Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grieco, Beatriz Patrinieri
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28252
Resumo: O objetivo da monografia é entender a relação entre audiovisual e redes sociais na atualidade. Foi escolhida para analisar o fenômeno a série Stranger Things da Netflix que se encontra na quarta temporada. Feito um levantamento na internet, constatou-se que o episódio da última temporada intitulado Dear Billy foi o mais comentado através da hashtag #dearbilly. Antes de avaliar o impacto destas postagens, investigou-se o histórico das redes sociais e a importância do smartphone na disseminação de fotos e vídeos na web. Da mesma forma, apresenta-se uma contextualização da série para depois entender com uma cena em especial de Dear Billy foi retrabalhada especialmente pelos usuários do Instagram e TikTok.
id UFF-2_6d0bf8ab6d20abb5cd2e2f04770aab3e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28252
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktoksériecultura de fãsInstagramTikTokTecnologia streaming (Telecomunicação)Rede socialMultimeioseriesfan cultureInstagramTikTokO objetivo da monografia é entender a relação entre audiovisual e redes sociais na atualidade. Foi escolhida para analisar o fenômeno a série Stranger Things da Netflix que se encontra na quarta temporada. Feito um levantamento na internet, constatou-se que o episódio da última temporada intitulado Dear Billy foi o mais comentado através da hashtag #dearbilly. Antes de avaliar o impacto destas postagens, investigou-se o histórico das redes sociais e a importância do smartphone na disseminação de fotos e vídeos na web. Da mesma forma, apresenta-se uma contextualização da série para depois entender com uma cena em especial de Dear Billy foi retrabalhada especialmente pelos usuários do Instagram e TikTok.The objective of the current paper is to understand the relationship between audiovisual and social networks today. The Netflix series Stranger Things, which is in its fourth season, was chosen to analyze the phenomenon. An internet survey revealed that the last season's episode titled Dear Billy was the most commented on using the hashtag #dearbilly. Before evaluating the impact of these posts, the history of social networks and the importance of the smartphone in the dissemination of photos and videos on the web were investigated. Likewise, a contextualization of the series is presented to later understand how a particular scene from Dear Billy was reworked especially by Instagram and TikTok users.53 f.Barroso, Elianne IvoOliveira, João Claudio Simões deLeocádio, João LuizSilva Filho, Wilson Oliveira daGrieco, Beatriz Patrinieri2023-03-17T13:49:08Z2023-03-17T13:49:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGRIECO, Beatriz Patrinieri. Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28252CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-17T13:49:11Zoai:app.uff.br:1/28252Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-17T13:49:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
title Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
spellingShingle Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
Grieco, Beatriz Patrinieri
série
cultura de fãs
Instagram
TikTok
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Rede social
Multimeio
series
fan culture
Instagram
TikTok
title_short Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
title_full Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
title_fullStr Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
title_full_unstemmed Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
title_sort Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok
author Grieco, Beatriz Patrinieri
author_facet Grieco, Beatriz Patrinieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Elianne Ivo
Oliveira, João Claudio Simões de
Leocádio, João Luiz
Silva Filho, Wilson Oliveira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Grieco, Beatriz Patrinieri
dc.subject.por.fl_str_mv série
cultura de fãs
Instagram
TikTok
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Rede social
Multimeio
series
fan culture
Instagram
TikTok
topic série
cultura de fãs
Instagram
TikTok
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Rede social
Multimeio
series
fan culture
Instagram
TikTok
description O objetivo da monografia é entender a relação entre audiovisual e redes sociais na atualidade. Foi escolhida para analisar o fenômeno a série Stranger Things da Netflix que se encontra na quarta temporada. Feito um levantamento na internet, constatou-se que o episódio da última temporada intitulado Dear Billy foi o mais comentado através da hashtag #dearbilly. Antes de avaliar o impacto destas postagens, investigou-se o histórico das redes sociais e a importância do smartphone na disseminação de fotos e vídeos na web. Da mesma forma, apresenta-se uma contextualização da série para depois entender com uma cena em especial de Dear Billy foi retrabalhada especialmente pelos usuários do Instagram e TikTok.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-17T13:49:08Z
2023-03-17T13:49:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GRIECO, Beatriz Patrinieri. Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28252
identifier_str_mv GRIECO, Beatriz Patrinieri. Telas em simbiose: a repercussão do fenômeno Stranger Things no instagram e no tiktok. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838725743312896