Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Clarissa Versiani
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13566
Resumo: Com a alteração do método de seleção de alunos para as Instituições de Ensino Superior (IES), cursos de pré-vestibular tradicionais precisaram se reinventar para adequação à nova metodologia. O estudo em questão apresenta um curso tradicional do setor que, a partir de 2012, com a introdução do ENEM, sofre com dificuldades de se recolocar no mercado. Nesse contexto, o projeto teve como objetivo realizar uma análise de qualidade interna a partir da visão dos sócios, alunos e pais de alunos além de analisar o cenário externo ao curso. Além disso, foi realizado um planejamento de Marketing baseado nos 7Ps. Como resultados obtidos foi proposta uma reestruturação do ambiente digital além de sugestões de melhoria de qualidade advindas dos GAPs entre expectativa e percepção dos clientes
id UFF-2_8ab62588e3e645e90277e94a4d7b08bb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13566
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de JaneiroEducaçãoQualidade em serviçosSERVQUALNPSMarketingQualidade de serviçoVestibularServqualEducationQuality in servicesCom a alteração do método de seleção de alunos para as Instituições de Ensino Superior (IES), cursos de pré-vestibular tradicionais precisaram se reinventar para adequação à nova metodologia. O estudo em questão apresenta um curso tradicional do setor que, a partir de 2012, com a introdução do ENEM, sofre com dificuldades de se recolocar no mercado. Nesse contexto, o projeto teve como objetivo realizar uma análise de qualidade interna a partir da visão dos sócios, alunos e pais de alunos além de analisar o cenário externo ao curso. Além disso, foi realizado um planejamento de Marketing baseado nos 7Ps. Como resultados obtidos foi proposta uma reestruturação do ambiente digital além de sugestões de melhoria de qualidade advindas dos GAPs entre expectativa e percepção dos clientesWith the change of the method of student selection for universities, traditional courses needed to be reinvented to suit the new method. This study presents a traditional course of pre-university which, from 2012, with the introduction of the ENEM, suffers from difficulties in re-entering the market. In this context, the project aimed to carry out an internal quality analysis based on the vision of the partners, students and parents of students, besides analyzing the external scenario to the course. In addition, a marketing plan based on the 7Ps was carried out. As results obtained, it was proposed a restructuring of the digital environment as well as suggestions for quality improvement coming from the GAPs between customer expectations and perceptionAraujo, Fernando Oliveira deBergiante, Nissia Carvalho RosaMotta, Elizabeth Flavia Roberta Oliveira daFreitas, Rayne Suzano deRibeiro, Clarissa Versiani2020-05-07T14:10:10Z2020-05-07T14:10:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13566http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-30T18:43:00Zoai:app.uff.br:1/13566Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:26.640314Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
title Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
spellingShingle Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
Ribeiro, Clarissa Versiani
Educação
Qualidade em serviços
SERVQUAL
NPS
Marketing
Qualidade de serviço
Vestibular
Servqual
Education
Quality in services
title_short Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
title_full Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
title_fullStr Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
title_sort Diagnóstico de oportunidades e propostas para aprimoramento dos serviços com base na compreensão das perspectivas dos sócios e dos clientes: estudo em um curso de pré--vestibular no Rio de Janeiro
author Ribeiro, Clarissa Versiani
author_facet Ribeiro, Clarissa Versiani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Fernando Oliveira de
Bergiante, Nissia Carvalho Rosa
Motta, Elizabeth Flavia Roberta Oliveira da
Freitas, Rayne Suzano de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Clarissa Versiani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Qualidade em serviços
SERVQUAL
NPS
Marketing
Qualidade de serviço
Vestibular
Servqual
Education
Quality in services
topic Educação
Qualidade em serviços
SERVQUAL
NPS
Marketing
Qualidade de serviço
Vestibular
Servqual
Education
Quality in services
description Com a alteração do método de seleção de alunos para as Instituições de Ensino Superior (IES), cursos de pré-vestibular tradicionais precisaram se reinventar para adequação à nova metodologia. O estudo em questão apresenta um curso tradicional do setor que, a partir de 2012, com a introdução do ENEM, sofre com dificuldades de se recolocar no mercado. Nesse contexto, o projeto teve como objetivo realizar uma análise de qualidade interna a partir da visão dos sócios, alunos e pais de alunos além de analisar o cenário externo ao curso. Além disso, foi realizado um planejamento de Marketing baseado nos 7Ps. Como resultados obtidos foi proposta uma reestruturação do ambiente digital além de sugestões de melhoria de qualidade advindas dos GAPs entre expectativa e percepção dos clientes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-05-07T14:10:10Z
2020-05-07T14:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13566
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823589537611776