O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayrosa, Natália Lemos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001
Resumo: Desde sua crescente popularidade principalmente, durante a pandemia da COVID-19, o aplicativo TikTok se tornou uma importante rede social, chegando a ultrapassar mais de 1 bilhão de usuários ativos em um mês. Diante disso, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo da moda: propondo tendências, viralizando marcas e gerando novos influenciadores digitais. A proposta desta pesquisa é analisar o aplicativo TikTok, que segue uma lógica de comunicação acelerada, os impactos relacionados ao consumo dos conteúdos no aplicativo. Ainda, a análise tem como objetivo investigar esse fenômeno a partir de uma percepção sobre uma sociedade cansada e performática, com a intenção de identificar como os usuários reagem à aceleração de tendências e do consumo de conteúdo, levando em conta ansiedades e sentimentos de deslocamento. Para isso, a pesquisa analisou de maneira mais aprofundada o perfil da influenciadora Malu Borges e entrevistou usuários do TikTok que a acompanham.
id UFF-2_83988855f229b2aa762d33e66380a2ac
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33001
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu BorgesFashionTikTokTendênciasAceleraçãoMarketing de influênciaMídia socialModaMarketingFashion. TikTok. Tendencies. Acceleration. Influencer marketingDesde sua crescente popularidade principalmente, durante a pandemia da COVID-19, o aplicativo TikTok se tornou uma importante rede social, chegando a ultrapassar mais de 1 bilhão de usuários ativos em um mês. Diante disso, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo da moda: propondo tendências, viralizando marcas e gerando novos influenciadores digitais. A proposta desta pesquisa é analisar o aplicativo TikTok, que segue uma lógica de comunicação acelerada, os impactos relacionados ao consumo dos conteúdos no aplicativo. Ainda, a análise tem como objetivo investigar esse fenômeno a partir de uma percepção sobre uma sociedade cansada e performática, com a intenção de identificar como os usuários reagem à aceleração de tendências e do consumo de conteúdo, levando em conta ansiedades e sentimentos de deslocamento. Para isso, a pesquisa analisou de maneira mais aprofundada o perfil da influenciadora Malu Borges e entrevistou usuários do TikTok que a acompanham.Since its growing popularity, especially during the COVID-19 pandemic, the TikTok app has become an important social network, reaching more than 1 billion active users in one month. As a result, the app has become increasingly relevant in the fashion world: proposing trends, making brands go viral and generating new digital influencers. The purpose of this research is to analyze the TikTok application, which follows an accelerated communication logic, the impacts related to the consumption of content on the application. Furthermore, the analysis aims to investigate this phenomenon based on a perception of a tired and performative society, with the intention of identifying how users react to the acceleration of trends and content consumption, taking into account anxieties and feelings of displacement. To this, the research analyzed the profile of influencer Malu Borges in more depth and interviewed TikTok users who follow her.71 p.Castellano, Maykahttp://lattes.cnpq.br/7731342639757477Polivanov, Beatrizhttp://lattes.cnpq.br/9767195672186044Horta, Gisellyhttp://lattes.cnpq.br/1263812005605913Ayrosa, Natália Lemos2024-07-04T15:48:25Z2024-07-04T15:48:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAYROSA, Natália Lemos. O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-04T15:48:31Zoai:app.uff.br:1/33001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-04T15:48:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
title O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
spellingShingle O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
Ayrosa, Natália Lemos
Fashion
TikTok
Tendências
Aceleração
Marketing de influência
Mídia social
Moda
Marketing
Fashion. TikTok. Tendencies. Acceleration. Influencer marketing
title_short O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
title_full O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
title_fullStr O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
title_full_unstemmed O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
title_sort O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges
author Ayrosa, Natália Lemos
author_facet Ayrosa, Natália Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellano, Mayka
http://lattes.cnpq.br/7731342639757477
Polivanov, Beatriz
http://lattes.cnpq.br/9767195672186044
Horta, Giselly
http://lattes.cnpq.br/1263812005605913
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayrosa, Natália Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Fashion
TikTok
Tendências
Aceleração
Marketing de influência
Mídia social
Moda
Marketing
Fashion. TikTok. Tendencies. Acceleration. Influencer marketing
topic Fashion
TikTok
Tendências
Aceleração
Marketing de influência
Mídia social
Moda
Marketing
Fashion. TikTok. Tendencies. Acceleration. Influencer marketing
description Desde sua crescente popularidade principalmente, durante a pandemia da COVID-19, o aplicativo TikTok se tornou uma importante rede social, chegando a ultrapassar mais de 1 bilhão de usuários ativos em um mês. Diante disso, o aplicativo tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo da moda: propondo tendências, viralizando marcas e gerando novos influenciadores digitais. A proposta desta pesquisa é analisar o aplicativo TikTok, que segue uma lógica de comunicação acelerada, os impactos relacionados ao consumo dos conteúdos no aplicativo. Ainda, a análise tem como objetivo investigar esse fenômeno a partir de uma percepção sobre uma sociedade cansada e performática, com a intenção de identificar como os usuários reagem à aceleração de tendências e do consumo de conteúdo, levando em conta ansiedades e sentimentos de deslocamento. Para isso, a pesquisa analisou de maneira mais aprofundada o perfil da influenciadora Malu Borges e entrevistou usuários do TikTok que a acompanham.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04T15:48:25Z
2024-07-04T15:48:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AYROSA, Natália Lemos. O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001
identifier_str_mv AYROSA, Natália Lemos. O Fashion TikTok e a efemeridade de tendências: um estudo de caso a partir da influenciadora Malu Borges. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838695891402752