Os sentidos da leitura de textos e livros didáticos no segundo segmento do ensino fundamental: narrativas de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Mônica Maria de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14660
Resumo: A presente Tese de Doutorado em Educação apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à leitura de textos e livros didáticos, por professores das disciplinas de História, Geografia e Ciências e por alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada no Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense pertencente à rede pública da cidade de Niterói – RJ contou com um professor de cada uma das disciplinas de História, Geografia e Ciências, e um aluno de cada turma do 6° ao 9° ano, escolhidos pela disponibilidade e voluntariedade de participação na pesquisa. As abordagens teóricas que fundamentaram a pesquisa se baseiam nas discussões desenvolvidas sobre o conceito de linguagem, leitura e experiência realizadas por Vygotsky, Freire, Yunes, Benjamin e Larrosa. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem (auto)biográfica das histórias de vida e formação e as entrevistas inspiradas nos moldes da entrevista narrativa discutida por Jovchelovitch e Bauer foram utilizadas como dispositivo de obtenção das narrativas dos sujeitos. A análise das narrativas de professores e alunos, realizada a partir dos eixos temáticos dos objetivos específicos e com base no referencial teórico e das inferências da pesquisadora constatou que a leitura dos textos e livros didáticos das disciplinas está associada às exigências do trabalho com o conteúdo das disciplinas, não havendo envolvimento, desejo ou interesse pela leitura dos mesmos. Há unanimidade de um olhar crítico sobre os livros e textos didáticos por: não contextualizarem a realidade, estarem comprometidos com alguma concepção, ou ainda, necessitarem de uma reconfiguração do professor. Os livros didáticos são usados como material de apoio e não o principal meio para trabalhar a leitura. A leitura está associada ao conteúdo das disciplinas e não à formação do leitor. Os professores reconhecem a importância de outras linguagens na prática pedagógica. Para os alunos a leitura é uma tarefa de aula formal que pode transcender a leitura do texto escrito, ampliando-se para outros textos, discussões e conhecimento de mundo. Defendem que os livros didáticos devem ser imparciais e assépticos, valorizando uma função instrumental e decodificadora. Concluiu-se que as experiências com a leitura antecedem a escolarização, acontecem na escola pela ação mediadora dos professores e suas concepções sobre a leitura e atravessam a escola como pautas defensoras da neutralidade e da imparcialidade como se isso não denotasse uma posição ideológica
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As abordagens teóricas que fundamentaram a pesquisa se baseiam nas discussões desenvolvidas sobre o conceito de linguagem, leitura e experiência realizadas por Vygotsky, Freire, Yunes, Benjamin e Larrosa. A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva da abordagem (auto)biográfica das histórias de vida e formação e as entrevistas inspiradas nos moldes da entrevista narrativa discutida por Jovchelovitch e Bauer foram utilizadas como dispositivo de obtenção das narrativas dos sujeitos. A análise das narrativas de professores e alunos, realizada a partir dos eixos temáticos dos objetivos específicos e com base no referencial teórico e das inferências da pesquisadora constatou que a leitura dos textos e livros didáticos das disciplinas está associada às exigências do trabalho com o conteúdo das disciplinas, não havendo envolvimento, desejo ou interesse pela leitura dos mesmos. Há unanimidade de um olhar crítico sobre os livros e textos didáticos por: não contextualizarem a realidade, estarem comprometidos com alguma concepção, ou ainda, necessitarem de uma reconfiguração do professor. Os livros didáticos são usados como material de apoio e não o principal meio para trabalhar a leitura. A leitura está associada ao conteúdo das disciplinas e não à formação do leitor. Os professores reconhecem a importância de outras linguagens na prática pedagógica. Para os alunos a leitura é uma tarefa de aula formal que pode transcender a leitura do texto escrito, ampliando-se para outros textos, discussões e conhecimento de mundo. Defendem que os livros didáticos devem ser imparciais e assépticos, valorizando uma função instrumental e decodificadora. Concluiu-se que as experiências com a leitura antecedem a escolarização, acontecem na escola pela ação mediadora dos professores e suas concepções sobre a leitura e atravessam a escola como pautas defensoras da neutralidade e da imparcialidade como se isso não denotasse uma posição ideológicaThe present Doctoral Thesis in Education presents a research on the meanings attributed to the reading of texts and didactic textbooks by teachers of the subjects of History, Geography and Sciences and by students from the 6th to 9th grade. The research conducted at the Geraldo Reis College belongs of the Fluminense Federal University of the public network of the city of Niterói - RJ had a teacher from each of the subjects of History, Geography and Sciences and one student from each class from the 6th to the 9th year of Elementary School, chosen for their willingness and voluntariness to participate in the research. The theoretical approaches that underpinned the research are based on the discussions developed on the concept of language, reading and experience carried out by Vygotsky, Freire, Yunes, Benjamin and Larrosa. The research was developed from the perspective of the (auto)biographical approach of life and formation stories and interviews inspired by the narrative interview discussed by Jovchelovitch and Bauer used as a device for obtaining subjects' narratives. The analysis of the narratives of teachers and students based on the thematic axes of the specific objectives and based on the theoretical reference and the inferences of the researcher found that the reading of texts and didactic textbooks of the subjects is associated with the obligation of the work with the content of the subjects and there being no involvement, desire or interest in reading them. Textbooks are used as background material and not the primary means of reading. Reading is associated with the content of the subjects and not with the reader’s formation. Teachers recognize the importance of other languages in pedagogical practice. For students reading is a formal class task that can transcend reading the written text, expanding to other texts, discussions and world knowledge. They advocate that textbooks should be unbiased and aseptic, valuing an instrumental and decoding function. It was concluded that experiences with reading precede schooling, occur in school through the mediating action of teachers and their conceptions about reading and cross the school as guidelines defending neutrality and impartiality as if this does not denote an ideological position199 f.Henriques, Eda Maria de OliveiraBragança, Inês Ferreira de SouzaGasparello, Vania MedeirosAraújo, Margareth Martins deLopes, Jader Janer MoreiraMorais, Jacqueline Fátima dos SantosAzevedo, Mônica Maria de2020-08-18T13:21:11Z2020-08-18T13:21:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAZEVEDO, Mônica Maria de. Os sentidos da leitura de textos e livros didáticos no segundo segmento do ensino fundamental: narrativas de professores e alunos. 2019. 199 f. 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