Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807
Resumo: O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica.
id UFF-2_724bb08927e8ed95bbc50e5260a7ee1f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33807
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docenteEducação físicaEducação infantilFormação inicialEducação física para criançaEducação infantilFormação de professorPhysical educationEarly childhood educationInitial trainingO presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica.This qualitative study had the general objective of analyzing the initial training of Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, through the flowcharts of undergraduate courses in Physical Education at Public Federal Universities in the Southeast Region of Brazil. It was dedicated to a brief literature review about the Brazilian academic production on Physical Education in Early Childhood Education. Documentary Analysis and Content Analysis were used as techniques of interpretation, respectively, of the flowcharts and the data obtained. The results revealed evidence that there are gaps in the process of initial training of future Physical Education teachers regarding the work with Early Childhood Education, which may be negatively impacting the performance of these future teachers in the first stage of Basic Education.142 p.Mattos, Luiz Otavio Neveshttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952Santos, Felipe Rocha doshttp://lattes.cnpq.br/4359954669121938Dias, Márcia GonçalvesSilva, Melissa Christie Santiago de Castro e2024-07-31T12:36:02Z2024-07-31T12:36:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Melissa Christie Santiago de Castro e. Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente. 2022. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-31T12:36:07Zoai:app.uff.br:1/33807Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-31T12:36:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
title Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
spellingShingle Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e
Educação física
Educação infantil
Formação inicial
Educação física para criança
Educação infantil
Formação de professor
Physical education
Early childhood education
Initial training
title_short Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
title_full Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
title_fullStr Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
title_sort Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente
author Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e
author_facet Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Luiz Otavio Neves
http://lattes.cnpq.br/9111237561585952
Santos, Felipe Rocha dos
http://lattes.cnpq.br/4359954669121938
Dias, Márcia Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Melissa Christie Santiago de Castro e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
Formação inicial
Educação física para criança
Educação infantil
Formação de professor
Physical education
Early childhood education
Initial training
topic Educação física
Educação infantil
Formação inicial
Educação física para criança
Educação infantil
Formação de professor
Physical education
Early childhood education
Initial training
description O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral analisar a formação inicial de professores de Educação Física, no que se refere ao trabalho com a Educação Infantil, por intermédio dos fluxogramas dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação Física, das Universidades Públicas Federais, da Região Sudeste do Brasil. Dedicou-se à uma breve revisão de literatura sobre a produção acadêmica brasileira no que diz respeito ao tema da Educação Física na Educação Infantil. Fez uso da Análise Documental e da Análise de Conteúdo como técnicas de interpretação, respectivamente, dos fluxogramas e dos dados obtidos. Os resultados revelaram indícios de que existem lacunas no processo de formação inicial dos futuros professores de Educação Física em relação ao trabalho com a Educação Infantil, o que pode estar impactando negativamente a atuação desses futuros docentes, na primeira etapa da Educação Básica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-31T12:36:02Z
2024-07-31T12:36:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Melissa Christie Santiago de Castro e. Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente. 2022. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807
identifier_str_mv SILVA, Melissa Christie Santiago de Castro e. Educação física na educação infantil: relação entre formação inicial e prática docente. 2022. 142f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838711319101440