Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giorgi, Maria Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7780
Resumo: Buscando melhor entender o Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/RJ, esta tese tem como objetivo, em um primeiro momento, traçar um breve perfil do ensino técnico no país, e posteriormente verificar como se constroem discursivamente as relações entre os ensino Médio, Técnico e Superior no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da citada instituição, documento restrito ao Ensino Superior. No âmbito da Linguística, para fundamentar a abordagem teórica, no que se refere às questões de linguagem, lanço mão do princípio dialógico e da noção de gênero de discurso propostos por Bakhtin (2000; 2004); para as discussões relativas a poder e saber na escola recorro a propostas de Foucault (1987; 1996); para atender a especificidades das questões do ensino profissional valho-me de discussões advindas da área da Educação que têm como foco a análise das relações entre educação e trabalho (FRIGOTTO, 1985; 2010; KUENZER, 1988; 2010). Com base nos resultados é possível asseverar que não se confirma a hipótese inicial de que em uma instituição formada por diferentes níveis, mesmo em um documento enunciado a partir do ponto de vista do Ensino Superior seria possível identificar diferentes vozes e posicionamentos por meio de marcas explícitas de heterogeneidade. Constrói-se discursivamente uma comunidade cefetiana homogênea, a quem são atribuídas, em geral, tarefas de execução, distantes do planejamento da instituição, apontando para uma divisão taylorista do trabalho. Priorizam-se, no documento, saberes relacionados ao Ensino Superior, ao passo que os relativos à educação de nível médio são apagados
id UFF-2_8ca1f1dc1f7b7fcb33f3e2939f79fe0a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7780
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJEnsino profissionalEducação e trabalhoEnsino técnicoPDIEnsino técnicoEducação profissionalBrasilCentro Federal de Educação Tecnológica do Rio de JaneiroEnseignement professionnelÉducation et travailEnseignement techniquePlan de Développement InstitutionnelBuscando melhor entender o Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/RJ, esta tese tem como objetivo, em um primeiro momento, traçar um breve perfil do ensino técnico no país, e posteriormente verificar como se constroem discursivamente as relações entre os ensino Médio, Técnico e Superior no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da citada instituição, documento restrito ao Ensino Superior. No âmbito da Linguística, para fundamentar a abordagem teórica, no que se refere às questões de linguagem, lanço mão do princípio dialógico e da noção de gênero de discurso propostos por Bakhtin (2000; 2004); para as discussões relativas a poder e saber na escola recorro a propostas de Foucault (1987; 1996); para atender a especificidades das questões do ensino profissional valho-me de discussões advindas da área da Educação que têm como foco a análise das relações entre educação e trabalho (FRIGOTTO, 1985; 2010; KUENZER, 1988; 2010). Com base nos resultados é possível asseverar que não se confirma a hipótese inicial de que em uma instituição formada por diferentes níveis, mesmo em um documento enunciado a partir do ponto de vista do Ensino Superior seria possível identificar diferentes vozes e posicionamentos por meio de marcas explícitas de heterogeneidade. Constrói-se discursivamente uma comunidade cefetiana homogênea, a quem são atribuídas, em geral, tarefas de execução, distantes do planejamento da instituição, apontando para uma divisão taylorista do trabalho. Priorizam-se, no documento, saberes relacionados ao Ensino Superior, ao passo que os relativos à educação de nível médio são apagadosPour accéder à une connaissance plus approfondie du Centre Fédéral d’Education Technologique/Etat de Rio de Janeiro (CEFET/RJ), cette thèse a pour but d’esquisser un profil de l’enseignement technique au Brésil et de vérifier comment se construisent discursivement les rapports entre enseignement moyen, technique et supérieur dans le Plan de Développement Institutionnel (PDI), document concernant exclusivement l’enseignement supérieur au CEFET/RJ. Le cadre théorique qui nous sert de base pour une approche des pratiques langagières est centré sur le principe dialogique et la notion de genre de discours tels que les envisage Bakhtine (2000, 2004). Pour ce qui est du débat concernant les rapports entre savoir et pouvoir à l’école nous aurons recours à Foucault (1987, 1996); les spécificités de l’enseignement professionnel seront traitées dans le cadre du débat qui met en scène le thème de l’éducation et du travail (FRIGOTTO, 1985, 2010; KUENZER, 1988, 2010). Les résultats obtenus ne nous permettent pas de confirmer l’hypothèse selon laquelle dans une institution comprenant différents niveaux d’enseignement il serait possible d’identifier une multiplicité de voix et de positionnements à travers l’analyse d’un document officiel comme le PDI, quand bien même celui-ci serait énoncé du point de vue de l’enseignement supérieur. On construit discursivement une communauté homogène au CEFET à qui s’attribuent d’une manière générale les tâches d’exécution, la planification de l’institution étant réservée à d’autres acteurs, ce qui dénonce un partage taylorien du travail. Dans le document analysé, la priorité est accordée aux savoirs relatifs à l’enseignement supérieur, alors que s’effacent ceux concernant l’éducation moyenneParaquett, MarciaDaher, Del CarmenFreitas, Luciana Maria Almeida deDeusdará, BrunoLamego, MarianaRocha, DécioGiorgi, Maria Cristina2018-10-08T16:11:18Z2018-10-08T16:11:18Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7780http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T14:43:24Zoai:app.uff.br:1/7780Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:48.455138Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
title Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
spellingShingle Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
Giorgi, Maria Cristina
Ensino profissional
Educação e trabalho
Ensino técnico
PDI
Ensino técnico
Educação profissional
Brasil
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Enseignement professionnel
Éducation et travail
Enseignement technique
Plan de Développement Institutionnel
title_short Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
title_full Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
title_fullStr Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
title_full_unstemmed Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
title_sort Da escola técnica à universidade tecnológica: o lugar da educação de nível médio no plano de desenvolvimento institucional do CEFET/RJ
author Giorgi, Maria Cristina
author_facet Giorgi, Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraquett, Marcia
Daher, Del Carmen
Freitas, Luciana Maria Almeida de
Deusdará, Bruno
Lamego, Mariana
Rocha, Décio
dc.contributor.author.fl_str_mv Giorgi, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Educação e trabalho
Ensino técnico
PDI
Ensino técnico
Educação profissional
Brasil
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Enseignement professionnel
Éducation et travail
Enseignement technique
Plan de Développement Institutionnel
topic Ensino profissional
Educação e trabalho
Ensino técnico
PDI
Ensino técnico
Educação profissional
Brasil
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro
Enseignement professionnel
Éducation et travail
Enseignement technique
Plan de Développement Institutionnel
description Buscando melhor entender o Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET/RJ, esta tese tem como objetivo, em um primeiro momento, traçar um breve perfil do ensino técnico no país, e posteriormente verificar como se constroem discursivamente as relações entre os ensino Médio, Técnico e Superior no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da citada instituição, documento restrito ao Ensino Superior. No âmbito da Linguística, para fundamentar a abordagem teórica, no que se refere às questões de linguagem, lanço mão do princípio dialógico e da noção de gênero de discurso propostos por Bakhtin (2000; 2004); para as discussões relativas a poder e saber na escola recorro a propostas de Foucault (1987; 1996); para atender a especificidades das questões do ensino profissional valho-me de discussões advindas da área da Educação que têm como foco a análise das relações entre educação e trabalho (FRIGOTTO, 1985; 2010; KUENZER, 1988; 2010). Com base nos resultados é possível asseverar que não se confirma a hipótese inicial de que em uma instituição formada por diferentes níveis, mesmo em um documento enunciado a partir do ponto de vista do Ensino Superior seria possível identificar diferentes vozes e posicionamentos por meio de marcas explícitas de heterogeneidade. Constrói-se discursivamente uma comunidade cefetiana homogênea, a quem são atribuídas, em geral, tarefas de execução, distantes do planejamento da instituição, apontando para uma divisão taylorista do trabalho. Priorizam-se, no documento, saberes relacionados ao Ensino Superior, ao passo que os relativos à educação de nível médio são apagados
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-10-08T16:11:18Z
2018-10-08T16:11:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7780
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823686732218368