Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior |
id |
UFF-2_63da811845a6d2c21808e1efc00488bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/7658 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta RedondaInteligências múltiplasEstratégias de ensino e aprendizagemFormação de competências em Ciências ContábeisInteligência múltiplaCompetênciaContabilidadeEnsino-aprendizagemEstratégiaEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino SuperiorOliveira, Selma Regina MartinsFraga, Anderson NunesFreitas, Arlindo de OliveiraSilva, Ligia Graciete Soares daSilva, Eliane Pereira dos Santos2018-09-24T19:06:57Z2018-09-24T19:06:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7658Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T17:38:32Zoai:app.uff.br:1/7658Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:40.578955Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
title |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
spellingShingle |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda Silva, Eliane Pereira dos Santos Inteligências múltiplas Estratégias de ensino e aprendizagem Formação de competências em Ciências Contábeis Inteligência múltipla Competência Contabilidade Ensino-aprendizagem Estratégia |
title_short |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
title_full |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
title_fullStr |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
title_full_unstemmed |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
title_sort |
Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda |
author |
Silva, Eliane Pereira dos Santos |
author_facet |
Silva, Eliane Pereira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Selma Regina Martins Fraga, Anderson Nunes Freitas, Arlindo de Oliveira Silva, Ligia Graciete Soares da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Pereira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligências múltiplas Estratégias de ensino e aprendizagem Formação de competências em Ciências Contábeis Inteligência múltipla Competência Contabilidade Ensino-aprendizagem Estratégia |
topic |
Inteligências múltiplas Estratégias de ensino e aprendizagem Formação de competências em Ciências Contábeis Inteligência múltipla Competência Contabilidade Ensino-aprendizagem Estratégia |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-24T19:06:57Z 2018-09-24T19:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823648980336640 |