O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayrosa, Natália Lemos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001
Resumo: Desde sua crescente popularidade principalmente, durante a pandemia da COVID-19, o aplicativo TikTok se tornou uma importante rede social, chegando a ultrapassar mais de 1 bilhão de usuários ativos em um mês. Diante disso, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo da moda: propondo tendências, viralizando marcas e gerando novos influenciadores digitais. A proposta desta pesquisa é analisar o aplicativo TikTok, que segue uma lógica de comunicação acelerada, os impactos relacionados ao consumo dos conteúdos no aplicativo. Ainda, a análise tem como objetivo investigar esse fenômeno a partir de uma percepção sobre uma sociedade cansada e performática, com a intenção de identificar como os usuários reagem à aceleração de tendências e do consumo de conteúdo, levando em conta ansiedades e sentimentos de deslocamento. Para isso, a pesquisa analisou de maneira mais aprofundada o perfil da influenciadora Malu Borges e entrevistou usuários do TikTok que a acompanham.
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