Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Mônica Lombardo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15960
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da educação infantil à luz de alguns pressupostos teóricos desse assunto. A brincadeira se faz presente desde as primeiras manifestações da existência humana e tem participação ativa no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, para elucidar essa participação no desenvolvimento dos infantes, faz-se importante a compreensão da infância, do ócio e da educação integral do indivíduo. Esta produção apresenta sua importância no contexto escolar, considerando o processo educativo significativo. Através de pesquisa bibliográfica a fim de esclarecer a prerrogativa que move o trabalho: de que maneira a brincadeira pode influenciar no desenvolvimento cognitivo do ser humano? O ato de brincar está relacionado às experiências e representações que se tem dos objetos, logo, as interações, as emoções e as vivências no meio social interferem diretamente nas brincadeiras dos sujeitos e, consequentemente, influenciam também no desenvolvimento cognitivo
id UFF-2_87c5cc50b1b8e7836bdfe8b0a47e3c4f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15960
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantesBrincadeiraBrincarLúdicoDesenvolvimentoInteraçãoEducação infantilEducação infantilDesenvolvimento infantilInteração educador-educandoBrincadeiraLúdicoPlayTo playLudicDevelopmentInteractionInfant educationO presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da educação infantil à luz de alguns pressupostos teóricos desse assunto. A brincadeira se faz presente desde as primeiras manifestações da existência humana e tem participação ativa no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, para elucidar essa participação no desenvolvimento dos infantes, faz-se importante a compreensão da infância, do ócio e da educação integral do indivíduo. Esta produção apresenta sua importância no contexto escolar, considerando o processo educativo significativo. Através de pesquisa bibliográfica a fim de esclarecer a prerrogativa que move o trabalho: de que maneira a brincadeira pode influenciar no desenvolvimento cognitivo do ser humano? O ato de brincar está relacionado às experiências e representações que se tem dos objetos, logo, as interações, as emoções e as vivências no meio social interferem diretamente nas brincadeiras dos sujeitos e, consequentemente, influenciam também no desenvolvimento cognitivoThe present monographic work has as an objective to make explicit the importance of play and ludicity to the cognitive and social development of the small child, in the context of infant education under some theorical assumptions about this subject. The play is present since the first manifestations of human existence and has an active participation in the cognitive, affective and social development, to elucidate this participation in the infant's development, it is important to comprehend the childhood, the idleness and the integral education of the individual. This production presents its importance in the scholar context, considering the significative educative process. Through this bibliographic research in order to clarify the prerogative that moves the work: in which way the play can influence the human being cognitive development? The act of playing is related to experiences and representations that is got from objects, therefore, the interactions, the emotions and experiences in the social enviroment direclty interfere in the subjects plays and, consequently, also influence the cognitive developmentCoelho, Marcelo BaficaAlves, WalcéaFaria, Mônica Lombardo de2020-11-16T13:43:00Z2020-11-16T13:43:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15960http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T17:44:45Zoai:app.uff.br:1/15960Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T17:44:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
title Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
spellingShingle Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
Faria, Mônica Lombardo de
Brincadeira
Brincar
Lúdico
Desenvolvimento
Interação
Educação infantil
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Interação educador-educando
Brincadeira
Lúdico
Play
To play
Ludic
Development
Interaction
Infant education
title_short Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
title_full Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
title_fullStr Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
title_full_unstemmed Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
title_sort Brincadeira e desenvolvimento: sua importância para a formação dos infantes
author Faria, Mônica Lombardo de
author_facet Faria, Mônica Lombardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Marcelo Bafica
Alves, Walcéa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Mônica Lombardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira
Brincar
Lúdico
Desenvolvimento
Interação
Educação infantil
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Interação educador-educando
Brincadeira
Lúdico
Play
To play
Ludic
Development
Interaction
Infant education
topic Brincadeira
Brincar
Lúdico
Desenvolvimento
Interação
Educação infantil
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Interação educador-educando
Brincadeira
Lúdico
Play
To play
Ludic
Development
Interaction
Infant education
description O presente trabalho monográfico tem por objetivo explicitar a importância da brincadeira e da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo e social da criança pequena, no contexto da educação infantil à luz de alguns pressupostos teóricos desse assunto. A brincadeira se faz presente desde as primeiras manifestações da existência humana e tem participação ativa no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, para elucidar essa participação no desenvolvimento dos infantes, faz-se importante a compreensão da infância, do ócio e da educação integral do indivíduo. Esta produção apresenta sua importância no contexto escolar, considerando o processo educativo significativo. Através de pesquisa bibliográfica a fim de esclarecer a prerrogativa que move o trabalho: de que maneira a brincadeira pode influenciar no desenvolvimento cognitivo do ser humano? O ato de brincar está relacionado às experiências e representações que se tem dos objetos, logo, as interações, as emoções e as vivências no meio social interferem diretamente nas brincadeiras dos sujeitos e, consequentemente, influenciam também no desenvolvimento cognitivo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-16T13:43:00Z
2020-11-16T13:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/15960
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838735427960832