Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27885
Resumo: O presente texto discorre sobre a distribuição de oportunidades e a consequente desigualdade educacional entre jovens no cenário brasileiro. Para isso, se apoia em uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, norteada pelos princípios de qualidade e equidade, tecendo reflexões, sobretudo, acerca das persistentes barreiras enfrentadas pelos estudantes de escolas públicas se comparados com alunos social e economicamente privilegiados. Enfatizando os aspectos sociológicos inerentes à educação, essa pesquisa questiona o papel da escola e, mais especificamente, do ensino médio na manutenção ou dissolução das desigualdades sociais atravessadas pela população brasileira. Partindo dessa reflexão, concebe que mesmo a despeito das díspares políticas públicas que integram esse segmento, permanece no Brasil a necessidade de construção de um novo desenho político, mais democrático e equânime, que considere os jovens, a começar pelos mais socialmente subjugados, como sujeitos de direito, fomentando a concepção de uma educação reparadora, capaz de retificar injustiças e produzir mudanças efetivas em nível individual e coletivo.
id UFF-2_6dc608ac83479694e4ab4e4503a8c66c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27885
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiroDesigualdadeJuventudeEducaçãoEnsino MédioPedagogiaInequalityYouthEducationHigh schoolO presente texto discorre sobre a distribuição de oportunidades e a consequente desigualdade educacional entre jovens no cenário brasileiro. Para isso, se apoia em uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, norteada pelos princípios de qualidade e equidade, tecendo reflexões, sobretudo, acerca das persistentes barreiras enfrentadas pelos estudantes de escolas públicas se comparados com alunos social e economicamente privilegiados. Enfatizando os aspectos sociológicos inerentes à educação, essa pesquisa questiona o papel da escola e, mais especificamente, do ensino médio na manutenção ou dissolução das desigualdades sociais atravessadas pela população brasileira. Partindo dessa reflexão, concebe que mesmo a despeito das díspares políticas públicas que integram esse segmento, permanece no Brasil a necessidade de construção de um novo desenho político, mais democrático e equânime, que considere os jovens, a começar pelos mais socialmente subjugados, como sujeitos de direito, fomentando a concepção de uma educação reparadora, capaz de retificar injustiças e produzir mudanças efetivas em nível individual e coletivo.This text discusses the distribution of opportunities and the consequent educational inequality among young people in the Brazilian scenario. For this, it is supported by a research with a qualitative approach and bibliographic character, guided by the principles of quality and equity, weaving reflections, above all, about the persistent barriers faced by students from public schools when compared to socially and economically privileged students. Emphasizing the sociological aspects inherent to education, this research questions the role of the school and, more specifically, of high school in the maintenance or dissolution of social inequalities crossed by the Brazilian population. Based on this reflection, it conceives that even in spite of the different public policies that make up this segment, there remains in Brazil the need to build a new political design, more democratic and equitable, which considers young people, starting with the most socially subjugated, as subjects of law, fostering the conception of a restorative education, capable of rectifying injustices and producing effective changes at the individual and collective level.34 f.Quintana, EduardoSouza, Rolf Ribeiro deRibeiro, Jaqueline de FátimaSilva, Bruno Ferreira da2023-02-15T15:03:40Z2023-02-15T15:03:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27885CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-15T15:03:44Zoai:app.uff.br:1/27885Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-15T15:03:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
title Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
spellingShingle Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
Silva, Bruno Ferreira da
Desigualdade
Juventude
Educação
Ensino Médio
Pedagogia
Inequality
Youth
Education
High school
title_short Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
title_full Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
title_fullStr Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
title_full_unstemmed Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
title_sort Entre desigualdades sociais e educacionais: os permanentes desafios enfrentados por estudantes do ensino médio público brasileiro
author Silva, Bruno Ferreira da
author_facet Silva, Bruno Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quintana, Eduardo
Souza, Rolf Ribeiro de
Ribeiro, Jaqueline de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Juventude
Educação
Ensino Médio
Pedagogia
Inequality
Youth
Education
High school
topic Desigualdade
Juventude
Educação
Ensino Médio
Pedagogia
Inequality
Youth
Education
High school
description O presente texto discorre sobre a distribuição de oportunidades e a consequente desigualdade educacional entre jovens no cenário brasileiro. Para isso, se apoia em uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, norteada pelos princípios de qualidade e equidade, tecendo reflexões, sobretudo, acerca das persistentes barreiras enfrentadas pelos estudantes de escolas públicas se comparados com alunos social e economicamente privilegiados. Enfatizando os aspectos sociológicos inerentes à educação, essa pesquisa questiona o papel da escola e, mais especificamente, do ensino médio na manutenção ou dissolução das desigualdades sociais atravessadas pela população brasileira. Partindo dessa reflexão, concebe que mesmo a despeito das díspares políticas públicas que integram esse segmento, permanece no Brasil a necessidade de construção de um novo desenho político, mais democrático e equânime, que considere os jovens, a começar pelos mais socialmente subjugados, como sujeitos de direito, fomentando a concepção de uma educação reparadora, capaz de retificar injustiças e produzir mudanças efetivas em nível individual e coletivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15T15:03:40Z
2023-02-15T15:03:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27885
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135271816298496