A percepção dos consumidores on-line sobre o impacto dos gatilhos mentais na decisão de compra do comércio eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26341
Resumo: Com o crescimento do e-commerce, as vitrines, antes físicas, agora estão espalhadas pela internet nas publicidades que estão praticamente em todos os sites e aplicativos. Desta forma, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a estratégia do marketing digital de gatilhos mentais e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isto foi realizado uma pesquisa on-line que continha 15 perguntas e não se limitou a um público específico, coletando 451 respostas válidas. Para uma melhor compreensão e análise do impacto dos gatilhos mentais, o estudo foi dividido em dois segmentos, por gênero e faixa etária. Com os resultados, verificou-se que não há uma diferença significativa na influência de compra com as segmentações. De forma geral, os gatilhos da aprovação social e reciprocidade foram os que mais influenciaram os participantes da pesquisa. Em contrapartida, os gatilhos da afinidade e da escassez foram os que menos influenciaram. Como conclusão, verificou-se que os gatilhos mentais, em maiores e menores proporções, foram capazes de exercer uma influência e ser um fator decisivo de compra para os consumidores.
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