Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victorino, Márcia Cristina Soares de Moura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22965
Resumo: Nessa pesquisa temos por objetivo desenvolver metodologias de ensino de ciências com enfoque CTS numa perspectiva freireana para ser aplicada no nono ano do ensino fundamental II (9º ano do EF II). Como cenário da pesquisa tomamos o contexto da Escola Municipal Altivo César, no município de Niterói (RJ), onde a autora atua como docente. Assim, o produto educacional resultante, apesar de elaborado a partir deste contexto, pode ser adaptado para qualquer escola, pública ou privada, de qualquer região do Brasil. De cunho qualitativo, buscamos apoio em autores como Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, entre outros, que discutem a abordagem CTS no ensino de ciências e também em algumas das obras de Freire para tecer reflexões teóricas e compreender as interlocuções entre o ensino CTS e a pedagogia freireana, para pensar a construção de nossa metodologia de ensino. Como resultado foram elaboradas sequências didáticas (SD) com temas extraídos da realidade concreta dos estudantes e da comunidade escolar. Com a aplicação parcial da primeira sequência, que foi interrompida pela pandemia do COVID-19, fomos capazes de refletir sobre nossa prática a partir da teoria para então, traçar estratégias que contribuem para tornar o ensino de ciências significativo e capaz de promover as reflexões e críticas necessárias ao modelo técnico-científico de ensino praticado, buscando uma educação técnico-científica humanística. O produto educacional resultante é integrado por quatro SD para o ensino de ciências no nono ano de escolaridade, numa perspectiva CTS com abordagem freireana. Nessas sequências são trabalhados os objetos de conhecimento referentes à unidade temática matéria e energia da BNCC
id UFF-2_6af4206734759856d7bd8d29c372dded
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22965
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireanaEnsino fundamental IISequência didáticaPedagogia freireanaEducação cidadãEnsino da ciênciaCiência e tecnologiaCidadaniaProcesso de ensino-aprendizagemElementary education IIDidactic sequenceFreirean pedagogyCitizen educationNessa pesquisa temos por objetivo desenvolver metodologias de ensino de ciências com enfoque CTS numa perspectiva freireana para ser aplicada no nono ano do ensino fundamental II (9º ano do EF II). Como cenário da pesquisa tomamos o contexto da Escola Municipal Altivo César, no município de Niterói (RJ), onde a autora atua como docente. Assim, o produto educacional resultante, apesar de elaborado a partir deste contexto, pode ser adaptado para qualquer escola, pública ou privada, de qualquer região do Brasil. De cunho qualitativo, buscamos apoio em autores como Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, entre outros, que discutem a abordagem CTS no ensino de ciências e também em algumas das obras de Freire para tecer reflexões teóricas e compreender as interlocuções entre o ensino CTS e a pedagogia freireana, para pensar a construção de nossa metodologia de ensino. Como resultado foram elaboradas sequências didáticas (SD) com temas extraídos da realidade concreta dos estudantes e da comunidade escolar. Com a aplicação parcial da primeira sequência, que foi interrompida pela pandemia do COVID-19, fomos capazes de refletir sobre nossa prática a partir da teoria para então, traçar estratégias que contribuem para tornar o ensino de ciências significativo e capaz de promover as reflexões e críticas necessárias ao modelo técnico-científico de ensino praticado, buscando uma educação técnico-científica humanística. O produto educacional resultante é integrado por quatro SD para o ensino de ciências no nono ano de escolaridade, numa perspectiva CTS com abordagem freireana. Nessas sequências são trabalhados os objetos de conhecimento referentes à unidade temática matéria e energia da BNCCIn this research, we aim to develop science teaching methodologies with a CTS approach in a freirean perspective to be applied in the ninth year of elementary school II (9th year of ES II). As a research scenario, we take the context of the Altivo César Municipal School, in Niterói city (RJ), where the author works as a teacher. Thus, the educational product result, despite being elaborated from this context, can be adapted to any public or private school, in any region of Brazil. By qualitative nature, we sought support from authors such as Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, among others, who discuss the CTS approach in science teaching and also in some of Freire's works to weave theoretical reflections and understand the interlocutions between CTS teaching and Freirean pedagogy, to think about the construction of our teaching methodology. As a result, didactic sequences (DS) were elaborate on themes extracted from the concrete reality of the students and the school community. With the partial application of the first sequence, which was interrupted by the pandemic of COVID-19, we could reflect on our practice from the theoretical point of view and then draw strategies that contribute to making science teaching meaningful and able to promote the necessary reflections and criticisms of the technical-scientific model of teaching practice, seeking a humanistic technical-scientific education. The resulting educational product is integrated by four SD for science teaching in the ninth grade, in a CTS perspective with a freirean approach. It is worked in these sequences the objects of knowledge referring to the thematic unit matter and energy of BNCC93 f.Latini, Rose MaryMachado, Patrícia Fernandes LootensOliveira, Luiza Rodrigues deVictorino, Márcia Cristina Soares de Moura2021-08-19T18:26:54Z2021-08-19T18:26:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfVICTORINO, Márcia Cristina Soares de Moura. Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22965http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-06T19:16:54Zoai:app.uff.br:1/22965Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:35.900147Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
title Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
spellingShingle Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
Victorino, Márcia Cristina Soares de Moura
Ensino fundamental II
Sequência didática
Pedagogia freireana
Educação cidadã
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Cidadania
Processo de ensino-aprendizagem
Elementary education II
Didactic sequence
Freirean pedagogy
Citizen education
title_short Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
title_full Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
title_fullStr Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
title_full_unstemmed Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
title_sort Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana
author Victorino, Márcia Cristina Soares de Moura
author_facet Victorino, Márcia Cristina Soares de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Latini, Rose Mary
Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Oliveira, Luiza Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Victorino, Márcia Cristina Soares de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental II
Sequência didática
Pedagogia freireana
Educação cidadã
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Cidadania
Processo de ensino-aprendizagem
Elementary education II
Didactic sequence
Freirean pedagogy
Citizen education
topic Ensino fundamental II
Sequência didática
Pedagogia freireana
Educação cidadã
Ensino da ciência
Ciência e tecnologia
Cidadania
Processo de ensino-aprendizagem
Elementary education II
Didactic sequence
Freirean pedagogy
Citizen education
description Nessa pesquisa temos por objetivo desenvolver metodologias de ensino de ciências com enfoque CTS numa perspectiva freireana para ser aplicada no nono ano do ensino fundamental II (9º ano do EF II). Como cenário da pesquisa tomamos o contexto da Escola Municipal Altivo César, no município de Niterói (RJ), onde a autora atua como docente. Assim, o produto educacional resultante, apesar de elaborado a partir deste contexto, pode ser adaptado para qualquer escola, pública ou privada, de qualquer região do Brasil. De cunho qualitativo, buscamos apoio em autores como Santos, Mortimer, Auler, Delizoicov, entre outros, que discutem a abordagem CTS no ensino de ciências e também em algumas das obras de Freire para tecer reflexões teóricas e compreender as interlocuções entre o ensino CTS e a pedagogia freireana, para pensar a construção de nossa metodologia de ensino. Como resultado foram elaboradas sequências didáticas (SD) com temas extraídos da realidade concreta dos estudantes e da comunidade escolar. Com a aplicação parcial da primeira sequência, que foi interrompida pela pandemia do COVID-19, fomos capazes de refletir sobre nossa prática a partir da teoria para então, traçar estratégias que contribuem para tornar o ensino de ciências significativo e capaz de promover as reflexões e críticas necessárias ao modelo técnico-científico de ensino praticado, buscando uma educação técnico-científica humanística. O produto educacional resultante é integrado por quatro SD para o ensino de ciências no nono ano de escolaridade, numa perspectiva CTS com abordagem freireana. Nessas sequências são trabalhados os objetos de conhecimento referentes à unidade temática matéria e energia da BNCC
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19T18:26:54Z
2021-08-19T18:26:54Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VICTORINO, Márcia Cristina Soares de Moura. Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22965
identifier_str_mv VICTORINO, Márcia Cristina Soares de Moura. Práticas de ensino de ciências na interlocução entre a abordagem CTS e a perspectiva freireana. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza)-Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823728816816128