A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Perpétua Mariana Alves de Siquera
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Resende, José Walter Rego, Passos, Virgínia de Oliveira Alves, Simões, Priscilla Rodrigues Figliuolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da ludicidade para a aprendizagem de crianças em regime de internação hospitalar. Para isso, foram desenvolvidas na unidade pediátrica de um hospital do município de Petrolina-PE, no período de seis meses, cinco atividades com quatro crianças com idades entre três e nove anos que se encontravam internadas. Foram realizadas observações sistemáticas e anotações do comportamento das crianças em cada procedimento. Em face disso, foi possível analisar mudanças perceptíveis de comportamento das mesmas. Evidenciou-se que as crianças que antes chegavam à brinquedoteca com sintomas de fadiga, ansiedade, retraimento e desconfiança em relação aos profissionais de saúde tiveram seus comportamentos alterados após frequentar a brinquedoteca hospitalar. Constatou-se que a influência do lúdico no processo de aprendizagem de crianças favorece o desenvolvimento de habilidades que podem facilitar a adaptação da criança à rotina hospitalar, a adesão ao tratamento e o aumento da autoestima dos pacientes.
id UNIVASF-1_7e29f302749c6a836f2308a56f98f8cf
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/42
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALARLúdicoAprendizagemBrinquedotecaHospitalizaçãoO presente estudo teve como objetivo analisar a influência da ludicidade para a aprendizagem de crianças em regime de internação hospitalar. Para isso, foram desenvolvidas na unidade pediátrica de um hospital do município de Petrolina-PE, no período de seis meses, cinco atividades com quatro crianças com idades entre três e nove anos que se encontravam internadas. Foram realizadas observações sistemáticas e anotações do comportamento das crianças em cada procedimento. Em face disso, foi possível analisar mudanças perceptíveis de comportamento das mesmas. Evidenciou-se que as crianças que antes chegavam à brinquedoteca com sintomas de fadiga, ansiedade, retraimento e desconfiança em relação aos profissionais de saúde tiveram seus comportamentos alterados após frequentar a brinquedoteca hospitalar. Constatou-se que a influência do lúdico no processo de aprendizagem de crianças favorece o desenvolvimento de habilidades que podem facilitar a adaptação da criança à rotina hospitalar, a adesão ao tratamento e o aumento da autoestima dos pacientes. Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2016-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42/49Gonzaga, Perpétua Mariana Alves de SiqueraResende, José Walter RegoPassos, Virgínia de Oliveira AlvesSimões, Priscilla Rodrigues Figliuoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:25:04Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/42Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:25:04Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
title A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
Gonzaga, Perpétua Mariana Alves de Siquera
Lúdico
Aprendizagem
Brinquedoteca
Hospitalização
title_short A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
title_full A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
title_sort A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR
author Gonzaga, Perpétua Mariana Alves de Siquera
author_facet Gonzaga, Perpétua Mariana Alves de Siquera
Resende, José Walter Rego
Passos, Virgínia de Oliveira Alves
Simões, Priscilla Rodrigues Figliuolo
author_role author
author2 Resende, José Walter Rego
Passos, Virgínia de Oliveira Alves
Simões, Priscilla Rodrigues Figliuolo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Perpétua Mariana Alves de Siquera
Resende, José Walter Rego
Passos, Virgínia de Oliveira Alves
Simões, Priscilla Rodrigues Figliuolo
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Aprendizagem
Brinquedoteca
Hospitalização
topic Lúdico
Aprendizagem
Brinquedoteca
Hospitalização
description O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da ludicidade para a aprendizagem de crianças em regime de internação hospitalar. Para isso, foram desenvolvidas na unidade pediátrica de um hospital do município de Petrolina-PE, no período de seis meses, cinco atividades com quatro crianças com idades entre três e nove anos que se encontravam internadas. Foram realizadas observações sistemáticas e anotações do comportamento das crianças em cada procedimento. Em face disso, foi possível analisar mudanças perceptíveis de comportamento das mesmas. Evidenciou-se que as crianças que antes chegavam à brinquedoteca com sintomas de fadiga, ansiedade, retraimento e desconfiança em relação aos profissionais de saúde tiveram seus comportamentos alterados após frequentar a brinquedoteca hospitalar. Constatou-se que a influência do lúdico no processo de aprendizagem de crianças favorece o desenvolvimento de habilidades que podem facilitar a adaptação da criança à rotina hospitalar, a adesão ao tratamento e o aumento da autoestima dos pacientes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42/49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 6 n. 11 (2016)
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220487520878592