O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001 |
Resumo: | Desde sua crescente popularidade principalmente, durante a pandemia da COVID-19, o aplicativo TikTok se tornou uma importante rede social, chegando a ultrapassar mais de 1 bilhão de usuários ativos em um mês. Diante disso, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo da moda: propondo tendências, viralizando marcas e gerando novos influenciadores digitais. A proposta desta pesquisa é analisar o aplicativo TikTok, que segue uma lógica de comunicação acelerada, os impactos relacionados ao consumo dos conteúdos no aplicativo. Ainda, a análise tem como objetivo investigar esse fenômeno a partir de uma percepção sobre uma sociedade cansada e performática, com a intenção de identificar como os usuários reagem à aceleração de tendências e do consumo de conteúdo, levando em conta ansiedades e sentimentos de deslocamento. Para isso, a pesquisa analisou de maneira mais aprofundada o perfil da influenciadora Malu Borges e entrevistou usuários do TikTok que a acompanham. |
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O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu BorgesFashionTikTokTendênciasAceleraçãoMarketing de influênciaMídia socialModaMarketingFashion. TikTok. Tendencies. Acceleration. Influencer marketingDesde sua crescente popularidade principalmente, durante a pandemia da COVID-19, o aplicativo TikTok se tornou uma importante rede social, chegando a ultrapassar mais de 1 bilhão de usuários ativos em um mês. Diante disso, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo da moda: propondo tendências, viralizando marcas e gerando novos influenciadores digitais. A proposta desta pesquisa é analisar o aplicativo TikTok, que segue uma lógica de comunicação acelerada, os impactos relacionados ao consumo dos conteúdos no aplicativo. Ainda, a análise tem como objetivo investigar esse fenômeno a partir de uma percepção sobre uma sociedade cansada e performática, com a intenção de identificar como os usuários reagem à aceleração de tendências e do consumo de conteúdo, levando em conta ansiedades e sentimentos de deslocamento. Para isso, a pesquisa analisou de maneira mais aprofundada o perfil da influenciadora Malu Borges e entrevistou usuários do TikTok que a acompanham.Since its growing popularity, especially during the COVID-19 pandemic, the TikTok app has become an important social network, reaching more than 1 billion active users in one month. As a result, the app has become increasingly relevant in the fashion world: proposing trends, making brands go viral and generating new digital influencers. The purpose of this research is to analyze the TikTok application, which follows an accelerated communication logic, the impacts related to the consumption of content on the application. Furthermore, the analysis aims to investigate this phenomenon based on a perception of a tired and performative society, with the intention of identifying how users react to the acceleration of trends and content consumption, taking into account anxieties and feelings of displacement. To this, the research analyzed the profile of influencer Malu Borges in more depth and interviewed TikTok users who follow her.71 p.Castellano, Maykahttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477Polivanov, Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/9767195672186044Horta, Gisellyhttp://lattes.cnpq.br/1263812005605913Ayrosa, Natália Lemos2024-07-04T15:48:25Z2024-07-04T15:48:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAYROSA, Natália Lemos. O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-04T15:48:31Zoai:app.uff.br:1/33001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:58.380371Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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