Costuras narrativas na formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto de extensão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34149 |
Resumo: | A presente dissertação tem como questão problematizar, no processo (auto)biográfico, a experiência num projeto de extensão impacta reflexões sobre ser professora no processo da formação inicial e continuada. No processo de construção da dissertação organizei a seguinte pergunta geradora da pesquisa: Que saberes circulam ao longo da minha formação mergulhada nessa experiência extensionista com o projeto de extensão EEFD Baixada? Sendo assim, a intenção da pesquisa foi de compreender a circularidade de saberes no diálogo da formação inicial e continuada da minha experiência com o inprojeto de Extensão Universitária da UFRJ denominado EEFD BAIXADA: Autonomia e Construção de Conhecimento a partir de reflexões (Auto)biográficas. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta na perspectiva narrativa, especialmente (auto)biográfica, que segundo Passeggi (2016) está implícito e explícito a necessidade do processo de reflexividade, em que a autora denomina como “desafio biográfico”. Para ela o movimento de falar de si, de refletir sobre si mesmo, de fabricar uma história de si, sugere a complexidade ao movimento de explorar e narrar a própria história. Isso vai além de uma simples exposição de fatos, envolvendo um processo reflexivo mais profundo que permite ao pesquisador não apenas relatar, mas também compreender e interpretar as próprias experiências. Para o seu desenvolvimento lancei mão de fontes que tecem linhas com a minha história de vida, memórias e escritas rememoradas durante o processo no projeto. Para isso, recorri as fontes que foram sendo constituídas durante a minha formação inicial e continuada como, textos construídos pelo grupo; imagens registradas; publicações no facebook; relatórios apresentados; os planejamentos das atividades nas escolas; os diálogos constituídos nas escolas. Durante o desenvolvimento dessa costura, reflexões acerca da formação de professores e extensão universitária se fizeram presente através de diálogos com os autores António Nóvoa (2009), Maurice Tardif e Raymond (2000), Moacir Gadotti (2017), Paulo Freire (2013), Fonseca (2018). O caminho percorrido nessa pesquisaformação possibilitou algumas aprendizagens, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a potência da escrita através de um dispositivo afetivo como a costura e os disparadores das imagens, bem como que a pesquisa e a formação se dão no processo de profissionalização. Além disso, as reflexões acerca das experiências no projeto de extensão, com as costuras institucionais, escolares e de formação evidenciam que o processo de formação não se faz de forma linear, mas que há uma circularidade de saberes, um movimento de ziguezague que são constituídas com a referência do campo profissional da Educação e da Educação Física bem como aspectos da vida pessoal na constituição de nossas identidades docentes. |
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Costuras narrativas na formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto de extensãoFormação DocenteExtensão UniversitáriaCircularidade de SaberesEducação FísicaFormação de professorEducação físicaTeacher TrainingUniversity ExtensionCircularity of KnowledgePhysical EducationA presente dissertação tem como questão problematizar, no processo (auto)biográfico, a experiência num projeto de extensão impacta reflexões sobre ser professora no processo da formação inicial e continuada. No processo de construção da dissertação organizei a seguinte pergunta geradora da pesquisa: Que saberes circulam ao longo da minha formação mergulhada nessa experiência extensionista com o projeto de extensão EEFD Baixada? Sendo assim, a intenção da pesquisa foi de compreender a circularidade de saberes no diálogo da formação inicial e continuada da minha experiência com o inprojeto de Extensão Universitária da UFRJ denominado EEFD BAIXADA: Autonomia e Construção de Conhecimento a partir de reflexões (Auto)biográficas. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta na perspectiva narrativa, especialmente (auto)biográfica, que segundo Passeggi (2016) está implícito e explícito a necessidade do processo de reflexividade, em que a autora denomina como “desafio biográfico”. Para ela o movimento de falar de si, de refletir sobre si mesmo, de fabricar uma história de si, sugere a complexidade ao movimento de explorar e narrar a própria história. Isso vai além de uma simples exposição de fatos, envolvendo um processo reflexivo mais profundo que permite ao pesquisador não apenas relatar, mas também compreender e interpretar as próprias experiências. Para o seu desenvolvimento lancei mão de fontes que tecem linhas com a minha história de vida, memórias e escritas rememoradas durante o processo no projeto. Para isso, recorri as fontes que foram sendo constituídas durante a minha formação inicial e continuada como, textos construídos pelo grupo; imagens registradas; publicações no facebook; relatórios apresentados; os planejamentos das atividades nas escolas; os diálogos constituídos nas escolas. Durante o desenvolvimento dessa costura, reflexões acerca da formação de professores e extensão universitária se fizeram presente através de diálogos com os autores António Nóvoa (2009), Maurice Tardif e Raymond (2000), Moacir Gadotti (2017), Paulo Freire (2013), Fonseca (2018). O caminho percorrido nessa pesquisaformação possibilitou algumas aprendizagens, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a potência da escrita através de um dispositivo afetivo como a costura e os disparadores das imagens, bem como que a pesquisa e a formação se dão no processo de profissionalização. Além disso, as reflexões acerca das experiências no projeto de extensão, com as costuras institucionais, escolares e de formação evidenciam que o processo de formação não se faz de forma linear, mas que há uma circularidade de saberes, um movimento de ziguezague que são constituídas com a referência do campo profissional da Educação e da Educação Física bem como aspectos da vida pessoal na constituição de nossas identidades docentes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present dissertation aims to problematize, in the (auto)biographical process, the experience in an extension project that impacts reflections on being a teacher in the process of initial and continuing education. In the construction process of the dissertation, I organized the following research-generating question: what are the circularities of knowledge, in the dialogue of initial and continuing education, generated in the University Extension project called EEFD BAIXADA? Therefore, the research intention was to understand the circularity of knowledge in the dialogue of initial and continuing education in the University Extension project of UFRJ called EEFD BAIXADA: Autonomy and Knowledge Construction. Methodologically, the research is based on the narrative perspective, especially (auto)biographical, which according to Passeggi (2016) implies and explicitly states the need for the reflexivity process, in what the author calls "biographical challenge". For her, the movement of speaking about oneself, of reflecting on oneself, of constructing a personal story, suggests the complexity in the movement of exploring and narrating one's own history. This goes beyond a simple exposition of facts, involving a deeper reflexive process that allows the researcher not only to report, but also to understand and interpret their own experiences. For its development, I used sources that intertwine lines with my life story, memories, and writings recalled during the process in the project. For this, I resorted to sources that were being constituted during my initial and continuing education, such as texts constructed by the group; registered images; Facebook posts; presented reports; activity plans in schools; dialogues established in schools. During the development of this sewing, reflections on teacher training and university extension were present through dialogues with authors such as António Nóvoa (2009), Maurice Tardif and Raymond (2000), Moacir Gadotti (2017), Paulo Freire (2013), Fonseca (2018). The path taken in this research-training allowed for some learning, including discovering oneself as a teacher- narrator, the power of writing through an affective device like sewing and triggerers of images, as well as the fact that research and training occur in the process of professionalization. Furthermore, reflections on experiences in the extension project, with institutional, school, and training sewing, show that the training process is not linear, but there is a circularity of knowledge, a zigzag movement that is constituted with reference to the professional field of Education and Physical Education, as well as aspects of personal life in the constitution of our teaching identities.87 p.Terra, Dinah VasconcellosCopolillo, Martha Lenora QueirozFonseca, Michele Pereira de SouzaCosta, Cássia Barbosa da2024-08-14T12:50:33Z2024-08-14T12:50:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Cássia Barbosa da. Costuras narrativas na formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto de extensão. 2023. 87f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34149CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-14T12:50:39Zoai:app.uff.br:1/34149Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:05.678898Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente dissertação tem como questão problematizar, no processo (auto)biográfico, a experiência num projeto de extensão impacta reflexões sobre ser professora no processo da formação inicial e continuada. No processo de construção da dissertação organizei a seguinte pergunta geradora da pesquisa: Que saberes circulam ao longo da minha formação mergulhada nessa experiência extensionista com o projeto de extensão EEFD Baixada? Sendo assim, a intenção da pesquisa foi de compreender a circularidade de saberes no diálogo da formação inicial e continuada da minha experiência com o inprojeto de Extensão Universitária da UFRJ denominado EEFD BAIXADA: Autonomia e Construção de Conhecimento a partir de reflexões (Auto)biográficas. Metodologicamente, a pesquisa se fundamenta na perspectiva narrativa, especialmente (auto)biográfica, que segundo Passeggi (2016) está implícito e explícito a necessidade do processo de reflexividade, em que a autora denomina como “desafio biográfico”. Para ela o movimento de falar de si, de refletir sobre si mesmo, de fabricar uma história de si, sugere a complexidade ao movimento de explorar e narrar a própria história. Isso vai além de uma simples exposição de fatos, envolvendo um processo reflexivo mais profundo que permite ao pesquisador não apenas relatar, mas também compreender e interpretar as próprias experiências. Para o seu desenvolvimento lancei mão de fontes que tecem linhas com a minha história de vida, memórias e escritas rememoradas durante o processo no projeto. Para isso, recorri as fontes que foram sendo constituídas durante a minha formação inicial e continuada como, textos construídos pelo grupo; imagens registradas; publicações no facebook; relatórios apresentados; os planejamentos das atividades nas escolas; os diálogos constituídos nas escolas. Durante o desenvolvimento dessa costura, reflexões acerca da formação de professores e extensão universitária se fizeram presente através de diálogos com os autores António Nóvoa (2009), Maurice Tardif e Raymond (2000), Moacir Gadotti (2017), Paulo Freire (2013), Fonseca (2018). O caminho percorrido nessa pesquisaformação possibilitou algumas aprendizagens, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a potência da escrita através de um dispositivo afetivo como a costura e os disparadores das imagens, bem como que a pesquisa e a formação se dão no processo de profissionalização. Além disso, as reflexões acerca das experiências no projeto de extensão, com as costuras institucionais, escolares e de formação evidenciam que o processo de formação não se faz de forma linear, mas que há uma circularidade de saberes, um movimento de ziguezague que são constituídas com a referência do campo profissional da Educação e da Educação Física bem como aspectos da vida pessoal na constituição de nossas identidades docentes. |
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