Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construído |
id |
UFF-2_733fba5af317492250f0745055a5f426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15002 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomiaEscolaGestão escolarProjeto político pedagógicoEscolaAdministração escolarProjeto político-pedagógicoSchoolSchool managementPolitical pedagogical projectEste estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construídoThe study aims to analyze as was the construction of pedagogical political project of a public school, located in the municipality of São Gonçalo, the metropolitan region of Rio de Janeiro State, highlighting how to materialize the categories: management, participation and autonomy during this process. The motivation for the study of the theme appeared from pedagogical practice in different schools public, where the pedagogical political project was something that aroused the interest. The understanding of school management, pedagogical political project planning, participation, autonomy through the eyes of construction of the theoretical of research. From the results of the search the text brings about management, leadership, participation and autonomy, relevant elements for a reflection about the school and your organization in the construction of pedagogical political project. Research shows the school as a field of forces and power struggles from the field of Bourdieu’s concept what makes it possible to understand the profile of school management and as pedagogical political project was built132 f.Santos, Pablo Silva Machado Bispo dosNajjar, Jorge NassimAmaral, Daniela Patti doLima, Maria de Fátima Magalhães deMatta, Eliane da Conceição2020-09-28T18:58:18Z2020-09-28T18:58:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTA, Eliane da Conceição. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo : uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-15T21:42:24Zoai:app.uff.br:1/15002Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:41.708870Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
title |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
spellingShingle |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia Matta, Eliane da Conceição Escola Gestão escolar Projeto político pedagógico Escola Administração escolar Projeto político-pedagógico School School management Political pedagogical project |
title_short |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
title_full |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
title_fullStr |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
title_sort |
Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo: uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia |
author |
Matta, Eliane da Conceição |
author_facet |
Matta, Eliane da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos Najjar, Jorge Nassim Amaral, Daniela Patti do Lima, Maria de Fátima Magalhães de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matta, Eliane da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Gestão escolar Projeto político pedagógico Escola Administração escolar Projeto político-pedagógico School School management Political pedagogical project |
topic |
Escola Gestão escolar Projeto político pedagógico Escola Administração escolar Projeto político-pedagógico School School management Political pedagogical project |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a construção do projeto político pedagógico de uma escola pública, localizada no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, destacando como se concretizaram as categorias: gestão, participação e a autonomia na escola durante esse processo. A motivação pelo estudo do tema surgiu a partir da prática pedagógica em diferentes escolas públicas, onde o projeto político pedagógico despertou interesse. O entendimento sobre gestão escolar, participação, planejamento, projeto político pedagógico, autonomia através do olhar de diferentes autores foi necessário para a construção do referencial teórico do trabalho. A partir dos resultados da pesquisa, o texto traz acerca da gestão, liderança, participação e autonomia elementos de relevância para uma reflexão sobre a escola e sua organização na construção do projeto político pedagógico. A pesquisa mostra a escola como um campo de forças e disputas de poder a partir do conceito de Campo de Bourdieu o que possibilita compreender o perfil da gestão escolar e como o projeto político pedagógico foi construído |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-28T18:58:18Z 2020-09-28T18:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATTA, Eliane da Conceição. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo : uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019 https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002 |
identifier_str_mv |
MATTA, Eliane da Conceição. Um olhar sobre o projeto político pedagógico em uma escola no município de São Gonçalo : uma abordagem sobre gestão, participação e autonomia. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823662479704064 |