Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311 |
Resumo: | O presente trabalho busca comparar as percepções dos estudantes de graduação de instituições de ensino superior no Brasil, dos modelos presencial, EAD e híbrido (presencial e online). O objetivo deste estudo é identificar dentre os estudantes de graduação que já obtiveram as duas experiências - educação online e presencial - as vantagens e desvantagens percebidas entre essas modalidades. O método utilizado foi exploratório-explicativo. Os resultados esperados apontavam que a simplificação estrutural poderia representar oportunidade de racionalização orçamentária, sem negligenciar o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos corroboram com tal suposição, agregando razões para tal com percepções atuais sobre as modalidades de ensino |
id |
UFF-2_8183eb236eac6e6c4fe40a30ba35c49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16311 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e onlineModalidadesEADHíbridoPresencialEnsino à distânciaEnsino presencialEnsino superiorModelsOnlineHybridFace-to-faceO presente trabalho busca comparar as percepções dos estudantes de graduação de instituições de ensino superior no Brasil, dos modelos presencial, EAD e híbrido (presencial e online). O objetivo deste estudo é identificar dentre os estudantes de graduação que já obtiveram as duas experiências - educação online e presencial - as vantagens e desvantagens percebidas entre essas modalidades. O método utilizado foi exploratório-explicativo. Os resultados esperados apontavam que a simplificação estrutural poderia representar oportunidade de racionalização orçamentária, sem negligenciar o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos corroboram com tal suposição, agregando razões para tal com percepções atuais sobre as modalidades de ensinoThis paper seeks to compare the perceptions of undergraduate students from higher education institutions in Brazil, using the face-to-face, distance and hybrid models (face-to-face and online). The aim of this study is to identify undergraduate students who have already had two experiences - online and face-to-face education - as perceived advantages and disadvantages among these modalities. The method used was exploratory-explanatory. The expected results indicated that structural simplification could represent an opportunity for budgetary rationalization, without neglecting academic performance. The results obtained corroborate this assumption, adding reasons for this with current perceptions about the teaching modalitiesAraujo, Fernando Oliveira deNeves, Júlio César BispoFarias Filho, José Rodrigues deSilva, Eduardo de Mattos Ávila da2020-12-11T14:44:13Z2020-12-11T14:44:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Eduardo de Mattos Ávila da. Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-27T20:43:12Zoai:app.uff.br:1/16311Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:18.415327Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
title |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
spellingShingle |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online Silva, Eduardo de Mattos Ávila da Modalidades EAD Híbrido Presencial Ensino à distância Ensino presencial Ensino superior Models Online Hybrid Face-to-face |
title_short |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
title_full |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
title_fullStr |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
title_full_unstemmed |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
title_sort |
Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online |
author |
Silva, Eduardo de Mattos Ávila da |
author_facet |
Silva, Eduardo de Mattos Ávila da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Fernando Oliveira de Neves, Júlio César Bispo Farias Filho, José Rodrigues de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo de Mattos Ávila da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modalidades EAD Híbrido Presencial Ensino à distância Ensino presencial Ensino superior Models Online Hybrid Face-to-face |
topic |
Modalidades EAD Híbrido Presencial Ensino à distância Ensino presencial Ensino superior Models Online Hybrid Face-to-face |
description |
O presente trabalho busca comparar as percepções dos estudantes de graduação de instituições de ensino superior no Brasil, dos modelos presencial, EAD e híbrido (presencial e online). O objetivo deste estudo é identificar dentre os estudantes de graduação que já obtiveram as duas experiências - educação online e presencial - as vantagens e desvantagens percebidas entre essas modalidades. O método utilizado foi exploratório-explicativo. Os resultados esperados apontavam que a simplificação estrutural poderia representar oportunidade de racionalização orçamentária, sem negligenciar o desempenho acadêmico. Os resultados obtidos corroboram com tal suposição, agregando razões para tal com percepções atuais sobre as modalidades de ensino |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11T14:44:13Z 2020-12-11T14:44:13Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Eduardo de Mattos Ávila da. Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020 https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311 |
identifier_str_mv |
SILVA, Eduardo de Mattos Ávila da. Levantamento de percepções de estudantes de graduação sobre as modalidades de ensino presencial e online. 2020. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, 2020 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823666149720064 |