Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4730 |
Resumo: | O presente estudo concentra-se no dilema Teoria em Administração X Prática Gerencial, ou seja, se o conhecimento teórico garante o sucesso de um gestor no desempenho das funções gerenciais. Este dilema tem sido foco de debate no ensino gerencial nos dias atuais. Assim, seu objetivo está na verificação do desempenho de estudantes de administração numa simulação gerencial agrupados por um critério de homogeneidade de conhecimento. Inicialmente os alunos foram convidados a realizar testes como tentativa de medir seu conhecimento, e com base nessas médias de conhecimento organizou-se os grupos de forma que houvesse homogeneidade entre as médias de conhecimento dentro de cada grupo. Em seguida esses grupos foram submetidos a uma simulação organizacional e as opiniões dos alunos levantadas para analisar os fatores que possivelmente descrevem as diferenças de padrões de desempenho dos grupos na simulação, considerando o dilema exposto. Pretendeu-se, inicialmente, descrever a situação do ensino superior tradicional em administração de empresas questionando se está em consonância com a prática gerencial presente nas organizações. Ao longo do estudo pretende-se também apresentar, brevemente, alguns dos promissores métodos de ensino em administração como: PBL (Problem Based Learning), Critical Think, e Aprendizagem Vivencial. Um dos métodos defendidos por muitos autores como o mais completo e eficaz no desenvolvimento da pratica gerencial são os Jogos de Empresas ou Simulações Empresariais. Este método tem o objetivo de levar os participantes a gerir uma organização fictícia, fazendo com que os mesmos tomem decisões na gestão da mesma simulando, dessa forma, a prática gerencial presente nas organizações e exigindo as mesmas competências para a gestão de uma empresa real. Por fim, diante do dilema apresentado, serão apresentados resultados que busquem ao mesmo tempo esclarecer o dilema e confirmar os jogos de empresas como método de ensino gerencial capaz de reduzir ou até mesmo eliminar esse distanciamento entre teoria e prática gerencial |
id |
UFF-2_6c38ee574698282f28cf3d43bb963fd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4730 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresasEducação gerencialMétodos de ensino em administração de empresasJogos de empresasSimulações empresariaisEnsino de AdministraçãoMétodo de ensinoJogo de empresasSimulaçãoManagement educationBusiness management teaching methodsBusiness gamesSimulationsO presente estudo concentra-se no dilema Teoria em Administração X Prática Gerencial, ou seja, se o conhecimento teórico garante o sucesso de um gestor no desempenho das funções gerenciais. Este dilema tem sido foco de debate no ensino gerencial nos dias atuais. Assim, seu objetivo está na verificação do desempenho de estudantes de administração numa simulação gerencial agrupados por um critério de homogeneidade de conhecimento. Inicialmente os alunos foram convidados a realizar testes como tentativa de medir seu conhecimento, e com base nessas médias de conhecimento organizou-se os grupos de forma que houvesse homogeneidade entre as médias de conhecimento dentro de cada grupo. Em seguida esses grupos foram submetidos a uma simulação organizacional e as opiniões dos alunos levantadas para analisar os fatores que possivelmente descrevem as diferenças de padrões de desempenho dos grupos na simulação, considerando o dilema exposto. Pretendeu-se, inicialmente, descrever a situação do ensino superior tradicional em administração de empresas questionando se está em consonância com a prática gerencial presente nas organizações. Ao longo do estudo pretende-se também apresentar, brevemente, alguns dos promissores métodos de ensino em administração como: PBL (Problem Based Learning), Critical Think, e Aprendizagem Vivencial. Um dos métodos defendidos por muitos autores como o mais completo e eficaz no desenvolvimento da pratica gerencial são os Jogos de Empresas ou Simulações Empresariais. Este método tem o objetivo de levar os participantes a gerir uma organização fictícia, fazendo com que os mesmos tomem decisões na gestão da mesma simulando, dessa forma, a prática gerencial presente nas organizações e exigindo as mesmas competências para a gestão de uma empresa real. Por fim, diante do dilema apresentado, serão apresentados resultados que busquem ao mesmo tempo esclarecer o dilema e confirmar os jogos de empresas como método de ensino gerencial capaz de reduzir ou até mesmo eliminar esse distanciamento entre teoria e prática gerencialThis study focuses on the dilemma Theory in management X Managerial Practice, if theoretical knowledge guarantees a manager success while performing hislher manager activities. This dilemma has been the center for debate in management education in the present days. Therefore, it aims to check if management student' s performance in a business simulation while grouped using a knowledge homogeneity criteria. At first the students were invited to answer tests as a try to measure their knowledge, and based on the knowledge average obtained, groups were formed so that there would be knowledge homogeneity inside each group. After that, these groups were submitted to the simulation, and subsequently, their opinios were obtained through a polI in order to analyze probable factors that describe the differences in performance pattems observed in the business simulation, considering the exposed dilemma. At first is intended to describe the traditional graduate teaching in business management questioning its consonance with management practice in organizations. Along the present study will be presented some promising teaching methods as: PBL (Problem Based Learning), Criticai Think, and Experimentalleaming. One of the most defended method by authors as the most complete and efficient in management development are the business games and simulations. This method has the objective of take participant to manage an organization, demanding the same competencies abilities as a real one. At last, facing the dilemma the study will present results that try to clear up the dilemma as well as to confirm business games as a teaching method capable to reduce or even eliminate the distance between theory and practiceOliveira, Murilo AlvarengaGarcia, Pauli Adriano de AlmadaMonteiro, Cristiano FonsecaMoreira, Juliano dos Santos2017-09-29T14:35:44Z2017-09-29T14:35:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4730CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T22:03:39Zoai:app.uff.br:1/4730Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-01T22:03:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
title |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
spellingShingle |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas Moreira, Juliano dos Santos Educação gerencial Métodos de ensino em administração de empresas Jogos de empresas Simulações empresariais Ensino de Administração Método de ensino Jogo de empresas Simulação Management education Business management teaching methods Business games Simulations |
title_short |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
title_full |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
title_fullStr |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
title_full_unstemmed |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
title_sort |
Os melhores alunos serão os melhores gestores? um estudo sobre conhecimento e desempenho gerencial nos jogos de empresas |
author |
Moreira, Juliano dos Santos |
author_facet |
Moreira, Juliano dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Murilo Alvarenga Garcia, Pauli Adriano de Almada Monteiro, Cristiano Fonseca |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Juliano dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação gerencial Métodos de ensino em administração de empresas Jogos de empresas Simulações empresariais Ensino de Administração Método de ensino Jogo de empresas Simulação Management education Business management teaching methods Business games Simulations |
topic |
Educação gerencial Métodos de ensino em administração de empresas Jogos de empresas Simulações empresariais Ensino de Administração Método de ensino Jogo de empresas Simulação Management education Business management teaching methods Business games Simulations |
description |
O presente estudo concentra-se no dilema Teoria em Administração X Prática Gerencial, ou seja, se o conhecimento teórico garante o sucesso de um gestor no desempenho das funções gerenciais. Este dilema tem sido foco de debate no ensino gerencial nos dias atuais. Assim, seu objetivo está na verificação do desempenho de estudantes de administração numa simulação gerencial agrupados por um critério de homogeneidade de conhecimento. Inicialmente os alunos foram convidados a realizar testes como tentativa de medir seu conhecimento, e com base nessas médias de conhecimento organizou-se os grupos de forma que houvesse homogeneidade entre as médias de conhecimento dentro de cada grupo. Em seguida esses grupos foram submetidos a uma simulação organizacional e as opiniões dos alunos levantadas para analisar os fatores que possivelmente descrevem as diferenças de padrões de desempenho dos grupos na simulação, considerando o dilema exposto. Pretendeu-se, inicialmente, descrever a situação do ensino superior tradicional em administração de empresas questionando se está em consonância com a prática gerencial presente nas organizações. Ao longo do estudo pretende-se também apresentar, brevemente, alguns dos promissores métodos de ensino em administração como: PBL (Problem Based Learning), Critical Think, e Aprendizagem Vivencial. Um dos métodos defendidos por muitos autores como o mais completo e eficaz no desenvolvimento da pratica gerencial são os Jogos de Empresas ou Simulações Empresariais. Este método tem o objetivo de levar os participantes a gerir uma organização fictícia, fazendo com que os mesmos tomem decisões na gestão da mesma simulando, dessa forma, a prática gerencial presente nas organizações e exigindo as mesmas competências para a gestão de uma empresa real. Por fim, diante do dilema apresentado, serão apresentados resultados que busquem ao mesmo tempo esclarecer o dilema e confirmar os jogos de empresas como método de ensino gerencial capaz de reduzir ou até mesmo eliminar esse distanciamento entre teoria e prática gerencial |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-29T14:35:44Z 2017-09-29T14:35:44Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4730 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838744963710976 |