Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Erthal Cormack
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33955
Resumo: A publicidade hoje já não ampara-se mais em um discurso unidirecional ou hierárquico. Uma nova dinâmica manifestada no ambiente digital intimida o antigo modelo imperativo, que atualmente vê-se subsistindo a novas formas de comunicação, aprendendo a lidar com fenômenos como viralização, representantes de marca impulsionando vendas e influenciadores digitais como atores sociais. Os pontos de contato propagáveis, interativos e permanentes revelam-se o cenário ideal para uma construção identitária atravessada por outros interagentes, pautada em consumo, estilo de vida e representações cotidianas montadas a partir de fachadas, segundo as definições de Goffman (2009) e Polivanov (2014). O seguinte trabalho buscará mapear essas instâncias, somada às consequências de quando os atores sociais não conseguem se auto apresentar de acordo com sua intencionalidade, ou seja, quando há uma fissura ou ruptura na performance apresentada. Utilizando como subsídio a pesquisa bibliográfica e campanhas que tiveram alta repercussão na mídia, como o caso da campanha "Always - Noites Tranquilas", será abordado o tema da representatividade feminina, tendo em vista que diluir estereótipos de gênero fixados mostra-se um grande desafio, e traços machistas parecem estar enraizados em pensamento coletivo de todos os níveis hierárquicos, incluindo profissionais do ramo.
id UFF-2_8d0f4ea321a40b29bf4a02da92ccc14c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33955
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociaisPublicidade digitalViralizaçãoRedes sociaisRuptura de performanceFemvertisingMarketing viralRepresentação da mulherConsumoMídia socialDigital publicityViralizationRupture of performanceSocial network sitesFemvertisingA publicidade hoje já não ampara-se mais em um discurso unidirecional ou hierárquico. Uma nova dinâmica manifestada no ambiente digital intimida o antigo modelo imperativo, que atualmente vê-se subsistindo a novas formas de comunicação, aprendendo a lidar com fenômenos como viralização, representantes de marca impulsionando vendas e influenciadores digitais como atores sociais. Os pontos de contato propagáveis, interativos e permanentes revelam-se o cenário ideal para uma construção identitária atravessada por outros interagentes, pautada em consumo, estilo de vida e representações cotidianas montadas a partir de fachadas, segundo as definições de Goffman (2009) e Polivanov (2014). O seguinte trabalho buscará mapear essas instâncias, somada às consequências de quando os atores sociais não conseguem se auto apresentar de acordo com sua intencionalidade, ou seja, quando há uma fissura ou ruptura na performance apresentada. Utilizando como subsídio a pesquisa bibliográfica e campanhas que tiveram alta repercussão na mídia, como o caso da campanha "Always - Noites Tranquilas", será abordado o tema da representatividade feminina, tendo em vista que diluir estereótipos de gênero fixados mostra-se um grande desafio, e traços machistas parecem estar enraizados em pensamento coletivo de todos os níveis hierárquicos, incluindo profissionais do ramo.Publicity nowadays no longer relies on a hierarchical or unidirectional speech. A new dynamic manifested in cyberspace intimidates the old imperative model, which is now giving way to new forms of communication and learning to deal with phenomena such as viralization, brand representatives driving sales and influencers acting as social actors. The shareable, interactive and permanent points of contact make up the ideal scenario for a construction of identity that integrates (and interacts with) other agents and is based on consumption, lifestyle and day-to-day representations that are constructed based on façades, according to Goffman (2009) and Polivanov’s (2014) definitions. The following project seeks to map these instances, in addition to the consequences of when social actors are unable to present themselves in accordance with their intent; meaning, when there is a breach or rupture in their act. Utilizing a bibliographic research and past campaigns that have had impactful repercussion on the media as subsidies, the theme addressed will be Feminine Representation, as breaking established gender stereotypes continues to be a challenge, and male-chauvinistic traits appear to be rooted in a collective mindset in all hierarchical levels, including professionals in the industry.59 p.Inocêncio, LuanaRodrigues, GeisaPolivanov, BeatrizSilva, Daniela Erthal Cormack2024-08-07T15:17:42Z2024-08-07T15:17:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33955CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-07T15:17:46Zoai:app.uff.br:1/33955Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:18.358336Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
title Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
spellingShingle Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
Silva, Daniela Erthal Cormack
Publicidade digital
Viralização
Redes sociais
Ruptura de performance
Femvertising
Marketing viral
Representação da mulher
Consumo
Mídia social
Digital publicity
Viralization
Rupture of performance
Social network sites
Femvertising
title_short Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
title_full Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
title_fullStr Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
title_full_unstemmed Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
title_sort Viralização, rupturas de performance e autenticidade das marcas e atores nos sites de redes sociais
author Silva, Daniela Erthal Cormack
author_facet Silva, Daniela Erthal Cormack
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inocêncio, Luana
Rodrigues, Geisa
Polivanov, Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Erthal Cormack
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade digital
Viralização
Redes sociais
Ruptura de performance
Femvertising
Marketing viral
Representação da mulher
Consumo
Mídia social
Digital publicity
Viralization
Rupture of performance
Social network sites
Femvertising
topic Publicidade digital
Viralização
Redes sociais
Ruptura de performance
Femvertising
Marketing viral
Representação da mulher
Consumo
Mídia social
Digital publicity
Viralization
Rupture of performance
Social network sites
Femvertising
description A publicidade hoje já não ampara-se mais em um discurso unidirecional ou hierárquico. Uma nova dinâmica manifestada no ambiente digital intimida o antigo modelo imperativo, que atualmente vê-se subsistindo a novas formas de comunicação, aprendendo a lidar com fenômenos como viralização, representantes de marca impulsionando vendas e influenciadores digitais como atores sociais. Os pontos de contato propagáveis, interativos e permanentes revelam-se o cenário ideal para uma construção identitária atravessada por outros interagentes, pautada em consumo, estilo de vida e representações cotidianas montadas a partir de fachadas, segundo as definições de Goffman (2009) e Polivanov (2014). O seguinte trabalho buscará mapear essas instâncias, somada às consequências de quando os atores sociais não conseguem se auto apresentar de acordo com sua intencionalidade, ou seja, quando há uma fissura ou ruptura na performance apresentada. Utilizando como subsídio a pesquisa bibliográfica e campanhas que tiveram alta repercussão na mídia, como o caso da campanha "Always - Noites Tranquilas", será abordado o tema da representatividade feminina, tendo em vista que diluir estereótipos de gênero fixados mostra-se um grande desafio, e traços machistas parecem estar enraizados em pensamento coletivo de todos os níveis hierárquicos, incluindo profissionais do ramo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-07T15:17:42Z
2024-08-07T15:17:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33955
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823666147622912