A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25200 |
Resumo: | Com o crescimento do e-commerce, as vitrines, antes físicas, agora estão espalhadas pela internet nas publicidades que estão praticamente em todos os sites e aplicativos. Desta forma, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a estratégia do marketing digital de gatilhos mentais e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isto foi realizado uma pesquisa on-line que continha 15 perguntas e não se limitou a um público específico, coletando 451 respostas válidas. Para uma melhor compreensão e análise do impacto dos gatilhos mentais, o estudo foi dividido em dois segmentos, por gênero e faixa etária. Com os resultados, verificou-se que não há uma diferença significativa na influência de compra com as segmentações. De forma geral, os gatilhos da aprovação social e reciprocidade foram os que mais influenciaram os participantes da pesquisa. Em contrapartida, os gatilhos da afinidade e da escassez foram os que menos influenciaram. Como conclusão, verificou-se que os gatilhos mentais, em maiores e menores proporções, foram capazes de exercer uma influência e ser um fator decisivo de compra para os consumidores. |
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A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônicoMarketing digitalComportamento do consumidorComércio eletrônicoGatilhos mentaisMarketing digitalComércio eletrônicoComportamento do consumidorDigital marketingConsumer behaviorEletronic commercePsychological triggersCom o crescimento do e-commerce, as vitrines, antes físicas, agora estão espalhadas pela internet nas publicidades que estão praticamente em todos os sites e aplicativos. Desta forma, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a estratégia do marketing digital de gatilhos mentais e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isto foi realizado uma pesquisa on-line que continha 15 perguntas e não se limitou a um público específico, coletando 451 respostas válidas. Para uma melhor compreensão e análise do impacto dos gatilhos mentais, o estudo foi dividido em dois segmentos, por gênero e faixa etária. Com os resultados, verificou-se que não há uma diferença significativa na influência de compra com as segmentações. De forma geral, os gatilhos da aprovação social e reciprocidade foram os que mais influenciaram os participantes da pesquisa. Em contrapartida, os gatilhos da afinidade e da escassez foram os que menos influenciaram. Como conclusão, verificou-se que os gatilhos mentais, em maiores e menores proporções, foram capazes de exercer uma influência e ser um fator decisivo de compra para os consumidores.With the growth of e-commerce, shop windows, which used to be physical, are now spreading across the internet in advertisements that are practically on all websites and app’s. Accordingly, this work seeks to understand how consumers are reacting to the digital marketing strategy of mental triggers and if they are capable of being factors in the purchase decision. Therefore, an online opinion poll was conducted that contained 15 questions and it was not limited to a specific audience, collecting 451 valid responses. For a better understanding and analysis of the impact of mental triggers, the study was divided into two segments, by gender and age group. The results reveal there is no significant difference in the influence of purchase with the segmentations. Generally speaking, the trigger of social approval and reciprocity are the ones that most influence the poll participants. However, setting in opposition, the triggers of affinity and scarcity are the ones that have the least influence. To that end, it can be concluded that mental triggers are capable of exerting an influence and being a decisive purchase factor for consumers.70 f.Tayt-son, Debora Bogea da CostaLevy, ArielCastro Junior, Joel de Lima PereiraOliveira, Bruna Santos2022-06-13T18:01:01Z2022-06-13T18:01:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Bruna Santos. A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico. 2021.70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense , Niterói , 2021http://app.uff.br/riuff/handle/1/25200CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-13T18:01:05Zoai:app.uff.br:1/25200Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:17.814383Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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