O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20559 |
Resumo: | Knowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual . |
id |
UFF-2_7741f3f78ec8c9a283854f8a3d45ff9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/20559 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃPROFILE OF STUDENT AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: A CASE STUDY IN CEFET MARACANÃ.Gestão do ConhecimentoNova Gestão Públicaperfil dos alunosprocesso de ensino e aprendizagemGestão do ConhecimentoNova Gestão Públicaperfil dos alunosprocesso de ensino e aprendizagemCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOKnowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual .A Gestão do Conhecimento se configura atualmente em ferramenta indispensável para a sobrevivência das empresas. Com a proposta da Nova Gestão Pública, na qual os setores públicos devem buscar a racionalidade administrativa das empresas privadas visando qualidade nos serviços oferecidos, faz-se necessário verificar como estas organizações atuam na contemporaneidade e em que medida podem trazer à tona conhecimentos pertinentes ao funcionamento das entidades públicas. Este trabalho teve por principal objetivo investigar se o ensino pode ser ofertado com uma didática mais satisfatória ao se conhecer melhor o perfil dos alunos. A pesquisa foi realizada no CEFET- RJ na Unidade Maracanã com os alunos e professores do curso Técnico de Administração. Para tal, foi feito inicialmente um paralelo entre o funcionamento das empresas e das escolas. Investigou-se como as empresas atualmente buscam definir o perfil dos seus clientes visando desenvolver produtos que atendam às demandas existentes. Na metodologia utilizada, inicialmente, foi solicitado que os professores traçassem o perfil dos seus alunos. Em seguida, o perfil dos alunos foi desenvolvido com o auxílio de questionários preenchidos pelos mesmos. Por último, o perfil discente foi apresentado aos professores. Como um dos resultados obtidos, pode-se mencionar a importância dada pelos professores ao conhecimento do perfil do aluno para se planejar o período de ensino anual.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalSalles, Mara TellesCPF:74484745704Silva, Luiz Antonio Viegas daCPF:67485912422Brochado, Marina RodriguesCPF:19662009787http://lattes.cnpq.br/3944519101855359Melo, Carolina Lobo dos Reis2021-03-10T20:50:33Z2014-07-072021-03-10T20:50:33Z2013-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20559porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:50:33Zoai:app.uff.br:1/20559Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:38.740258Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ PROFILE OF STUDENT AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: A CASE STUDY IN CEFET MARACANÃ. |
title |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ |
spellingShingle |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ Melo, Carolina Lobo dos Reis Gestão do Conhecimento Nova Gestão Pública perfil dos alunos processo de ensino e aprendizagem Gestão do Conhecimento Nova Gestão Pública perfil dos alunos processo de ensino e aprendizagem CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
title_short |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ |
title_full |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ |
title_fullStr |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ |
title_full_unstemmed |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ |
title_sort |
O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ |
author |
Melo, Carolina Lobo dos Reis |
author_facet |
Melo, Carolina Lobo dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salles, Mara Telles CPF:74484745704 Silva, Luiz Antonio Viegas da CPF:67485912422 Brochado, Marina Rodrigues CPF:19662009787 http://lattes.cnpq.br/3944519101855359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Carolina Lobo dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Nova Gestão Pública perfil dos alunos processo de ensino e aprendizagem Gestão do Conhecimento Nova Gestão Pública perfil dos alunos processo de ensino e aprendizagem CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
Gestão do Conhecimento Nova Gestão Pública perfil dos alunos processo de ensino e aprendizagem Gestão do Conhecimento Nova Gestão Pública perfil dos alunos processo de ensino e aprendizagem CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
description |
Knowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual . |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 2014-07-07 2021-03-10T20:50:33Z 2021-03-10T20:50:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/20559 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/20559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823639932174336 |