Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6908 |
Resumo: | Este estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade da Empresa Júnior Pulso Consultoria, localizada em uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a teoria de Albert e Whetten (1985), a identidade de uma organização está no conhecimento de suas características centrais, distintivas e duradouras. Baseado nisso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e uso de roteiros semiestruturados, junto a indivíduos que formam o meio em que a organização está inserida. Tais roteiros que guiaram as entrevistas foram fundamentados em uma revisão de literatura sobre os temas Identidade Organizacional e Empresa Júnior. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas e identificou-se categorias de análise para a compreensão dos dados. Entre os resultados, destaca-se a prática, a realização de projetos, a responsabilidade social e o propósito compartilhado pelos membros como as características centrais da empresa, a união, o companheirismo e a „pulsação‟ como as distintivas, e a formação dos alunos, o plano de carreira e a experiência profissional oferecida aos membros como os aspectos duradouros da identidade. Identificou-se também limitações, como a rotatividade e a gestão do conhecimento, e as expectativas para o futuro da empresa, de crescimento e superação das limitações, além de contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre identidade organizacional e empresas juniores |
id |
UFF-2_8e7c923df2185c3fc900bd784f47ba86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6908 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa juniorIdentidade organizacionalEmpresa júniorEstudo de casoEstudo de casoEmpresaEste estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade da Empresa Júnior Pulso Consultoria, localizada em uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a teoria de Albert e Whetten (1985), a identidade de uma organização está no conhecimento de suas características centrais, distintivas e duradouras. Baseado nisso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e uso de roteiros semiestruturados, junto a indivíduos que formam o meio em que a organização está inserida. Tais roteiros que guiaram as entrevistas foram fundamentados em uma revisão de literatura sobre os temas Identidade Organizacional e Empresa Júnior. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas e identificou-se categorias de análise para a compreensão dos dados. Entre os resultados, destaca-se a prática, a realização de projetos, a responsabilidade social e o propósito compartilhado pelos membros como as características centrais da empresa, a união, o companheirismo e a „pulsação‟ como as distintivas, e a formação dos alunos, o plano de carreira e a experiência profissional oferecida aos membros como os aspectos duradouros da identidade. Identificou-se também limitações, como a rotatividade e a gestão do conhecimento, e as expectativas para o futuro da empresa, de crescimento e superação das limitações, além de contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre identidade organizacional e empresas junioresThis study aimed to know the main aspects which build the identity of the Junior Enterprise Pulso Consultoria, located in a public university of the State of Rio de Janeiro. According to the theory of Albert and Whetten (1985), the identity of an organization is in the knowledge of its central, distinctive and enduring characteristics. Based on this, a qualitative approach was adopted through interviews and use of semi-structured scripts with individuals who form the environment in which the organization is. These scripts that guided the interviews were based on a literature review on the topics Organizational Identity and Junior Company. From the analysis of the interviews, analysis categories for interpreting the data were identified. Among the results, the practice and realization of projects, the social responsibility and the shared purpose by the members stood out as the core characteristics of the company. The union, companionship and 'pulsação' as distinctive, and the student‟s education, career plan and the professional experience offered to members are the enduring aspects of identity. The study also identified limitations, such as the turnover of members and the management of knowledge, the expectations for the future of the company, growth and overcoming of limitations, as well as the contribution for the enrichment of the studies of organizational identity and junior enterprisesSilva, Sheila Serafim daOliveira, Murilo AlvarengaThielmann, RicardoReis Junior, Almir PintoNascimento, Rita de Cássia Ramos2018-07-06T14:45:02Z2018-07-06T14:45:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6908http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T19:23:02Zoai:app.uff.br:1/6908Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T19:23:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
title |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
spellingShingle |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior Reis Junior, Almir Pinto Identidade organizacional Empresa júnior Estudo de caso Estudo de caso Empresa |
title_short |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
title_full |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
title_fullStr |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
title_full_unstemmed |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
title_sort |
Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior |
author |
Reis Junior, Almir Pinto |
author_facet |
Reis Junior, Almir Pinto Nascimento, Rita de Cássia Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Rita de Cássia Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sheila Serafim da Oliveira, Murilo Alvarenga Thielmann, Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis Junior, Almir Pinto Nascimento, Rita de Cássia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade organizacional Empresa júnior Estudo de caso Estudo de caso Empresa |
topic |
Identidade organizacional Empresa júnior Estudo de caso Estudo de caso Empresa |
description |
Este estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade da Empresa Júnior Pulso Consultoria, localizada em uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a teoria de Albert e Whetten (1985), a identidade de uma organização está no conhecimento de suas características centrais, distintivas e duradouras. Baseado nisso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e uso de roteiros semiestruturados, junto a indivíduos que formam o meio em que a organização está inserida. Tais roteiros que guiaram as entrevistas foram fundamentados em uma revisão de literatura sobre os temas Identidade Organizacional e Empresa Júnior. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas e identificou-se categorias de análise para a compreensão dos dados. Entre os resultados, destaca-se a prática, a realização de projetos, a responsabilidade social e o propósito compartilhado pelos membros como as características centrais da empresa, a união, o companheirismo e a „pulsação‟ como as distintivas, e a formação dos alunos, o plano de carreira e a experiência profissional oferecida aos membros como os aspectos duradouros da identidade. Identificou-se também limitações, como a rotatividade e a gestão do conhecimento, e as expectativas para o futuro da empresa, de crescimento e superação das limitações, além de contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre identidade organizacional e empresas juniores |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-07-06T14:45:02Z 2018-07-06T14:45:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6908 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135252876918784 |