Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis Junior, Almir Pinto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Rita de Cássia Ramos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6908
Resumo: Este estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade da Empresa Júnior Pulso Consultoria, localizada em uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a teoria de Albert e Whetten (1985), a identidade de uma organização está no conhecimento de suas características centrais, distintivas e duradouras. Baseado nisso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e uso de roteiros semiestruturados, junto a indivíduos que formam o meio em que a organização está inserida. Tais roteiros que guiaram as entrevistas foram fundamentados em uma revisão de literatura sobre os temas Identidade Organizacional e Empresa Júnior. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas e identificou-se categorias de análise para a compreensão dos dados. Entre os resultados, destaca-se a prática, a realização de projetos, a responsabilidade social e o propósito compartilhado pelos membros como as características centrais da empresa, a união, o companheirismo e a „pulsação‟ como as distintivas, e a formação dos alunos, o plano de carreira e a experiência profissional oferecida aos membros como os aspectos duradouros da identidade. Identificou-se também limitações, como a rotatividade e a gestão do conhecimento, e as expectativas para o futuro da empresa, de crescimento e superação das limitações, além de contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre identidade organizacional e empresas juniores
id UFF-2_8e7c923df2185c3fc900bd784f47ba86
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6908
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estudando a identidade organizacional de uma empresa juniorIdentidade organizacionalEmpresa júniorEstudo de casoEstudo de casoEmpresaEste estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade da Empresa Júnior Pulso Consultoria, localizada em uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a teoria de Albert e Whetten (1985), a identidade de uma organização está no conhecimento de suas características centrais, distintivas e duradouras. Baseado nisso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e uso de roteiros semiestruturados, junto a indivíduos que formam o meio em que a organização está inserida. Tais roteiros que guiaram as entrevistas foram fundamentados em uma revisão de literatura sobre os temas Identidade Organizacional e Empresa Júnior. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas e identificou-se categorias de análise para a compreensão dos dados. Entre os resultados, destaca-se a prática, a realização de projetos, a responsabilidade social e o propósito compartilhado pelos membros como as características centrais da empresa, a união, o companheirismo e a „pulsação‟ como as distintivas, e a formação dos alunos, o plano de carreira e a experiência profissional oferecida aos membros como os aspectos duradouros da identidade. Identificou-se também limitações, como a rotatividade e a gestão do conhecimento, e as expectativas para o futuro da empresa, de crescimento e superação das limitações, além de contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre identidade organizacional e empresas junioresThis study aimed to know the main aspects which build the identity of the Junior Enterprise Pulso Consultoria, located in a public university of the State of Rio de Janeiro. According to the theory of Albert and Whetten (1985), the identity of an organization is in the knowledge of its central, distinctive and enduring characteristics. Based on this, a qualitative approach was adopted through interviews and use of semi-structured scripts with individuals who form the environment in which the organization is. These scripts that guided the interviews were based on a literature review on the topics Organizational Identity and Junior Company. From the analysis of the interviews, analysis categories for interpreting the data were identified. Among the results, the practice and realization of projects, the social responsibility and the shared purpose by the members stood out as the core characteristics of the company. The union, companionship and 'pulsação' as distinctive, and the student‟s education, career plan and the professional experience offered to members are the enduring aspects of identity. The study also identified limitations, such as the turnover of members and the management of knowledge, the expectations for the future of the company, growth and overcoming of limitations, as well as the contribution for the enrichment of the studies of organizational identity and junior enterprisesSilva, Sheila Serafim daOliveira, Murilo AlvarengaThielmann, RicardoReis Junior, Almir PintoNascimento, Rita de Cássia Ramos2018-07-06T14:45:02Z2018-07-06T14:45:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6908http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T19:23:02Zoai:app.uff.br:1/6908Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-10T19:23:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
title Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
spellingShingle Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
Reis Junior, Almir Pinto
Identidade organizacional
Empresa júnior
Estudo de caso
Estudo de caso
Empresa
title_short Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
title_full Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
title_fullStr Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
title_full_unstemmed Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
title_sort Estudando a identidade organizacional de uma empresa junior
author Reis Junior, Almir Pinto
author_facet Reis Junior, Almir Pinto
Nascimento, Rita de Cássia Ramos
author_role author
author2 Nascimento, Rita de Cássia Ramos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Sheila Serafim da
Oliveira, Murilo Alvarenga
Thielmann, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis Junior, Almir Pinto
Nascimento, Rita de Cássia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade organizacional
Empresa júnior
Estudo de caso
Estudo de caso
Empresa
topic Identidade organizacional
Empresa júnior
Estudo de caso
Estudo de caso
Empresa
description Este estudo buscou conhecer os principais aspectos formadores da identidade da Empresa Júnior Pulso Consultoria, localizada em uma Universidade Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a teoria de Albert e Whetten (1985), a identidade de uma organização está no conhecimento de suas características centrais, distintivas e duradouras. Baseado nisso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas e uso de roteiros semiestruturados, junto a indivíduos que formam o meio em que a organização está inserida. Tais roteiros que guiaram as entrevistas foram fundamentados em uma revisão de literatura sobre os temas Identidade Organizacional e Empresa Júnior. Realizou-se uma análise de conteúdo das entrevistas e identificou-se categorias de análise para a compreensão dos dados. Entre os resultados, destaca-se a prática, a realização de projetos, a responsabilidade social e o propósito compartilhado pelos membros como as características centrais da empresa, a união, o companheirismo e a „pulsação‟ como as distintivas, e a formação dos alunos, o plano de carreira e a experiência profissional oferecida aos membros como os aspectos duradouros da identidade. Identificou-se também limitações, como a rotatividade e a gestão do conhecimento, e as expectativas para o futuro da empresa, de crescimento e superação das limitações, além de contribuir para o enriquecimento dos estudos sobre identidade organizacional e empresas juniores
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-07-06T14:45:02Z
2018-07-06T14:45:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6908
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135252876918784