Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dângelo Moreira de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Epifanio, Matheus Pacheco
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33614
Resumo: Tendo em vista que a tecnologia está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, o presente trabalho abordou impacto do ensino de robótica e linguagem de programação na educação básica, visando apresentar as habilidades desenvolvidas pelos alunos que participaram do projeto de robótica e como elas podem ser utilizadas no cotidiano e na vida escolar para solucionar problemas. O objetivo desse trabalho é investigar as competências comportamentais desenvolvidas nos alunos que participam do projeto de robótica educacional desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras/RJ, em parceria com escolas municipais de Rio das Ostras/RJ. Inicialmente foi realizada uma bibliometria sobre pensamento computacional e robótica educacional na computação, onde uma base de 10 artigos principais foi analisada, e observou-se a necessidade de desenvolver uma forma assertiva de mensurar o impacto da Robótica Educacional nas habilidades dos participantes. Foi feito também um estudo de caso com os alunos envolvidos no projeto, onde, através de questionários aplicados aos alunos e aos pais dos mesmos, foi constatado que houve melhora na autonomia e no trabalho em equipe dos alunos
id UFF-2_6d8e7cc2761990413b0d32801d60bec9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33614
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacionalRobótica EducacionalPensamento ComputacionalHabilidadesCompetênciasEducational RoboticsComputational ThinkingSkillsCompetenciesTendo em vista que a tecnologia está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, o presente trabalho abordou impacto do ensino de robótica e linguagem de programação na educação básica, visando apresentar as habilidades desenvolvidas pelos alunos que participaram do projeto de robótica e como elas podem ser utilizadas no cotidiano e na vida escolar para solucionar problemas. O objetivo desse trabalho é investigar as competências comportamentais desenvolvidas nos alunos que participam do projeto de robótica educacional desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras/RJ, em parceria com escolas municipais de Rio das Ostras/RJ. Inicialmente foi realizada uma bibliometria sobre pensamento computacional e robótica educacional na computação, onde uma base de 10 artigos principais foi analisada, e observou-se a necessidade de desenvolver uma forma assertiva de mensurar o impacto da Robótica Educacional nas habilidades dos participantes. Foi feito também um estudo de caso com os alunos envolvidos no projeto, onde, através de questionários aplicados aos alunos e aos pais dos mesmos, foi constatado que houve melhora na autonomia e no trabalho em equipe dos alunosABSTRACT Considering that technology is directly linked to people's daily lives, the present work addressed the impact of teaching robotics and programming language in basic education, aiming to present the skills developed by the students who participated in the robotics project and how they can be used in everyday life and school life to solve problems. The objective of this work is to investigate the behavioral skills developed in students who participate in the educational robotics project developed at the Institute of Science and Technology of the Fluminense Federal University of Rio das Ostras/RJ, in partnership with municipal schools in Rio das Ostras/RJ. Initially, a bibliometrics on computational thinking and educational robotics in computing was carried out, where a base of 10 main articles was analyzed, and the need to develop an assertive way of measuring the impact of Educational Robotics on the participants' abilities was observed. A case study was also carried out with the students involved in the project, where, through questionnaires applied to students and their parents, it was found that there was an improvement in students' autonomy and teamwork59 p.Viana, Marcilene de Fátima VianinMartins, Carlos BazilioBernardini, Flávia CristinaOliveira, Dângelo Moreira deEpifanio, Matheus Pacheco2024-07-24T22:08:33Z2024-07-24T22:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Dângelo Moreira de; EPIFANIO, Matheus Pacheco. Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33614CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-24T22:08:38Zoai:app.uff.br:1/33614Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-24T22:08:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
title Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
spellingShingle Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
Oliveira, Dângelo Moreira de
Robótica Educacional
Pensamento Computacional
Habilidades
Competências
Educational Robotics
Computational Thinking
Skills
Competencies
title_short Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
title_full Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
title_fullStr Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
title_full_unstemmed Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
title_sort Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional
author Oliveira, Dângelo Moreira de
author_facet Oliveira, Dângelo Moreira de
Epifanio, Matheus Pacheco
author_role author
author2 Epifanio, Matheus Pacheco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Marcilene de Fátima Vianin
Martins, Carlos Bazilio
Bernardini, Flávia Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dângelo Moreira de
Epifanio, Matheus Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica Educacional
Pensamento Computacional
Habilidades
Competências
Educational Robotics
Computational Thinking
Skills
Competencies
topic Robótica Educacional
Pensamento Computacional
Habilidades
Competências
Educational Robotics
Computational Thinking
Skills
Competencies
description Tendo em vista que a tecnologia está diretamente ligada ao cotidiano das pessoas, o presente trabalho abordou impacto do ensino de robótica e linguagem de programação na educação básica, visando apresentar as habilidades desenvolvidas pelos alunos que participaram do projeto de robótica e como elas podem ser utilizadas no cotidiano e na vida escolar para solucionar problemas. O objetivo desse trabalho é investigar as competências comportamentais desenvolvidas nos alunos que participam do projeto de robótica educacional desenvolvido no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras/RJ, em parceria com escolas municipais de Rio das Ostras/RJ. Inicialmente foi realizada uma bibliometria sobre pensamento computacional e robótica educacional na computação, onde uma base de 10 artigos principais foi analisada, e observou-se a necessidade de desenvolver uma forma assertiva de mensurar o impacto da Robótica Educacional nas habilidades dos participantes. Foi feito também um estudo de caso com os alunos envolvidos no projeto, onde, através de questionários aplicados aos alunos e aos pais dos mesmos, foi constatado que houve melhora na autonomia e no trabalho em equipe dos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-24T22:08:33Z
2024-07-24T22:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Dângelo Moreira de; EPIFANIO, Matheus Pacheco. Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33614
identifier_str_mv OLIVEIRA, Dângelo Moreira de; EPIFANIO, Matheus Pacheco. Avaliação qualitativa das habilidades desenvolvidas pela robótica educacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838843332722688