O Ato de brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafanele Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8542
Resumo: A pesquisa propõe em seu objetivo principal observar a relação que a criança estabelece com o brincar na escola. A brincadeira corresponde a uma ação social e cultural no universo infantil e pode ser colaboradora do processo de aprendizagem e de interação das crianças com o meio no qual se encontram inseridas, pois permite a elas traduzirem os conceitos complexos para o seu universo adaptando-os a sua realidade e capacidade de compreensão. Assim, também, permite que ao mesmo tempo as crianças se desenvolvam em seu campo cognitivo, emocional, físico e social. Desse modo, conclusivamente a pesquisa percebeu que além de propiciar a aprendizagem, o brincar na educação infantil também auxilia no processo de adaptação das crianças ao ambiente escolar sendo importante o professor assumir um papel mediador nesse processo
id UFF-2_63dca89922bc783755a3d2c14e0e77de
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8542
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Ato de brincar na educação infantilBrincadeiraInfânciaAprendizagemDesenvolvimentoPedagogiaPlayChildhoodLearningDevelopmentA pesquisa propõe em seu objetivo principal observar a relação que a criança estabelece com o brincar na escola. A brincadeira corresponde a uma ação social e cultural no universo infantil e pode ser colaboradora do processo de aprendizagem e de interação das crianças com o meio no qual se encontram inseridas, pois permite a elas traduzirem os conceitos complexos para o seu universo adaptando-os a sua realidade e capacidade de compreensão. Assim, também, permite que ao mesmo tempo as crianças se desenvolvam em seu campo cognitivo, emocional, físico e social. Desse modo, conclusivamente a pesquisa percebeu que além de propiciar a aprendizagem, o brincar na educação infantil também auxilia no processo de adaptação das crianças ao ambiente escolar sendo importante o professor assumir um papel mediador nesse processoThe research proposes in its main objective to observe the relation that the child establishes with the play in the school. The play corresponds to a social and cultural action in relation to the childhood universe and can be a collaborative form of the process of learning and interaction of the children with the environment in which they are inserted, as it allows translating the complex concepts into your universe by adapting to their reality and ability for understanding. Thus, it also allows the children to develop at the same time your cognitive, emotional, physical and social field. In this way, the research conclusively realized that in addition to providing learning, playing in early childhood education also helps in the process of adapting children to the school environment, and it is important for the teacher to take a mediating role in this processReis, Andrea CardosoPereira, Rafanele Garcia2019-02-13T17:23:26Z2019-02-13T17:23:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8542http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:50:09Zoai:app.uff.br:1/8542Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T18:50:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ato de brincar na educação infantil
title O Ato de brincar na educação infantil
spellingShingle O Ato de brincar na educação infantil
Pereira, Rafanele Garcia
Brincadeira
Infância
Aprendizagem
Desenvolvimento
Pedagogia
Play
Childhood
Learning
Development
title_short O Ato de brincar na educação infantil
title_full O Ato de brincar na educação infantil
title_fullStr O Ato de brincar na educação infantil
title_full_unstemmed O Ato de brincar na educação infantil
title_sort O Ato de brincar na educação infantil
author Pereira, Rafanele Garcia
author_facet Pereira, Rafanele Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Andrea Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rafanele Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Infância
Aprendizagem
Desenvolvimento
Pedagogia
Play
Childhood
Learning
Development
topic Brincadeira
Infância
Aprendizagem
Desenvolvimento
Pedagogia
Play
Childhood
Learning
Development
description A pesquisa propõe em seu objetivo principal observar a relação que a criança estabelece com o brincar na escola. A brincadeira corresponde a uma ação social e cultural no universo infantil e pode ser colaboradora do processo de aprendizagem e de interação das crianças com o meio no qual se encontram inseridas, pois permite a elas traduzirem os conceitos complexos para o seu universo adaptando-os a sua realidade e capacidade de compreensão. Assim, também, permite que ao mesmo tempo as crianças se desenvolvam em seu campo cognitivo, emocional, físico e social. Desse modo, conclusivamente a pesquisa percebeu que além de propiciar a aprendizagem, o brincar na educação infantil também auxilia no processo de adaptação das crianças ao ambiente escolar sendo importante o professor assumir um papel mediador nesse processo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-13T17:23:26Z
2019-02-13T17:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/8542
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135468872040448