Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807 |
Resumo: | O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica. |
id |
UFF-2_724bb08927e8ed95bbc50e5260a7ee1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33807 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docenteEducação físicaEducação infantilFormação inicialEducação física para criançaEducação infantilFormação de professorPhysical educationEarly childhood educationInitial trainingO presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica.This qualitative study had the general objective of analyzing the initial training of Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, through the flowcharts of undergraduate courses in Physical Education at Public Federal Universities in the Southeast Region of Brazil. It was dedicated to a brief literature review about the Brazilian academic production on Physical Education in Early Childhood Education. Documentary Analysis and Content Analysis were used as techniques of interpretation, respectively, of the flowcharts and the data obtained. The results revealed evidence that there are gaps in the process of initial training of future Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, which may be negatively impacting the performance of these future teachers in the first stage of Basic Education.142 p.Mattos, Luiz Otavio Neveshttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952Santos, Felipe Rocha doshttp://lattes.cnpq.br/4359954669121938Dias, Márcia GonçalvesSilva, Melissa Christie Santiago de Castro e2024-07-31T12:36:02Z2024-07-31T12:36:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Melissa Christie Santiago de Castro e. Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente. 2022. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-31T12:36:07Zoai:app.uff.br:1/33807Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:08.628981Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
title |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
spellingShingle |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e Educação física Educação infantil Formação inicial Educação física para criança Educação infantil Formação de professor Physical education Early childhood education Initial training |
title_short |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
title_full |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
title_fullStr |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
title_full_unstemmed |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
title_sort |
Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente |
author |
Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e |
author_facet |
Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattos, Luiz Otavio Neves http://lattes.cnpq.br/9111237561585952 Santos, Felipe Rocha dos http://lattes.cnpq.br/4359954669121938 Dias, Márcia Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação infantil Formação inicial Educação física para criança Educação infantil Formação de professor Physical education Early childhood education Initial training |
topic |
Educação física Educação infantil Formação inicial Educação física para criança Educação infantil Formação de professor Physical education Early childhood education Initial training |
description |
O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-31T12:36:02Z 2024-07-31T12:36:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Melissa Christie Santiago de Castro e. Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente. 2022. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807 |
identifier_str_mv |
SILVA, Melissa Christie Santiago de Castro e. Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente. 2022. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823587660660736 |