O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carolina Lobo dos Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20559
Resumo: Knowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual .
id UFF-2_7741f3f78ec8c9a283854f8a3d45ff9b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20559
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃPROFILE OF STUDENT AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: A CASE STUDY IN CEFET MARACANÃ.Gestão do ConhecimentoNova Gestão Públicaperfil dos alunosprocesso de ensino e aprendizagemGestão do ConhecimentoNova Gestão Públicaperfil dos alunosprocesso de ensino e aprendizagemCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOKnowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual .A Gestão do Conhecimento se configura atualmente em ferramenta indispensável para a sobrevivência das empresas. Com a proposta da Nova Gestão Pública, na qual os setores públicos devem buscar a racionalidade administrativa das empresas privadas visando qualidade nos serviços oferecidos, faz-se necessário verificar como estas organizações atuam na contemporaneidade e em que medida podem trazer à tona conhecimentos pertinentes ao funcionamento das entidades públicas. Este trabalho teve por principal objetivo investigar se o ensino pode ser ofertado com uma didática mais satisfatória ao se conhecer melhor o perfil dos alunos. A pesquisa foi realizada no CEFET- RJ na Unidade Maracanã com os alunos e professores do curso Técnico de Administração. Para tal, foi feito inicialmente um paralelo entre o funcionamento das empresas e das escolas. Investigou-se como as empresas atualmente buscam definir o perfil dos seus clientes visando desenvolver produtos que atendam às demandas existentes. Na metodologia utilizada, inicialmente, foi solicitado que os professores traçassem o perfil dos seus alunos. Em seguida, o perfil dos alunos foi desenvolvido com o auxílio de questionários preenchidos pelos mesmos. Por último, o perfil discente foi apresentado aos professores. Como um dos resultados obtidos, pode-se mencionar a importância dada pelos professores ao conhecimento do perfil do aluno para se planejar o período de ensino anual.Programa de Pós-graduação em Sistemas de GestãoSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade TotalSalles, Mara TellesCPF:74484745704Silva, Luiz Antonio Viegas daCPF:67485912422Brochado, Marina RodriguesCPF:19662009787http://lattes.cnpq.br/3944519101855359Melo, Carolina Lobo dos Reis2021-03-10T20:50:33Z2014-07-072021-03-10T20:50:33Z2013-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20559porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:50:33Zoai:app.uff.br:1/20559Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:38.740258Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
PROFILE OF STUDENT AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: A CASE STUDY IN CEFET MARACANÃ.
title O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
spellingShingle O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
Melo, Carolina Lobo dos Reis
Gestão do Conhecimento
Nova Gestão Pública
perfil dos alunos
processo de ensino e aprendizagem
Gestão do Conhecimento
Nova Gestão Pública
perfil dos alunos
processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
title_full O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
title_fullStr O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
title_full_unstemmed O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
title_sort O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ
author Melo, Carolina Lobo dos Reis
author_facet Melo, Carolina Lobo dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Mara Telles
CPF:74484745704
Silva, Luiz Antonio Viegas da
CPF:67485912422
Brochado, Marina Rodrigues
CPF:19662009787
http://lattes.cnpq.br/3944519101855359
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Carolina Lobo dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Nova Gestão Pública
perfil dos alunos
processo de ensino e aprendizagem
Gestão do Conhecimento
Nova Gestão Pública
perfil dos alunos
processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Gestão do Conhecimento
Nova Gestão Pública
perfil dos alunos
processo de ensino e aprendizagem
Gestão do Conhecimento
Nova Gestão Pública
perfil dos alunos
processo de ensino e aprendizagem
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description Knowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual .
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
2014-07-07
2021-03-10T20:50:33Z
2021-03-10T20:50:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20559
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão
Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823639932174336