Consciência fonológica na prática pedagógica de professores alfabetizadores no município de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255176 |
Resumo: | Na aquisição da leitura e escrita o aprendizado não ocorre de forma natural. O trabalho do professor alfabetizador é fundamental e torna-se árduo, visto que em sua formação há poucos estudos sobre conceitos linguísticos. Sabendo que a consciência fonológica é importante para o domínio do princípio alfabético, este estudo tem como objetivo geral verificar o conhecimento dos alfabetizadores com relação à importância da consciência fonológica na alfabetização para o domínio do princípio alfabético. Para contemplarmos os objetivos específicos, foi necessário compreender a relevância da consciência fonológica na alfabetização, conhecer as bibliografias que os professores alfabetizadores têm utilizado para sustentar seu fazer pedagógico, e identificar atividades e jogos utilizados que desenvolvessem a compreensão do princípio alfabético e consciência fonológica dos educandos de 1° e 2° ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa transversal retrospectiva, exploratória, e qualitativa em que sua coleta ocorreu por meio de um questionário on-line de uma pesquisa maior em andamento no Curso de Fonoaudiologia da UFRGS, intitulado "O que sustenta o fazer do professor na alfabetização: um estudo em Porto Alegre e Região Metropolitana”. No entanto, este estudo realizou as análises somente dos professores de 1º e 2º ano que atuam em Porto Alegre, restringindo-se somente a respostas de questões que envolvem as bibliografias utilizadas pelos professores e os tipos de jogos e atividades pedagógicas utilizadas. Como resultado foi identificado que tanto na escolha das bibliografias pelas professoras quanto na escolha dos objetivos estabelecidos nos jogos e atividades, a prática pedagógica do professor alfabetizador compreende a consciência fonológica como importante, mas não como um componente essencial para o processo de alfabetização. Também se conclui que há necessidade de as professoras alfabetizadoras buscarem conhecimento para desenvolver maior entendimento sobre a consciência fonológica e assim aprimorar seu fazer pedagógico. |
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Oliveira, Karoline Santos deScherer, Ana Paula Rigatti2023-02-28T03:23:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/255176001162998Na aquisição da leitura e escrita o aprendizado não ocorre de forma natural. O trabalho do professor alfabetizador é fundamental e torna-se árduo, visto que em sua formação há poucos estudos sobre conceitos linguísticos. Sabendo que a consciência fonológica é importante para o domínio do princípio alfabético, este estudo tem como objetivo geral verificar o conhecimento dos alfabetizadores com relação à importância da consciência fonológica na alfabetização para o domínio do princípio alfabético. Para contemplarmos os objetivos específicos, foi necessário compreender a relevância da consciência fonológica na alfabetização, conhecer as bibliografias que os professores alfabetizadores têm utilizado para sustentar seu fazer pedagógico, e identificar atividades e jogos utilizados que desenvolvessem a compreensão do princípio alfabético e consciência fonológica dos educandos de 1° e 2° ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa transversal retrospectiva, exploratória, e qualitativa em que sua coleta ocorreu por meio de um questionário on-line de uma pesquisa maior em andamento no Curso de Fonoaudiologia da UFRGS, intitulado "O que sustenta o fazer do professor na alfabetização: um estudo em Porto Alegre e Região Metropolitana”. No entanto, este estudo realizou as análises somente dos professores de 1º e 2º ano que atuam em Porto Alegre, restringindo-se somente a respostas de questões que envolvem as bibliografias utilizadas pelos professores e os tipos de jogos e atividades pedagógicas utilizadas. Como resultado foi identificado que tanto na escolha das bibliografias pelas professoras quanto na escolha dos objetivos estabelecidos nos jogos e atividades, a prática pedagógica do professor alfabetizador compreende a consciência fonológica como importante, mas não como um componente essencial para o processo de alfabetização. Também se conclui que há necessidade de as professoras alfabetizadoras buscarem conhecimento para desenvolver maior entendimento sobre a consciência fonológica e assim aprimorar seu fazer pedagógico.In the acquisition of reading and writing, learning does not occur naturally. The work of the literacy teachers is fundamental and becomes arduous, since in their training there are few studies on linguistic concepts. Knowing that phonological awareness is important for mastering the alphabetic principle, the general objective of this study was to verify the literacy teachers' knowledge regarding the importance of phonological awareness in literacy for mastering the alphabetic principle. The specific purposes were to understand the relevance of phonological awareness in literacy, to know the references literacy teachers used to support their teaching, and to identify activities and games used to develop understanding of the alphabetic principle and phonological awareness in 1st and 2nd grade students. This is a retrospective, exploratory, and quantitative cross-sectional research in which its collection occurred by means of an on-line questionnaire of a larger research in progress in the Speech Therapy Course at UFRGS, entitled "What supports the teacher's work in literacy: a study in Porto Alegre and its metropolitan region". However, this study analysed only 1st and 2nd grade teachers working in Porto Alegre, being restricted to the answers to questions involving references used by the teachers, and the types of games and pedagogical activities employed. As a result, it was identified that regarding the choice of references by the teachers, and the choice of purposes established for the games and activities, the pedagogical practice of the literacy teacher considers phonological awareness as important, but not as an essential component for the literacy process. It is also concluded that there is a need for literacy teachers to seek knowledge to develop a better understanding of phonological awareness and thus improve their pedagogical practice.application/pdfporAlfabetizaçãoConsciência fonológicaPrática pedagógicaLiteracyPhonological awarenessPedagogical practiceConsciência fonológica na prática pedagógica de professores alfabetizadores no município de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162998.pdf.txt001162998.pdf.txtExtracted Texttext/plain74934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255176/2/001162998.pdf.txt83e9d716677d84cc20eea817fdd15e5dMD52ORIGINAL001162998.pdfTexto completoapplication/pdf5057539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255176/1/001162998.pdf6d1217a056ae7c2e250831458708de72MD5110183/2551762023-03-01 03:30:59.962332oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255176Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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