Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior
id UFF-2_63da811845a6d2c21808e1efc00488bd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7658
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta RedondaInteligências múltiplasEstratégias de ensino e aprendizagemFormação de competências em Ciências ContábeisInteligência múltiplaCompetênciaContabilidadeEnsino-aprendizagemEstratégiaEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino SuperiorOliveira, Selma Regina MartinsFraga, Anderson NunesFreitas, Arlindo de OliveiraSilva, Ligia Graciete Soares daSilva, Eliane Pereira dos Santos2018-09-24T19:06:57Z2018-09-24T19:06:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7658Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T17:38:32Zoai:app.uff.br:1/7658Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-21T17:38:32Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
title Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
spellingShingle Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
Silva, Eliane Pereira dos Santos
Inteligências múltiplas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Formação de competências em Ciências Contábeis
Inteligência múltipla
Competência
Contabilidade
Ensino-aprendizagem
Estratégia
title_short Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
title_full Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
title_fullStr Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
title_full_unstemmed Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
title_sort Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
author Silva, Eliane Pereira dos Santos
author_facet Silva, Eliane Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina Martins
Fraga, Anderson Nunes
Freitas, Arlindo de Oliveira
Silva, Ligia Graciete Soares da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Formação de competências em Ciências Contábeis
Inteligência múltipla
Competência
Contabilidade
Ensino-aprendizagem
Estratégia
topic Inteligências múltiplas
Estratégias de ensino e aprendizagem
Formação de competências em Ciências Contábeis
Inteligência múltipla
Competência
Contabilidade
Ensino-aprendizagem
Estratégia
description Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-24T19:06:57Z
2018-09-24T19:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838797326450688