Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33166 |
Resumo: | O presente trabalho recupera a publicação integral da revista de jornalismo de games EDGE Brasil com a finalidade de apontar práticas alternativas à tradicional na editoria, como forma de explorar horizontes para um cenário de crise de credibilidade e engessamento editorial. Para tanto, ele articula conhecimento acadêmico e produção profissional, a partir do diálogo entre o conceito de Experiência Estética, provindo da filosofia, e das propostas do movimento dos anos 2000 conhecido como New Games Journalism. O jornalista britânico Kieron Gillen (2004) cunhou o termo para tratar de artigos que recusassem o que definiu como “tradição analítica”, uma tendência por focar nos elementos constitutivos do jogo e em um valor mercadológico. No lugar, ele defende que o valor do jogo repousa no jogador, estimula a reflexão crítica sobre a cultura do videogame e um tom subjetivo e confessional, com inspiração no Jornalismo Novo. Portanto, este trabalho pondera sobre a identidade dos profissionais como uma intercessão entre jornalistas e jogadores, a influência do conceito sobre a história da editoria e o contexto brasileiro segundo a ótica do game studies. Assim, encontra a fundamentação teórica para analisar a reconhecida revista EDGE Brasil e indicar novas práticas ao jornalismo de games atual a partir do seu período de atividade (junho de 2009-novembro de 2010). |
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Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE BrasilVideo Games Journalism, Aesthetics and Play: Aesthetic Experience Proposals for the Player-Journalist based on EDGE BrasilJornalismo de GamesExperiência EstéticaGame StudiesVideogameJornalismoVideogameJornalismoVideo games journalismAesthetic ExperienceGame StudiesVideo gamesJournalismO presente trabalho recupera a publicação integral da revista de jornalismo de games EDGE Brasil com a finalidade de apontar práticas alternativas à tradicional na editoria, como forma de explorar horizontes para um cenário de crise de credibilidade e engessamento editorial. Para tanto, ele articula conhecimento acadêmico e produção profissional, a partir do diálogo entre o conceito de Experiência Estética, provindo da filosofia, e das propostas do movimento dos anos 2000 conhecido como New Games Journalism. O jornalista britânico Kieron Gillen (2004) cunhou o termo para tratar de artigos que recusassem o que definiu como “tradição analítica”, uma tendência por focar nos elementos constitutivos do jogo e em um valor mercadológico. No lugar, ele defende que o valor do jogo repousa no jogador, estimula a reflexão crítica sobre a cultura do videogame e um tom subjetivo e confessional, com inspiração no Jornalismo Novo. Portanto, este trabalho pondera sobre a identidade dos profissionais como uma intercessão entre jornalistas e jogadores, a influência do conceito sobre a história da editoria e o contexto brasileiro segundo a ótica do game studies. Assim, encontra a fundamentação teórica para analisar a reconhecida revista EDGE Brasil e indicar novas práticas ao jornalismo de games atual a partir do seu período de atividade (junho de 2009-novembro de 2010).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work recovers the integral publication of the video games magazine EDGE Brasil for the purpose of indicating alternative practices to the traditional in the area, as a way of exploring perspectives to a scenario of crisis and editorial exhaustion. Therefore, articulates academy knowledge and professional production, from the dialogue between the concept of Aesthetic Experience, derived from philosophy, and the suggestions of the 2000´s movement called New Games Journalism. British journalist Kieron Gillen (2004) created the term to refer to articles that refuse what he defined as “analytic tradition”, a tendency in focusing on the constitutive elements of a game and its market value. Instead, he defends that the value of a game lies in the gamer, stimulates critical reflection about game culture and a subjective, confessional tone, inspired by New Journalism. Therefore, this work thinks about the identity of the professionals as an intercession between journalists and players, the influence of the concept on the history of the area and the Brazilian context according to game studies. This way, it finds the theoretical base for analyzing the celebrated magazine EDGE Brasil and indicates new practices for video games journalism considering its time of publication (June 2009- November 2010).107 p.Ferreira, EmmanoelMendonça, KleberMussa, Ivanhttp://lattes.cnpq.br/0175908825853722Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto2024-07-11T12:21:26Z2024-07-11T12:21:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Thiago Antônio Araújo Masetto. Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33166Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T12:21:30Zoai:app.uff.br:1/33166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:36.626676Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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