Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977 |
Resumo: | A Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos. |
id |
UFF-2_711a30b237d2bc8667e63ce4ed4ad582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31977 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdosEnsino de FísicaEducação InclusivaEducação de SurdosLíngua brasileira de sinaisPhysics TeachingInclusive EducationDeaf EducationA Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos.Law nº 10.436/2002, which completed 20 years in 2022, determines that the Brazilian Sign Language (LIBRAS) is the language of communication and expression of the deaf in Brazil. In this sense, this term paper intends to catalog the production of Brazilian works (theses, articles, publications) on the teaching of Physics for deaf students. The data consist of research and cataloging of documents on the teaching of Inclusive Physics for the deaf. Showing how to be the academic production of works that help the teacher in the elaboration of inclusive Physics classes. We seek academic productions focused on the development of teaching and learning processes for deaf students. The results show that we found few works in the area, which raise the urgency that the initial and continued training of Physics teachers to deal with these students, and the university, carry out research in Inclusive Physics teaching for the deaf.46 f.Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422Souza, Isabelle de Araújo Lima ehttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964Caramês, Thiago Roberto da Possahttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546Rosa Junior, Davidhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093Gomes, Felipe de Oliveira2024-01-19T12:03:29Z2024-01-19T12:03:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGOMES, Felipe de Oliveira. Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-19T12:03:35Zoai:app.uff.br:1/31977Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:23.212508Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
title |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
spellingShingle |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos Gomes, Felipe de Oliveira Ensino de Física Educação Inclusiva Educação de Surdos Língua brasileira de sinais Physics Teaching Inclusive Education Deaf Education |
title_short |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
title_full |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
title_fullStr |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
title_full_unstemmed |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
title_sort |
Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos |
author |
Gomes, Felipe de Oliveira |
author_facet |
Gomes, Felipe de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Maria Carmen http://lattes.cnpq.br/8969338037817422 Souza, Isabelle de Araújo Lima e http://lattes.cnpq.br/7457661067170964 Caramês, Thiago Roberto da Possa http://lattes.cnpq.br/0327463936831546 Rosa Junior, David http://lattes.cnpq.br/5647665819739093 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Felipe de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Educação Inclusiva Educação de Surdos Língua brasileira de sinais Physics Teaching Inclusive Education Deaf Education |
topic |
Ensino de Física Educação Inclusiva Educação de Surdos Língua brasileira de sinais Physics Teaching Inclusive Education Deaf Education |
description |
A Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-19T12:03:29Z 2024-01-19T12:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Felipe de Oliveira. Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977 |
identifier_str_mv |
GOMES, Felipe de Oliveira. Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823690316251136 |