Gatilhos mentais e anúncios pagos : estudo sobre a influência dos gatilhos mentais, nos anúncios pagos, para o processo de compra do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cava, Pietra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256034
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática principal os gatilhos mentais e a sua relação com a persuasão do comportamento do consumidor por meio de anúncios pagos. A pesquisa tem como objetivo identificar se a estratégia de utilização de gatilhos mentais dentro de anúncios pagos causa efeito no comportamento do consumidor, se os consumidores, ao serem expostos a esse tipo de comunicação persuasiva, modificam seu comportamento de compra. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo experimental através da plataforma Facebook Ads. Na plataforma foi realizado um teste A/B/C, em que os usuários da plataforma foram expostos a três anúncios, de forma aleatória, com o mesmo design e texto, com uma diferença apenas: o anúncio A não possuía gatilho mental, o anúncio B possuía o Gatilho de Escassez e o anúncio C possuía o Gatilho de Urgência. Aplicando-se análises comparativas dos indicadores de performance das campanhas, o resultado final deste estudo foi positivo, sendo possível afirmar que os gatilhos mentais, nos anúncios pagos, influenciam o processo de compra dos consumidores. Este estudo contribui tanto para o conhecimento na disciplina de marketing, uma vez que o tráfego pago ainda é um assunto novo e, dessa forma, este trabalho irá agregar novos conhecimentos do universo das estratégias de persuasão para influenciar o comportamento do consumidor na publicidade paga; como para o meio empresarial e para os profissionais de marketing, visto que é uma estratégia que pode ser adotada pelos e-commerces e gestores de tráfego para aumentarem suas vendas no meio digital.
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