O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Agatha Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23926
Resumo: O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade.
id UFF-2_8681a1923526f3857e5d8d0c9e83e7e9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23926
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; TransformaçãoTransformação socialLicenciaturaVestibularDesigualdade socialHigher education; Social inequality; Licentiate degree; TransformationO objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade.The main objective of this study is to investigate the intention of the alumni of the preparatory course “Estudando para Vencer” with a licentiate degree, in order to question the subjective relationships and the possibilities caused by the field, according to Pierre Bourdieu's sense of game and with contributions by Paulo Freire. More than just conditions for admission to a university, what these young people want with a licentiate degree. The social preparation and the subjects who participated in this research are inserted in the context of one of the favelas located in Complexo da Penha, Rio de Janeiro, and live with several issues related to social inequalities. In this text, we seek to highlight the social inequalities faced by the population from the popular classes and to understand if a licentiate degree is a strategy for social transformation. Finally, during the analysis of the facts obtained, we were able to perceive the licentiate degree course as an act of social transformation through the distribution of social capital, mediated by the idea of collectivity.Universidade Federal FluminenseNiteróiVargas, Hustana MariaSantos, Agatha Aparecida da Silva2021-12-16T20:04:54Z2021-12-16T20:04:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23926Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-16T20:04:58Zoai:app.uff.br:1/23926Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-16T20:04:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
title O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
spellingShingle O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
Santos, Agatha Aparecida da Silva
Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; Transformação
Transformação social
Licenciatura
Vestibular
Desigualdade social
Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation
title_short O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
title_full O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
title_fullStr O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
title_full_unstemmed O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
title_sort O curso de licenciatura como ato de transformação social: perspectivas de ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando Para Vencer''
author Santos, Agatha Aparecida da Silva
author_facet Santos, Agatha Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vargas, Hustana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Agatha Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; Transformação
Transformação social
Licenciatura
Vestibular
Desigualdade social
Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation
topic Ensino superior; Desigualdade social; Licenciatura; Transformação
Transformação social
Licenciatura
Vestibular
Desigualdade social
Higher education; Social inequality; Licentiate degree; Transformation
description O objetivo principal deste estudo é investigar a intenção dos ex-alunos do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” com a licenciatura, de modo a questionar as relações subjetivas e as possibilidades causadas pelo campo, segundo o senso de jogo de Pierre Bourdieu e com contribuições de Paulo Freire. Mais do que apenas condições de ingresso em uma universidade, o que estes jovens pretendem com a licenciatura. O preparatório social e os sujeitos que participaram desta pesquisa se inserem no contexto de uma das favelas localizadas no Complexo da Penha, Rio de Janeiro, e convivem com diversas questões relacionadas às desigualdades sociais. Neste texto buscamos evidenciar as desigualdades sociais enfrentadas pela população das classes populares e entender se a licenciatura é uma estratégia de transformação social. Com isso, durante a análise dos dados obtidos, pudemos perceber o curso de licenciatura como um ato de transformação social através da distribuição de capitais sociais, mediado pela ideia de coletividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T20:04:54Z
2021-12-16T20:04:54Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/23926
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/23926
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044712268365824