Projeto politico pedagógico e o exercicio da prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MESQUITA, Isabella Rocha.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29828
Resumo: O presente relatório tem por finalidade sistematizar o desenvolvimento de um trabalho de campo realizado entre os dias 16 a 30 de junho de 2016. A instituição na qual este trabalho foi desenvolvido esta localizada na cidade de Sousa-PB, pertence a rede municipal de ensino e atende crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. O objeto de estudo deste trabalho e a ressignificação do Projeto Politico-Pedagógico (PPP) de uma escola publica, tendo em vista que o PPP e um documento relevante para orientar as ações da unidade escolar. Este trabalho foi norteado pela indagação: De que modo o Projeto Político Pedagógico pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem? Fizemos o seguinte percurso metodológico: levantamento bibliográfico e estudo teórico sobre o tema; analise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado da Paraíba, da cidade de Sousa e da escola pesquisada; sondagem acerca do PPP junto a gestores e docentes; revisão do PPP junto a gestão escolar e coordenação pedagógica; sugestões e vivencias de estratégias que viabilizem a ressignificação do PPP. Quanto aos resultados constatamos que conseguir elaborar um PPP eficaz sem que o professores reconheçam sua responsabilidade nesse processo e um trabalho sem sentido. Mesmo que a coordenação pedagógica elabore um documento novo ele não será posto em pratica, pois a equipe pedagógica e indiferente as contribuintes do PPP ou não reconhece que tem o poder de transformar a realidade. Percebemos ainda a resistência dos professores em aceitar as sugestões da supervisora escolar em inovar as atividades desenvolvidas em sala de aula. As atribui9oes da supervisora se estendem as funções da secretaria escolar, deixando-a, por vezes, ausente das salas de aula quando sua ajuda e precisa. Diante do exposto, entendemos que este debate se aplica a tantas outras escolas brasileiras, portanto, não encontramos conclusões definitivas para solucionar os impasses da execução do Projeto Político-Pedagógico.
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spelling Projeto politico pedagógico e o exercicio da prática docente.Pedagogical political project and the exercise of teaching practice.Gestão escolarProjeto politico pedagógicoEducação - gestãoSchool managementPedagogical political projectEducation - managementGestão Escolar.O presente relatório tem por finalidade sistematizar o desenvolvimento de um trabalho de campo realizado entre os dias 16 a 30 de junho de 2016. A instituição na qual este trabalho foi desenvolvido esta localizada na cidade de Sousa-PB, pertence a rede municipal de ensino e atende crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. O objeto de estudo deste trabalho e a ressignificação do Projeto Politico-Pedagógico (PPP) de uma escola publica, tendo em vista que o PPP e um documento relevante para orientar as ações da unidade escolar. Este trabalho foi norteado pela indagação: De que modo o Projeto Político Pedagógico pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem? Fizemos o seguinte percurso metodológico: levantamento bibliográfico e estudo teórico sobre o tema; analise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado da Paraíba, da cidade de Sousa e da escola pesquisada; sondagem acerca do PPP junto a gestores e docentes; revisão do PPP junto a gestão escolar e coordenação pedagógica; sugestões e vivencias de estratégias que viabilizem a ressignificação do PPP. Quanto aos resultados constatamos que conseguir elaborar um PPP eficaz sem que o professores reconheçam sua responsabilidade nesse processo e um trabalho sem sentido. Mesmo que a coordenação pedagógica elabore um documento novo ele não será posto em pratica, pois a equipe pedagógica e indiferente as contribuintes do PPP ou não reconhece que tem o poder de transformar a realidade. Percebemos ainda a resistência dos professores em aceitar as sugestões da supervisora escolar em inovar as atividades desenvolvidas em sala de aula. As atribui9oes da supervisora se estendem as funções da secretaria escolar, deixando-a, por vezes, ausente das salas de aula quando sua ajuda e precisa. Diante do exposto, entendemos que este debate se aplica a tantas outras escolas brasileiras, portanto, não encontramos conclusões definitivas para solucionar os impasses da execução do Projeto Político-Pedagógico.This report aims to systematize the development of a fieldwork carried out between June 16th and 30th, 2016. The institution in which this work was developed is located in the city of Sousa-PB, belongs to the municipal education network and serves children in the early years of elementary school and kindergarten. The object of study of this work is the redefinition of the Political-Pedagogical Project (PPP) of a public school, considering that the PPP is a relevant document to guide the actions of the school unit. This work was guided by the question: How can the Pedagogical Political Project contribute to improving the quality of teaching and learning? We followed the methodological path: bibliographic survey and theoretical study on the subject; analysis of the Basic Education Development Index (IDEB) of the State of Paraíba, the city of Sousa and the researched school; survey about the PPP with managers and teachers; revision of the PPP together with school management and pedagogical coordination; suggestions and experiences of strategies that enable the redefinition of the PPP. As for the results, we found that being able to develop an effective PPP without the teachers recognizing their responsibility in this process is a meaningless job. Even if the pedagogical coordination prepares a new document, it will not be put into practice, as the pedagogical team is indifferent to PPP contributors or does not recognize that it has the power to transform reality. We also noticed the teachers' resistance in accepting the school supervisor's suggestions to innovate the activities developed in the classroom. The supervisor's attributions extend to the functions of the school secretary, sometimes leaving her absent from the classrooms when her help is needed. In view of the above, we understand that this debate applies to many other Brazilian schools, therefore, we have not found definitive conclusions to solve the impasses in the execution of the Political-Pedagogical Project.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlane Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899JOCA, Alexandre Martins.CAMPOS, Maria de Lourdes.MESQUITA, Isabella Rocha.2016-08-312023-05-17T23:29:41Z2023-05-172023-05-17T23:29:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29828MESQUITA, Isabela Rocha. Projeto político pedagógico e o exercício da pratica docente. 2016. 38f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-17T23:32:48Zoai:localhost:riufcg/29828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-17T23:32:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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