A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26341 |
Resumo: | Com o crescimento do e-commerce, as vitrines, antes físicas, agora estão espalhadas pela internet nas publicidades que estão praticamente em todos os sites e aplicativos. Desta forma, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a estratégia do marketing digital de gatilhos mentais e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isto foi realizado uma pesquisa on-line que continha 15 perguntas e não se limitou a um público específico, coletando 451 respostas válidas. Para uma melhor compreensão e análise do impacto dos gatilhos mentais, o estudo foi dividido em dois segmentos, por gênero e faixa etária. Com os resultados, verificou-se que não há uma diferença significativa na influência de compra com as segmentações. De forma geral, os gatilhos da aprovação social e reciprocidade foram os que mais influenciaram os participantes da pesquisa. Em contrapartida, os gatilhos da afinidade e da escassez foram os que menos influenciaram. Como conclusão, verificou-se que os gatilhos mentais, em maiores e menores proporções, foram capazes de exercer uma influência e ser um fator decisivo de compra para os consumidores. |
id |
UFF-2_cad0ceb812d62811ddcf7ff38badbef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26341 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônicoComércio eletrônicoMarketingComportamento do consumidorComércio eletrônicoCom o crescimento do e-commerce, as vitrines, antes físicas, agora estão espalhadas pela internet nas publicidades que estão praticamente em todos os sites e aplicativos. Desta forma, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a estratégia do marketing digital de gatilhos mentais e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isto foi realizado uma pesquisa on-line que continha 15 perguntas e não se limitou a um público específico, coletando 451 respostas válidas. Para uma melhor compreensão e análise do impacto dos gatilhos mentais, o estudo foi dividido em dois segmentos, por gênero e faixa etária. Com os resultados, verificou-se que não há uma diferença significativa na influência de compra com as segmentações. De forma geral, os gatilhos da aprovação social e reciprocidade foram os que mais influenciaram os participantes da pesquisa. Em contrapartida, os gatilhos da afinidade e da escassez foram os que menos influenciaram. Como conclusão, verificou-se que os gatilhos mentais, em maiores e menores proporções, foram capazes de exercer uma influência e ser um fator decisivo de compra para os consumidores.68 f.Tayt-Son, Débora Bogéa da CostaSantos, Bruna Oliveira2022-09-23T16:56:09Z2022-09-23T16:56:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Bruna Oliveira. A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26341CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-23T16:56:13Zoai:app.uff.br:1/26341Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:16.871382Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
title |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
spellingShingle |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico Santos, Bruna Oliveira Comércio eletrônico Marketing Comportamento do consumidor Comércio eletrônico |
title_short |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
title_full |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
title_fullStr |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
title_full_unstemmed |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
title_sort |
A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico |
author |
Santos, Bruna Oliveira |
author_facet |
Santos, Bruna Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tayt-Son, Débora Bogéa da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruna Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Marketing Comportamento do consumidor Comércio eletrônico |
topic |
Comércio eletrônico Marketing Comportamento do consumidor Comércio eletrônico |
description |
Com o crescimento do e-commerce, as vitrines, antes físicas, agora estão espalhadas pela internet nas publicidades que estão praticamente em todos os sites e aplicativos. Desta forma, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a estratégia do marketing digital de gatilhos mentais e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isto foi realizado uma pesquisa on-line que continha 15 perguntas e não se limitou a um público específico, coletando 451 respostas válidas. Para uma melhor compreensão e análise do impacto dos gatilhos mentais, o estudo foi dividido em dois segmentos, por gênero e faixa etária. Com os resultados, verificou-se que não há uma diferença significativa na influência de compra com as segmentações. De forma geral, os gatilhos da aprovação social e reciprocidade foram os que mais influenciaram os participantes da pesquisa. Em contrapartida, os gatilhos da afinidade e da escassez foram os que menos influenciaram. Como conclusão, verificou-se que os gatilhos mentais, em maiores e menores proporções, foram capazes de exercer uma influência e ser um fator decisivo de compra para os consumidores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-09-23T16:56:09Z 2022-09-23T16:56:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Bruna Oliveira. A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26341 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Bruna Oliveira. A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823574848110592 |