Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Felipe de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977
Resumo: A Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos.
id UFF-2_711a30b237d2bc8667e63ce4ed4ad582
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31977
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdosEnsino de FísicaEducação InclusivaEducação de SurdosLíngua brasileira de sinaisPhysics TeachingInclusive EducationDeaf EducationA Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos.Law nº 10.436/2002, which completed 20 years in 2022, determines that the Brazilian Sign Language (LIBRAS) is the language of communication and expression of the deaf in Brazil. In this sense, this term paper intends to catalog the production of Brazilian works (theses, articles, publications) on the teaching of Physics for deaf students. The data consist of research and cataloging of documents on the teaching of Inclusive Physics for the deaf. Showing how to be the academic production of works that help the teacher in the elaboration of inclusive Physics classes. We seek academic productions focused on the development of teaching and learning processes for deaf students. The results show that we found few works in the area, which raise the urgency that the initial and continued training of Physics teachers to deal with these students, and the university, carry out research in Inclusive Physics teaching for the deaf.46 f.Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422Souza, Isabelle de Araújo Lima ehttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964Caramês, Thiago Roberto da Possahttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546Rosa Junior, Davidhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093Gomes, Felipe de Oliveira2024-01-19T12:03:29Z2024-01-19T12:03:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Felipe de Oliveira. Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-19T12:03:35Zoai:app.uff.br:1/31977Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:23.212508Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
title Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
spellingShingle Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
Gomes, Felipe de Oliveira
Ensino de Física
Educação Inclusiva
Educação de Surdos
Língua brasileira de sinais
Physics Teaching
Inclusive Education
Deaf Education
title_short Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
title_full Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
title_fullStr Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
title_full_unstemmed Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
title_sort Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
author Gomes, Felipe de Oliveira
author_facet Gomes, Felipe de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Maria Carmen
http://lattes.cnpq.br/8969338037817422
Souza, Isabelle de Araújo Lima e
http://lattes.cnpq.br/7457661067170964
Caramês, Thiago Roberto da Possa
http://lattes.cnpq.br/0327463936831546
Rosa Junior, David
http://lattes.cnpq.br/5647665819739093
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Felipe de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Educação Inclusiva
Educação de Surdos
Língua brasileira de sinais
Physics Teaching
Inclusive Education
Deaf Education
topic Ensino de Física
Educação Inclusiva
Educação de Surdos
Língua brasileira de sinais
Physics Teaching
Inclusive Education
Deaf Education
description A Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-19T12:03:29Z
2024-01-19T12:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Felipe de Oliveira. Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977
identifier_str_mv GOMES, Felipe de Oliveira. Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690316251136