, se constató la dificultad de los profesores y de los estudiantes en el uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) para realizar las clases, además de revelar la falta de estructura y apoyo, como, por ejemplo, un internet de calidad, material de orientación adecuado, entre otras cosas. Pensando en estas cuestiones, el presente trabajo buscó comprender, mediante de la investigación bibliográfica, por qué Brasil estas atrasado en las discusiones, como en los proyectos sobre la unión entre las tecnologías digitales y la educación, trayendo la perspectiva historica de la creación de estas tecnologías ante el escenario mundial, contextualizando con la entrada de las mismas en el país y cómo el Estado intento mediante las diversas políticas públicas integrar las TIC en el proceso educativo, presentando también la visión política del tema, buscando compreender la educación desde la perspectiva de los sectores neoliberales y progresistas. Como interlocutores, Nelson Pretto para debatir sobre las tecnologías en el campo de la educación, Paulo Freire y Antonio Nóvoa con el tema educación y profesión docente, también traigo a Pierre Lévy y su concepto de cibercultura, dando una base teórica para adentrar en las discusiones en la búsqueda de reflexionar sobre estos aspectos a la luz de dos cuestiones: ¿Cómo podemos utilizar las tecnologías digitales como potencias para las prácticas educativas y cómo puede contribuyer significativamente a la reconfiguración educativa?Universidade Federal FluminenseNiteróiFerreira, Helen PereiraGuarino, Lia Corrêa de OliveiraSantana, Rodrigo de Jesus2022-02-14T15:28:16Z2022-02-14T15:28:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24559Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-14T15:28:19Zoai:app.uff.br:1/24559Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-14T15:28:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
title Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
spellingShingle Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
Santana, Rodrigo de Jesus
TIC
Educação
Ensino remoto emergencial
Políticas públicas
Política pública
Pandemia
Tecnologia da informação
Educação
TIC
Educación
Enseñanza a distancia de emergência
Políticas públicas
title_short Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
title_full Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
title_fullStr Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
title_full_unstemmed Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
title_sort Educação & tecnologias da informação e da comunicação: conexões entre história, políticas e práticas educativas
author Santana, Rodrigo de Jesus
author_facet Santana, Rodrigo de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Helen Pereira
Guarino, Lia Corrêa de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Rodrigo de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Educação
Ensino remoto emergencial
Políticas públicas
Política pública
Pandemia
Tecnologia da informação
Educação
TIC
Educación
Enseñanza a distancia de emergência
Políticas públicas
topic TIC
Educação
Ensino remoto emergencial
Políticas públicas
Política pública
Pandemia
Tecnologia da informação
Educação
TIC
Educación
Enseñanza a distancia de emergência
Políticas públicas
description A pandemia da covid-19 acelerou o debate sobre o uso das tecnologias atuais no processo educacional. Através do ensino remoto emergencial, foi constado a dificuldade dos professores e alunos na utilização das Tecnologias da informação e comunicação (TIC), para realizar as aulas, além disso, descortinou a falta de estrutura e suporte, como, por exemplo, uma internet de qualidade, material de orientação adequado, entre outras coisas. Pensando nessas questões, o presente trabalho buscou entender, através da pesquisa bibliográfica o porquê do Brasil estar atrasado nas discussões, quanto nos projetos acerca da união entre tecnologias digitais e educação, trazendo a perspectiva histórica da criação dessas tecnologias perante o cenário mundial, contextualizando com a entrada delas no país e como o Estado tentou através de várias políticas públicas integrar as TIC no processo educativo, apresentando também a visão política desse tema, buscando entender à educação na perspectiva dos setores neoliberais e progressistas. Como interlocutores, trago Nelson Pretto para debater sobre as tecnologias no campo da educação, Paulo Freire e Antonio Nóvoa com o tema educação e profissão docente, trago também Pierre Lévy e seu conceito de cibercultura, dando base teórica para adentrar nas discussões na busca para refletir sob esses aspectos a luz de duas perguntas: Como podemos utilizar as tecnologias digitais como potência para as práticas educacionais e como ela pode contribuir significativamente para a reconfiguração educacional?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T15:28:16Z
2022-02-14T15:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/24559
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24559
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053732521836544